“Os dados espaciais gerados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES) permitem constatar que, até o ano de 2020, dos 3.944.675,15 km² de vegetação original com fisionomia florestal da Amazônia Legal Brasileira (ALB), 813.213,22 km² foram desmatados, o que corresponde a 20,62 % das florestas primárias”
(MESSIAS et al., 2021).
Assinale a alternativa que não corresponde a Unidades Federativas que contribuem para o cálculo das taxas de desmatamento na ALB.
- A) Pará
- B) Amazonas
- C) Mato Grosso
- D) Rondônia
- E) Mato Grosso do Sul
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Mato Grosso do Sul
O tema abordado aqui é a delimitação das Unidades Federativas que compõem a Amazônia Legal Brasileira (ALB) e contribuem para o cálculo das taxas de desmatamento. A Amazônia Legal é uma área que abrange nove estados brasileiros, criada para fins de planejamento econômico e social. Veja o mapa.
A Amazônia Legal Brasileira (ALB) é composta por nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Portanto, a alternativa que não corresponde a uma Unidade Federativa da ALB é Mato Grosso do Sul.
Gabarito: Letra E
Deixe um comentário