Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Pantanal Mato-Grossense é uma área de transição entre a Amazônia, o Cerrado e o Chaco. Esses ecossistemas são marcados por estações bem definidas, com um período chuvoso, quando o nível dos rios na bacia do Paraguai aumenta e a planície inunda, e com outro período de relativa estiagem.

Anualmente, o Pantanal vem sofrendo com queimadas, que são especialmente graves nessa região, no seguinte período do ano:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) agosto/setembro

 

Anualmente, o Pantanal vem sofrendo com queimadas, que são especialmente graves nessa região, no seguinte período do ano:


a) janeiro/fevereiro

 

Item INCORRETO. Janeiro/fevereiro é o período de maior precipitação no Pantanal, logo menos propício a ocorrência de queimadas.


b) abril/maio

 

Item INCORRETO. Abril/maio é o período em que os índices pluviométricos começam a reduzir por conta da proximidade com o inverno (estação seca na região). Todavia, não é o principal intervalo de ocorrência de queimadas no Pantanal.


c) junho/julho

     

Item INCORRETO. Junho/julho é o período que inicia a estação seca no Pantanal (inverno). Neste, as condições passam a ser tornar mais propícias para ocorrência de queimadas pela redução das chuvas, porém ainda não é o período de maior ocorrência desses problemas ambientais.


d) agosto/setembro

   

Item CORRETO. O Pantanal possui um clima tropical marcado por duas estações bem definidas, um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco. O período agosto/setembro representa a época mais seca do ano neste bioma, logo mais propícia para a ocorrência de queimadas naturais e, sobretudo, provocadas pelo Homem (antrópicas). 

 

Desse modo, este é o GABARITO da questão.


e) novembro/dezembro

 

Item INCORRETO. Novembro/dezembro é o período em que as queimadas diminuem no Pantanal por conta da chegada da época das chuvas.

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *