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É expressivo o avanço na direção de novas fronteiras agrícolas que o segmento de biocombustíveis – em particular, o álcool – tem demonstrado a partir da instalação de novas unidades de produção em regiões não tão tradicionais para esse tipo de negócio, substituindo em muitos casos áreas que eram tradicionalmente dedicadas a pastagens. No caso do álcool, esforços passam agora a ser dedicados para a identificação das melhores logísticas que venham garantir a movimentação a partir dos estados do Centro-Oeste, e mesmo do Triângulo Mineiro, até as bases de distribuição para o mercado interno ou para os portos de exportação.XAVIER, C.E.O., BRANCO, J.E.H., CARVALHO, L.B. & CAIXETA FILHO, J.V. – País deve superar gargalos logísticos para garantir competitividade. Disponível em: http://log.esalq.usp.br. Acessado em: 19. mar. 2010.Na logística de distribuição de etanol combustível, é(são) utilizado(s) o(s) modal(ais)

É expressivo o avanço na direção de novas fronteiras agrícolas que o segmento de biocombustíveis – em particular, o álcool – tem demonstrado a partir da instalação de novas unidades de produção em regiões não tão tradicionais para esse tipo de negócio, substituindo em muitos casos áreas que eram tradicionalmente dedicadas a pastagens. No caso do álcool, esforços passam agora a ser dedicados para a identificação das melhores logísticas que venham garantir a movimentação a partir dos estados do Centro-Oeste, e mesmo do Triângulo Mineiro, até as bases de distribuição para o mercado interno ou para os portos de exportação.

XAVIER, C.E.O., BRANCO, J.E.H., CARVALHO, L.B. & CAIXETA FILHO, J.V. – País deve superar gargalos logísticos para garantir competitividade. Disponível em: http://log.esalq.usp.br. Acessado em: 19. mar. 2010.

Na logística de distribuição de etanol combustível, é(são) utilizado(s) o(s) modal(ais)



Resposta:

A alternativa correta é E)

O avanço do setor de biocombustíveis, especialmente o etanol, tem redefinido as fronteiras agrícolas no Brasil, expandindo-se para regiões antes não tradicionais, como o Centro-Oeste e o Triângulo Mineiro. Essa expansão demanda uma logística eficiente para escoar a produção até os centros de distribuição ou portos de exportação. Nesse contexto, a questão dos modais de transporte utilizados na distribuição de etanol combustível é crucial para garantir a competitividade do setor.

Analisando as alternativas apresentadas, fica evidente que a logística do etanol não se limita a um único modal, mas sim a uma combinação estratégica, adaptada às características regionais e ao fluxo de distribuição. A alternativa E) – que menciona o uso de modais aquaviário, dutoviário, rodoviário e ferroviário, dependendo da região e do fluxo – é a mais abrangente e condizente com a realidade logística brasileira.

O transporte rodoviário, embora predominante em certos trechos, não é exclusivo, especialmente em longas distâncias. O modal ferroviário é relevante em fluxos primários, enquanto o dutoviário ganha espaço em corredores específicos. Já o aquaviário é essencial para a exportação, principalmente em regiões portuárias. Portanto, a diversificação de modais, conforme a necessidade operacional, é a abordagem mais eficiente para superar os gargalos logísticos e manter a competitividade do etanol brasileiro no mercado interno e externo.

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