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Questões Sobre Fontes de energia e recursos naturais - Geografia - concurso

Questão 71

Comparando-se o Gás Natural Veicular (GNV) com combustíveis tradicionais (gasolina e óleo diesel), conclui-se que o GNV tem

  • A)menor temperatura de ignição.
  • B)densidade maior que a do ar atmosférico
  • C)combustão completa com excesso de ar, inibindo a formação de resíduos de carbono no motor.
  • D)comercialização realizada a baixas pressões de operação.
  • E)maior frequência de manutenção do motor do veículo, proporcionando um melhor controle de suas condições gerais.
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A alternativa correta é C)

Comparando-se o Gás Natural Veicular (GNV) com combustíveis tradicionais, como gasolina e óleo diesel, é possível identificar vantagens e características específicas que o diferenciam. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a correta, pois destaca uma das principais vantagens do GNV: sua combustão mais limpa e eficiente.

O GNV possui uma combustão mais completa quando há excesso de ar, o que reduz significativamente a formação de resíduos de carbono no motor. Isso ocorre porque o gás natural é composto principalmente por metano, um hidrocarboneto mais simples que os presentes na gasolina e no diesel, resultando em uma queima mais homogênea e com menor emissão de poluentes.

Além disso, diferentemente do que sugere a alternativa A), o GNV possui uma temperatura de ignição mais alta que a gasolina e o diesel, tornando-o mais seguro em caso de vazamentos. Sua densidade, conforme mencionado na alternativa B), é menor que a do ar atmosférico, fazendo com que se dissipe rapidamente em caso de escape, reduzindo riscos de explosão.

Quanto à alternativa D), o GNV é comercializado em altas pressões, geralmente em cilindros reforçados, e não em baixas pressões. Já a alternativa E) está incorreta, pois o GNV exige menos manutenção do motor em comparação com os combustíveis tradicionais, devido à sua combustão limpa, que reduz o acúmulo de resíduos.

Portanto, a alternativa C) é a única que descreve corretamente uma característica vantajosa do GNV, reforçando sua eficiência e menor impacto ambiental em relação aos combustíveis convencionais.

Questão 72

O gás natural é caracterizado por uma mistura de hidrocarbonetos que, na condição de temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso, o que facilita sua utilização em residências para cocção de alimentos e aquecimento de água. Dentre suas características, destaca-se o fato de o gás natural

  • A)ser mais pesado do que o ar, acumulando-se nas proximidades de um eventual vazamento.
  • B)ser economicamente atrativo, desde que distribuído na forma de gás natural comprimido.
  • C)apresentar um forte odor quando não queimado.
  • D)assemelhar-se ao GLP no que diz respeito à rápida dissipação para a atmosfera em caso de vazamento.
  • E)liberar dióxido de carbono e vapor d’água (ambos não tóxicos) durante sua combustão completa.
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A alternativa correta é E)

O gás natural é uma importante fonte de energia amplamente utilizada em residências e indústrias, principalmente para cocção de alimentos e aquecimento de água. Sua composição, formada por uma mistura de hidrocarbonetos, permite que ele permaneça no estado gasoso em condições normais de temperatura e pressão, facilitando seu transporte e uso.

Entre as características do gás natural, uma das mais relevantes é o seu processo de combustão. Quando queimado de forma completa, ele libera dióxido de carbono (CO₂) e vapor d’água (H₂O), ambos considerados não tóxicos, embora o CO₂ seja um gás de efeito estufa. Essa é uma vantagem em comparação a outros combustíveis fósseis, que podem emitir poluentes mais nocivos, como monóxido de carbono (CO) ou enxofre (SO₂).

Além disso, vale destacar que o gás natural é mais leve que o ar, dissipando-se rapidamente em caso de vazamento, o que reduz o risco de explosões. Outro aspecto importante é que ele é inodoro em seu estado natural, mas recebe a adição de substâncias odoríferas (como mercaptanas) para que vazamentos possam ser facilmente detectados pelo cheiro característico.

Portanto, a alternativa correta é a letra E, pois descreve com precisão os produtos da combustão completa do gás natural, que são dióxido de carbono e vapor d’água, ambos não tóxicos.

Questão 73

O consumo de gás natural por veículos automotores tem aumentado nos últimos anos, principalmente pela sua viabilidade econômica e pelo baixo impacto ambiental. Entretanto, essas características não são suficientes para se realizar a adaptação do motor de um veículo a esse combustível. Dentre as importantes vantagens técnicas para a opção de troca de combustível para GNV, está o fato de

  • A)ser isento de riscos de incêndio e explosão.
  • B)ser de fácil manuseio e transporte.
  • C)acumular gás em regiões mais elevadas, quando em ambientes fechados.
  • D)ser um combustível oriundo de fontes renováveis de energia.
  • E)gerar monóxido de carbono em seu processo de combustão.
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A alternativa correta é B)

O consumo de gás natural veicular (GNV) tem ganhado destaque no cenário automotivo devido às suas vantagens econômicas e ambientais. No entanto, a decisão de adaptar um veículo a esse combustível não se baseia apenas nesses fatores, mas também em aspectos técnicos que garantem segurança e eficiência.

Dentre as alternativas apresentadas, a opção B) ser de fácil manuseio e transporte é a correta, pois o GNV possui características que facilitam sua utilização em veículos. Ao contrário de outros combustíveis, o gás natural é armazenado em cilindros de alta pressão, o que simplifica seu transporte e manuseio, além de reduzir riscos de vazamentos quando comparado a combustíveis líquidos.

