“O território brasileiro, devido a sua magnitude espacial, comporta um mostruário bastante completo das principais paisagens e ecologias do Mundo Tropical. (…) entendemos por domínio morfoclimático e fitogeográfico um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial – de centenas de milhares a milhões de quilômetros quadrados de área -onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas. Tais domínios espaciais, de feições paisagísticas e ecológicas integradas, ocorrem em uma espécie de área principal, de certa dimensão e arranjo, em que as condições fisiográficas e biogeográficas formam um complexo relativamente homogêneo ê extensivo.”
(AB´SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. 4. ed. São Paulo: Ateliê editorial, 2007).
Sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, assinale a alternativa CORRETA:
- A) O domínio morfoclimático das Araucárias apresenta predominantemente solos rasos e com fertilidade natural baixa, além de vegetação arbustiva perenifólia de encosta.
- B) O domínio morfoclimático da Amazônia apresenta predominantemente solos com alta fertilidade natural e vegetação do tipo hidrófila.
- C) O domínio morfoclimático do Cerrado apresenta predominantemente solos com alta fertilidade natural e vegetação arbórea do tipo caducifólia.
- D) O domínio morfoclimático dos Mares de morros apresenta predominantemente solos com alta fertilidade natural e vegetação arbórea do tipo decídua espinhosa.
- E) O domínio morfoclimático da Caatinga apresenta predominantemente solos com fertilidade natural média/alta e vegetação do tipo xerófila.
Resposta:
Resposta correta: E) O domínio morfoclimático da Caatinga apresenta predominantemente solos com fertilidade natural média/baixa e vegetação do tipo xerófila.
Essa resposta é correta porque o domínio morfoclimático da Caatinga é caracterizado por solos pobres em nutrientes e com baixa fertilidade natural, média/baixa. Além disso, a vegetação típica da Caatinga é xerófila, adaptada às condições de seca e pouca umidade. Isso ocorre porque a Caatinga é uma região semiárida, com baixa pluviosidade e alta evapotranspiração, o que torna difícil a sobrevivência de plantas que necessitam de grande quantidade de água.
Os outros domínios morfoclimáticos brasileiros apresentam características diferentes. Por exemplo, o domínio morfoclimático das Araucárias é caracterizado por solos rasos e com fertilidade natural baixa, e vegetação arbustiva perenifólia. Já o domínio morfoclimático da Amazônia é caracterizado por solos com alta fertilidade natural e vegetação hidrófila. O domínio morfoclimático do Cerrado é caracterizado por solos com alta fertilidade natural e vegetação arbórea caducifólia. E o domínio morfoclimático dos Mares de Morros é caracterizado por solos com alta fertilidade natural e vegetação arbórea decídua espinhosa.
Portanto, é importante conhecer as características específicas de cada domínio morfoclimático brasileiro para entender as suas peculiaridades e como elas influenciam a formação de paisagens e ecossistemas.
Deixe um comentário