Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um domínio morfoclimático é definido e delimitado  espacialmente pela interação existente entre as condições  climáticas ambientais atuais e subatuais, os compartimentos  e feições de relevo, as formações vegetais, as formações  superficiais e os processos morfogenéticos operantes.  Pode-se afirmar que um domínio morfoclimático é uma  espécie de subconjunto das zonas morfoclimáticas. Diante  do exposto, é correto afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Alguns domínios morfoclimáticos estendem a países vizinhos, como é o caso dos domínios Amazônico, das Pradarias e das Araucárias.

Um domínio morfoclimático é definido e delimitado espacialmente pela interação existente entre as condições climáticas ambientais atuais e subatuais, os compartimentos e feições de relevo, as formações vegetais, as formações superficiais e os processos morfogenéticos operantes. Pode-se afirmar que um domínio morfoclimático é uma espécie de subconjunto das zonas morfoclimáticas. Diante do exposto, é correto afirmar que:

a) Alguns domínios morfoclimáticos estendem a países vizinhos, como é o caso dos domínios Amazônico, das Pradarias e das Araucárias.

CORRETA. A Floresta Amazônica se estende por oito países sul-americanos: Brasil, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia e mais a Guiana Francesa (França) e nove estados brasileiros. Observe o mapa abaixo.

 

O domínio das Pradarias: também conhecido como domínio das coxilhas (relevo com suaves ondulações), com predominância da formação dos pampas e das pradarias. Esse domínio é composto por uma vegetação rasteira, formada por herbáceas e gramíneas. Na América do Sul, as pradarias estão localizadas na Argentina, Uruguai e no estado do Rio Grande do Sul no Brasil.

Por fim, as Matas de Araucárias são encontradas na região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste. Existem pelo menos dezenove espécies desse tipo de vegetação, das quais treze são endêmicas (existe em um lugar específico). São encontradas na Ilha Norfolk, sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina, Chile e Brasil.

 

b) A maioria dos domínios morfoclimáticos brasileiros não ocupa a zona climática entre os trópicos, Amazônico, Caatinga, Cerrado e Mares de Morros.

ERRADA. Pelo contrário. A maioria dos domínios morfoclimáticos (Amazônico, Caatinga, Cerrado e Mares de Morros) ocupa a zona climática intertropical (entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio), o extremo sul do Brasil, por sua vez, integra a Zona Climática Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico). Observe o mapa abaixo.

c) Os dois domínios, Pradarias e Araucárias, ocupam a zona temperada, ou seja, em latitudes mais elevadas onde as temperaturas tendem a ser mais altas.

ERRADA. Os domínios (Pradarias e Araucárias) ocupam a zona temperada, ou seja, em latitudes mais elevadas (mais afastadas à linha do Equador) onde as temperaturas tendem a ser mais baixas, ou seja, a partir dos trópicos, em direção aos polos, os raios solares atingem a superfície de forma cada vez mais inclinada, até praticamente tangenciarem a superfície na região dos polos.

 

d) As zonas climáticas reúnem características relacionadas a maior ou menor incidência dos raios solares e quanto mais próximas à linha do Equador, mais baixas são as temperaturas.

ERRADA. Cada zona climática reúne características relacionadas à maior ou menor incidência dos raios solares, fazendo com que nas menores latitudes (mais próximas de à linha do Equador) as temperaturas sejam mais elevadas, com baixas amplitudes térmicas (variações de temperatura). Na região entre os trópicos, chamada de Zona Tropical ou Intertropical, os raios solares atingem a superfície terrestre de forma praticamente perpendicular (formando um ângulo de 90°), proporcionando ali maior aquecimento e iluminação.

 

e) O domínio amazônico ocupa extensa área na porção norte do Brasil, marcado pela presença de uma depressão localizada entre dois planaltos com a ocorrência de um clima semiárido.

ERRADA. O domínio amazônico ocupa uma extensa área na porção norte do território brasileiro. Na maior parte deste domínio encontramos as chamadas terras baixas (planícies e depressões), além de áreas de planalto por onde correm o rio Amazonas e seus afluentes. Na paisagem destaca-se a presença de uma extensa floresta densa e heterogênea associada a um clima equatorial (quente e muito úmido) .

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *