O clima e a hidrologia têm influência fundamental na ecologia e dinâmica das várzeas amazônicas e nas atividades econômicas das suas populações humanas. Mesmo na região da Amazônia Central, próxima ao Equador, uma distinta sazonalidade da precipitação e de outros parâmetros climáticos podem ser observados […]. Essa sazonalidade aumenta em direção ao sul e ao norte, respectivamente, resultando na transição da floresta tropical úmida para o bioma savânico do centro-oeste brasileiro (cerrado) no sul e de Roraima (Lavrado) na região Norte do Brasil, do Rupununi (Guiana), e os Llanos (Venezuela) no norte.
JUNK, W. J.; PIEDADE, M. T. F.; WITTMANN, F.; SCHÖNGART, J. Várzeas Amazônicas: desafios para o manejo sustentável. Manaus: Editora do INPA, 2020, com adaptações.
No que se refere à influência do clima e da hidrologia nas dinâmicas do bioma Amazônia no Brasil, julgue o item a seguir.
Os rios do bioma Amazônia apresentam sazonalidade nas precipitações e nos pulsos monomodais de inundação; há rios que recebem água do degelo dos Andes e das chuvas e outros abastecidos pela pluviosidade. O ciclo de inundação e vazante impacta as diversas paisagens que compõem o bioma.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CERTO
Na planície Amazônica, as oscilações do nível dos rios apresentam-se em geral como um ciclo monomodal de inundação, expresso por um período regular de águas altas e outro de águas baixas (FRANÇA; FLORENZANO; NOVO, 2005).
O item apresenta informações verdadeiras acerca da dinâmica entre a Cordilheira dos Andes e a hidrografia da Amazônia. Nesse sentido, o Rio Amazonas nasce na parte ocidental da cordilheira dos Andes, no sul do Peru. Muitos de seus afluentes e subafluentes recebem água do degelo dos Andes e das abundantes chuvas na região. Naturalmente, o ciclo de inundação e vazante dessa bacia hidrográfica impactam os aspectos geográficos e paisagens que compõem a Amazônia.
Portanto, o gabarito é: Certo.
Referências:
FRANÇA, Andreia Maria da Silva; FLORENZANO, Teresa Gallotti; NOVO, Evlyn Márcia Leão de Moraes. A dinâmica do pulso de inundação: aplicações de sensoriamento remoto na estimativa da área de expansão dos sistemas lacustres da planície aluvial do Rio Amazonas. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, USP, 05 a 09 de setembro 2005.
Deixe um comentário