Segundo o Atlas de Serpentes Brasileiras, a jararaca (nome científico Bothrops jararaca) encontra-se com as ocorrências registradas em uma extensa faixa do Brasil relativa a diferentes Biomas, onde se alimenta de anfíbios, roedores e outros animais. A espécie ocorre nas áreas apontadas, sendo encontrada em zonas florestadas ou modificadas pela ação humana.
Fonte: Atlas de Serpentes Brasileiras (2019) e IBGE (2020). Adaptado.
Sobre as serpentes Bothrops jararaca e os principais biomas de ocorrência, é correto afirmar:
- A) São típicas das áreas que alcançam até 500 m de altitude, nos Biomas do Pantanal, Pampa, Cerrado e Caatinga; as áreas do Pampa são as mais degradadas do país em função da urbanização crescente, ameaçando a ocorrência da jararaca.
- B) São generalizadas nos mais diversos biomas, concentrando-se na Caatinga; esse bioma encontra-se atualmente como o mais ameaçado pela expansão das fronteiras agrícolas na produção para exportação.
- C) São típicas das áreas mais planas da faixa leste do Brasil, cujos terrenos são recobertos pelo Bioma do Cerrado; a ocorrência desta espécie deve-se às áreas com ocupação humana, o que atrai ratos que fazem parte da alimentação da jararaca.
- D) Possuem área de ocorrência restrita ao Bioma da Amazônia, caracterizado pela ocorrência de sapos; nesse bioma, as planícies fluviais favorecem a proliferação da jararaca.
- E) São típicas da Mata Atlântica, podendo ocorrer também em áreas de Pampa, Cerrado e Caatinga e ocupar terrenos que alcançam até 1000 m de altitude; o Bioma da Mata Atlântica encontra-se atualmente ameaçado pela ocupação humana.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) São típicas da Mata Atlântica, podendo ocorrer também em áreas de Pampa, Cerrado e Caatinga e ocupar terrenos que alcançam até 1000 m de altitude; o Bioma da Mata Atlântica encontra-se atualmente ameaçado pela ocupação humana.
Resolução
GABARITO LETRA E
Fonte: Atlas de Serpentes Brasileiras (2019) e IBGE (2020). Adaptado.
Sobre as serpentes Bothrops jararaca e os principais biomas de ocorrência, é correto afirmar:
a) São típicas das áreas que alcançam até 500 m de altitude, nos Biomas do Pantanal, Pampa, Cerrado e Caatinga; as áreas do Pampa são as mais degradadas do país em função da urbanização crescente, ameaçando a ocorrência da jararaca.
ERRADA. As serpentes Bothrops jararaca tem sua maior concentração no bioma Mata Atlântica (ocorre da Bahia ao Rio Grande do Sul) onde as altitudes variam entre 500 e acima de 1000 metros. Essas serpentes também podem ser encontradas no bioma Pampa, Cerrado e Caatinga. Além disso, o bioma Pampa vem sofrendo forte degradação nos últimos anos por conta de sua área está sendo convertida em áreas de agricultura. No entanto, o bioma que sofrendo mais com a urbanização recente e a Mata Atlântica.
b) São generalizadas nos mais diversos biomas, concentrando-se na Caatinga; esse bioma encontra-se atualmente como o mais ameaçado pela expansão das fronteiras agrícolas na produção para exportação.
ERRADA. A predominância dessas serpentes ocorre na Mata Atlântica, podendo ocorrer também em áreas de Pampa, Cerrado e Caatinga. O Cerrado é o bioma mais afetado pelas queimadas e pela produção de culturas como a soja. O processo de expansão da fronteira agrícola, com a exploração predatória, como a produção de carvão vegetal e a pecuária, vem reduzindo gradativamente a extensão do bioma nas últimas décadas. Já a caatinga vem sofrendo com a desertificação, utilização de técnicas adequadas em sistemas de irrigação, que resultou na salinização de determinadas áreas, contaminação da água por agrotóxicos, corte ilegal da vegetação nativa para a produção de lenha e carvão.
c) São típicas das áreas mais planas da faixa leste do Brasil, cujos terrenos são recobertos pelo Bioma do Cerrado; a ocorrência desta espécie deve-se às áreas com ocupação humana, o que atrai ratos que fazem parte da alimentação da jararaca.
ERRADA. A faixa leste do Brasil é coberta predominantemente pela Mata Atlântica e não pelo Cerrado que predomina na parte central do Brasil. As espécies de Bothrops jararaca tem ocorrência em áreas anteriormente ocupadas pela Mata Atlântica, tendo se adaptado às modificações feitas pelo homem, podendo ser encontrada até em áreas verdes da zona urbana, preferindo ambientes úmidos como matas e áreas cultivadas e locais onde haja facilidade para proliferação de roedores (paióis, celeiros, depósitos de lenha). Têm hábitos predominantemente noturnos ou crepusculares.
d) Possuem área de ocorrência restrita ao Bioma da Amazônia, caracterizado pela ocorrência de sapos; nesse bioma, as planícies fluviais favorecem a proliferação da jararaca.
ERRADA. As planícies fluviais da Amazônia não oferecem as melhores condições de alimentação para o desenvolvimento das serpentes Bothrops jararaca. No mapa da esquerda (colorido) observamos a predominância da Bothrops jararaca nos biomas brasileiros, ocorrendo no Pampa, na Mata Atlântica, no Cerrado e na Caatinga. Na Mata Atlântica, a Bothrops jararaca ela é mais evidente. No mapa ao lado (da direita), notamos que a Bothrops jararaca ocorre desde elevações inferiores a 250 m até superiores a 1000 m.
e) São típicas da Mata Atlântica, podendo ocorrer também em áreas de Pampa, Cerrado e Caatinga e ocupar terrenos que alcançam até 1000 m de altitude; o Bioma da Mata Atlântica encontra-se atualmente ameaçado pela ocupação humana.
CORRETA. Observando o mapa da distribuição das serpentes Bothrops jararaca podemos perceber que a maior concentração da espécie encontra-se nos biomas: Cerrado, Pampa, Caatinga, mas sobretudo em áreas do bioma Mata Atlântica. Essa mata tem por característica altitudes variáveis entre 500 e 1000 metros. Entre os impactos sofridos pela Mata Atlântica, podemos destacar: agricultura e agropecuária, exploração predatória de madeira e espécies vegetais, industrialização, expansão urbana desordenada.
Deixe um comentário