Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab’Sáber foi um dos mais importantes estudiosos da geomorfologia brasileira, o qual construiu um sistema de classificação da formação vegetal do território brasileiro chamado de Domínios Morfoclimáticos. Para o pesquisador, eram seis: Amazônico, Cerrado, Mares de Morro, Caatingas, Araucárias e Pradarias. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os Domínios Morfoclimáticos às suas respectivas características.

Fonte: https://www.tudogeo.com.br/2020/06/02/os-dominios-morfoclimaticos-aziz-absaber/

Coluna 1

1. Cerrado.

2. Caatinga.

3. Mares de Morro.

4. Araucárias.

5. Pradarias.

Coluna 2

( ) Relevo predominante: Planalto Atlântico e morros arredondados. O clima é tropical úmido e a vegetação é de mata Atlântica.

( ) Relevo predominante: Planaltos subtropicais, clima subtropical, solo fértil e terra roxa.

( ) O relevo predominante são os extensos planaltos com chapadões sedimentares. O clima é tropical semiúmido, o solo é profundo, pobre e ácido. A vegetação, arbustiva e herbácea.

( ) Corresponde à região da depressão sertaneja nordestina com clima quente e semiárido e típica vegetação formada por cactáceas, bromeliáceas e árvores.

( ) Relevo predominante: Pampa, terras baixas com coxilhas. O clima é subtropical e a vegetação herbácea.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) 3 – 4 – 1 – 2 – 5.

  

Coluna 1

 

 

 

 

 

 

 

(3) Relevo predominante: Planalto Atlântico e morros arredondados. O clima é tropical úmido e a vegetação é de mata Atlântica.

 

Mares de Morro. Os mares de morro é um domínio morfoclimático assim denominado em razão das feições externas de seu relevo se apresentarem na forma de inúmeros morros arredondados ou mamelonares (forma de meias-laranja). Neste domínio predomina clima tropical quente e úmido e vegetação de mata atlântica, bioma considerado um hotspot mundial de biodiversidade, porém fortemente ameaçado de extinção devido ao alto risco de degradação ambiental.

 

(4) Relevo predominante: Planaltos subtropicais, clima subtropical, solo fértil e terra roxa.

 

Araucárias. O domínio das araucárias ocorre na região Sul do Brasil, possui vegetação de grande porte, com destaque para o pinheiro-do-paraná, associada a condições climáticas subtropicais e temperaturas baixas. A formação vegetacional desse domínio possui, em geral, árvores de grande porte com folhas pequenas e aciculifoliadas (em forma de agulhas), a mata é aberta (pouco densa).

 

(1) O relevo predominante são os extensos planaltos com chapadões sedimentares. O clima é tropical semiúmido, o solo é profundo, pobre e ácido. A vegetação, arbustiva e herbácea.

 

Cerrado. Localizado na porção central do Brasil, o cerrado é um domínio morfoclimático adaptado a variação do clima tropical (duas estações bem definidas: chuvosa e seca). Possui solos pobres e vegetação de porte médio, com folhas pequenas, troncos retorcidos, cascas grossas e espaçada (aberta e arbustiva).

 

(2) Corresponde à região da depressão sertaneja nordestina com clima quente e semiárido e típica vegetação formada por cactáceas, bromeliáceas e árvores.

 

CaatingaA caatinga é um domínio morfoclimático exclusivamente brasileiro com ocorrência na região Nordeste e norte de Minas Gerais. Sua vegetação é adaptada à deficiência hídrica característica do clima semiárido. Possui rede de drenagem intermitente e solos rasos e pedregosos.

 

(5) Relevo predominante: Pampa, terras baixas com coxilhas. O clima é subtropical e a vegetação herbácea.

 

Pradarias. As pradarias é um domínio morfoclimático que ocorre na região Sul do Brasil sob influência do clima subtropical. Apresenta vegetação formada por extenso campo e coxilhas subtropicais (vegetação aberta, rasteira e sem arbustos) que recobrem as planícies no extremo da região Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) 1 – 2 – 4 – 5 – 3.

 

Item INCORRETO

b) 2 – 5 – 3 – 4 – 1.

 

Item INCORRETO

 

c) 3 – 4 – 1 – 2 – 5.

   

Item CORRETO

 

Desse modo, este é o GABARITO da questão.

d) 4 – 1 – 2 – 3 – 5.

 

Item INCORRETO

e) 5 – 2 – 1 – 4 – 3.

 

Item INCORRETO

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *