Os domínios morfoestruturais são definidos pelo conjunto de fatores geomorfológicos ligados a aspectos de caráter amplo. Ocupam extensas áreas que evidenciam, por vezes, grandes diferenciações geomorfológicas controladas por condições naturais generalizadas ou por grandes extensões de litologia homogênea. No Brasil, é um exemplo de Domínio morfoestrutural dos depósitos inconsolidados:
- A) As coberturas do Espinhaço-Diamantina.
- B) As faixas de desdobramento do sul-sudeste.
- C) A bacia do Tocantins-Araguaia.
- D) O Pantanal Mato-grossense.
- E) A bacia do São Francisco.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O Pantanal Mato-grossense.
Gabarito: alternativa D)
No Brasil, é um exemplo de Domínio morfoestrutural dos depósitos inconsolidados:
A questão é sobre relevo, um tema muito cobrado em provas desse tipo, mas traz uma abordagem muito específica. Dessa forma, a questão exige um significativo conhecimento acerca das estruturas morfológicas do território brasileiro.
O mapa abaixo ajudará a responder a presente questão e outros itens como esse:
Fonte:http://geoftp.ibge.gov.br/atlas/nacional/atlas_nacional_do_brasil_2010/2_territorio_e_meio_ambiente/atlas_nacional_do_brasil_2010_pagina_74_dominios_morfoestruturais_e_morfoclimaticos_compartim.pdf. Acesso em: 19/11/2022 [adaptado e convertido para imagem].
Olhando para os dois mapas é possível perceber que a região do Pantanal Mato-grossense, que fica na fronteira com a Bolívia, está em uma área de depósitos sedimentares quaternários. Em outras palavras, a maior planície inundável do planeta, que abriga o bioma Pantanal, é um exemplo de domínio morfoestrutural dos depósitos consolidados.
Portanto, o gabarito é alternativa: d) O Pantanal Mato-grossense.
As outras alternativas apresentam formações que estão em áreas onde predominam outros domínios morfológicos.
a) As coberturas do Espinhaço-Diamantina.
b) As faixas de desdobramento do sul-sudeste.
c) A bacia do Tocantins-Araguaia.
e) A bacia do São Francisco.
Deixe um comentário