Loading [MathJax]/extensions/tex2jax.js
Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

  Texto associado

Espera, resignado, o dia 13 daquele mês porque, em tal data, usança avoenga lhe faculta sondar o futuro, interrogando a providência. É a experiência tradicional de Santa Luzia. No dia 12 ao anoitecer expõe ao relento, em linha, seis pedrinhas de sal, que representam, em ordem sucessiva da esquerda para a direita, os seis meses vindouros, de janeiro a junho. Ao alvorecer de 13 observa-as: se estão intactas, pressagiam a seca; se a primeira apenas se deliu, transmudada em aljôfar límpido, é certa a chuva em janeiro; se a segunda, em fevereiro; se a maioria ou todas, é inevitável o inverno benfazejo. Esta experiência é belíssima.


CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Editora Três, 1984.

No experimento descrito, a relação com a paisagem e com a religiosidade permite que o sertanejo seja

Resposta:

A alternativa correta é letra D) íntimo à Caatinga ao interpretar condições ambientais.

Gabarito: LETRA D

 

A questão versa sobre a obra os Sertões de Euclides da Cunha, solicitando para o candidato assinalar a alternativa correta de acordo com a relação do sertanejo com a paisagem e com a religiosidade . Nesse sentido, vamos analisar todas as alternativas para encontrar a resposta correta.

 

a)  afeito à devoção ao aceitar destinos sacralizados.

ERRADA. O fragmento da obra os sertões de Euclides da Cunha não abordam a aceitação do mesmo existindo a questão devocional. Os Sertões, Euclides da Cunha constrói narrativamente a paisagem do sertão, especialmente de Canudos. Bem como se dedica a categorizar e avaliar o sertanejo e, mais especificamente, o sertanejo que residia e resistia em Canudos. O sertanejo busca interpretar os fenômenos da natureza.

b)  acostumado à pobreza ao admitir acasos naturais.

ERRADA. O sertanejo retratado na obra não aceita passivamente os acasos naturais. Pelo contrário, ele busca através de conhecimentos religiosos entender a dinâmica do clima e planejar a melhor maneira de alcançar a sua subsistência.

Os Sertões, como explicita o título, recupera o tema do sertão, ou do mundo sertanejo, enquanto polo oposto ao mundo civilizado, caracterizando-se pelas condições primitivas (e às vezes selvagens) de existência de seus habitantes, vivendo, em regra, à mercê da natureza.

c)  habituado ao solo ao conhecer terrenos cultiváveis.

ERRADA. A questão relaciona-se à dinâmica climática e ao regime de chuvas, e não ao conhecimento relativo ao solo. A relação entre a experiência praticada e a religiosidade visam identificar a previsibilidade da ocorrência ou ausência da chuva.

"Os Sertões" é uma obra do escritor brasileiro Euclides da Cunha, que narra os acontecimentos da Guerra de Canudos, conflito que ocorreu no interior da Bahia entre 1896 e 1897. A obra apresenta uma visão panorâmica da região e seus personagens, explorando suas histórias e conflitos.

Entre os principais personagens do livro, destacam-se Antonio Conselheiro: líder religioso e social que liderou a comunidade de Canudos e se opôs ao governo e à Igreja Católica. Ele é apresentado como um personagem carismático, capaz de inspirar seus seguidores e resistir às pressões do poder.

d)  íntimo à Caatinga ao interpretar condições ambientais.

CORRETA. O excerto de Os Sertões faz referência a uma experiência praticada pelos sertanejos. A despeito de crenças regionais. Esses saberes populares de previsão do tempo indicam uma apropriação do sertanejo, por meio da experiência, das condições ambientais que o cercam. O fato da experiência ser feita na véspera de Santa Luzia mostra isso.

e)  próximo à vegetação ao identificar espécies arbustivas.

ERRADA. A questão não faz menção aos aspectos botânicos do ambiente, mas sim a dinâmica climática. Para Euclides da Cunha, autor da obra Os Sertões, assim como para outros intelectuais do seu tempo, o meio determinava o homem, por isso era tão importante descrever o espaço se quiséssemos saber mais sobre o sertanejo e, mais tarde, sobre o conflito.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *