O Pantanal é um ecossistema constituído por diferentes fitofisionomias com variação espaçotemporal, alagado em sua maior parte, com 250.000 km2 de extensão. No Brasil, alcança uma área aproximadamente de 140.000 km2 , sendo 35% do ecossistema localizados no sul do Mato Grosso. Dentre as características físicas do Pantanal, pode-se destacar:
- A) O período das chuvas no Pantanal ocorre de março a outubro e pode ocasionar inundações devido ao transbordamento dos corpos d'água. Ao norte do Pantanal, as cheias ocorrem durante o período de janeiro a março.
- B) Formado há milhares de anos com o soerguimento da Cordilheira dos Andes, o Pantanal caracteriza-se como uma imensa depressão cristalina contínua, com baixas declividades de Leste para Oeste e menores ainda do Norte para o Sul.
- C) As inundações podem ocorrer devido ao acúmulo de águas pluviais ou pelo aporte de água proveniente do planalto adjacente, maximizada pelo lento escoamento superficial dos cursos d'água que extravasam pela elevação do lençol freático.
- D) A maior parte do Pantanal é formada por solos hidromórficos (92%), refletindo uma drenagem eficiente e com baixa tendência para inundações periódicas e prolongadas. Compõem ainda solos arenosos e as condições de fertilidade natural desses solos podem ser consideradas de média a alta.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) As inundações podem ocorrer devido ao acúmulo de águas pluviais ou pelo aporte de água proveniente do planalto adjacente, maximizada pelo lento escoamento superficial dos cursos d'água que extravasam pela elevação do lençol freático.
Gabarito: alternativa C)
Devemos assinalar a alternativa que apresenta informações corretas sobre as características físicas do Pantanal.
a) O período das chuvas no Pantanal ocorre de março a outubro e pode ocasionar inundações devido ao transbordamento dos corpos d'água. Ao norte do Pantanal, as cheias ocorrem durante o período de janeiro a março.
Incorreta. O Pantanal apresenta um clima predominantemente tropical, possui um verão chuvoso e um inverno seco. Nesse sentido, o período de chuvas no bioma ocorre, sobretudo, durante o período de outubro a março em todo o território, ou seja, inclusive no norte do bioma.
b) Formado há milhares de anos com o soerguimento da Cordilheira dos Andes, o Pantanal caracteriza-se como uma imensa depressão cristalina contínua, com baixas declividades de Leste para Oeste e menores ainda do Norte para o Sul.
Incorreta. Esse bioma não é caracterizado como uma imensa depressão, o Pantanal é muito conhecido por ser a maior planície inundável do planeta. Dessa forma, o item apresenta erros notáveis até mesmo para quem só conhece o básico do bioma.
c) As inundações podem ocorrer devido ao acúmulo de águas pluviais ou pelo aporte de água proveniente do planalto adjacente, maximizada pelo lento escoamento superficial dos cursos d'água que extravasam pela elevação do lençol freático.
Correta! A maior planície inundável do planeta recebe águas de diversos rios como o Rio Paraguai, o Rio Cuiabá, o Rio Taquari e diversos outros. Esse bioma está localizado em uma área plana rodeada de planaltos, isso contribui para que o Pantanal fique amplamente inundado na época das cheias. Nesse sentido, o item apresenta argumentos corretos sobre a hidrologia do Pantanal brasileiro.
d) A maior parte do Pantanal é formada por solos hidromórficos (92%), refletindo uma drenagem eficiente e com baixa tendência para inundações periódicas e prolongadas. Compõem ainda solos arenosos e as condições de fertilidade natural desses solos podem ser consideradas de média a alta.
Incorreta. No Pantanal, predominam os solos arenosos e argilosos. O item apresenta uma contradição ao afirmar que uma planície inundável é formada, em sua maior parte, por solos com drenagem eficiente e baixa tendência para inundações periódicas.
Deixe um comentário