As demais alternativas apresentam informações incorretas ou imprecisas sobre o GNV:

  • A) O GNV não é isento de riscos de incêndio ou explosão, embora seja mais seguro que a gasolina em caso de vazamentos.
  • C) O gás natural é mais leve que o ar, dissipando-se rapidamente em ambientes abertos, não acumulando em regiões elevadas.
  • D) O GNV é um combustível fóssil, não sendo originado de fontes renováveis.
  • E) A combustão do GNV gera menos monóxido de carbono que outros combustíveis, sendo uma de suas vantagens ambientais.

Portanto, a facilidade de manuseio e transporte do GNV representa uma das principais vantagens técnicas para sua adoção em veículos, justificando a escolha da alternativa B como correta.

Questão 74

As reservas de gás natural no Nordeste do Brasil são compostas por aproximadamente 50% de gás associado e 50% de gás não associado, o que proporciona uma relativa flexibilidade na produção. Entretanto, quando a produção do gás associado não se justifica economicamente, esse gás é

  • A)reinjetado na jazida ou queimado.
  • B)liquefeito para melhor ser transportado, visando ao posterior descarte.
  • C)lançado na atmosfera, uma vez que não é danoso ao meio ambiente.
  • D)pressurizado e colocado em reservatórios herméticos para posterior descarte
  • E)pressurizado e canalizado para descarte a uma distância segura das áreas de produção.
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A alternativa correta é A)

As reservas de gás natural no Nordeste do Brasil apresentam uma composição equilibrada entre gás associado e não associado, o que permite certa flexibilidade na produção. No entanto, quando a extração do gás associado não é economicamente viável, surge a questão do que fazer com esse recurso.

Entre as alternativas apresentadas, a prática mais comum e tecnicamente adequada é a reinjeção do gás na jazida ou sua queima controlada. Essa abordagem, correspondente à opção A), é adotada por diversos motivos:

  • Evita o desperdício do recurso, mantendo-o disponível para possível aproveitamento futuro
  • Minimiza impactos ambientais, quando comparado ao simples lançamento na atmosfera
  • Mantém a pressão no reservatório, o que pode facilitar futuras operações de produção

As demais alternativas apresentam problemas técnicos ou ambientais: a liquefação para descarte (B) seria economicamente inviável, o lançamento direto na atmosfera (C) é ambientalmente prejudicial, enquanto as opções de pressurização para descarte (D e E) não representam práticas industriais convencionais.

Portanto, a alternativa correta é de fato a A), que reflete as práticas mais adequadas do ponto de vista técnico, econômico e ambiental na indústria petrolífera.

Questão 75

De acordo com dados publicados no Anuário Estatístico da Agroenergia, a produção de bioetanol combustível no Brasil passou de cerca de 11 bilhões de litros (safra 2000- 2001) para cerca de 27 bilhões de litros (safra 2008-2009). Esse aumento expressivo da produção nesse período é atribuído à(ao)

  • A)demanda do mercado interno exclusivamente, impulsionada pelo aumento das vendas de carros flex fuel.
  • B)demanda do mercado interno, impulsionada pelo aumento das vendas de carros flex fuel e à demanda do mercado internacional.
  • C)alta expressiva do preço do etanol no mercado internacional.
  • D)queda expressiva do preço do açúcar, associada à forte alta do etanol no mercado internacional, havendo um maior direcionamento do uso da cana para a produção de etanol.
  • E)aumento do preço do etanol nos postos de combustíveis exclusivamente, havendo um maior direcionamento do uso da cana para a produção de etanol.
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A alternativa correta é B)

De acordo com dados publicados no Anuário Estatístico da Agroenergia, a produção de bioetanol combustível no Brasil passou de cerca de 11 bilhões de litros (safra 2000-2001) para aproximadamente 27 bilhões de litros (safra 2008-2009). Esse crescimento significativo pode ser atribuído a uma combinação de fatores, conforme indicado na alternativa correta.

A alternativa B) é a correta, pois o aumento da produção de etanol no período mencionado foi impulsionado tanto pela demanda interna quanto pela externa. No mercado interno, a popularização dos carros flex fuel, que podem utilizar tanto gasolina quanto etanol, elevou consideravelmente o consumo do biocombustível. Paralelamente, a demanda internacional também cresceu, especialmente devido às políticas de incentivo a combustíveis renováveis em outros países, como os Estados Unidos e nações europeias, que buscaram reduzir sua dependência de combustíveis fósseis.

As demais alternativas apresentam explicações incompletas ou incorretas. A alternativa A) ignora o papel do mercado externo, enquanto a C) e a D) focam em variações de preço sem considerar o impacto dos carros flex e da demanda global. Já a alternativa E) desconsidera a influência do mercado internacional e simplifica excessivamente os motivos do aumento da produção.

Portanto, o crescimento da produção de bioetanol no Brasil entre 2000 e 2009 foi resultado de um cenário multifatorial, com destaque para a expansão do mercado interno (graças aos veículos flex) e o aumento das exportações, consolidando o país como um dos líderes globais na produção de biocombustíveis.

Questão 76

Na produção de biodiesel por transesterificação, para cada 100 kg de óleo são obtidos 105 kg de biodiesel, para 100% de conversão do óleo. Uma determinada indústria produz mensalmente 10.080 toneladas de biodiesel a partir de óleo de soja, sendo atingida uma conversão na reação de transesterificação de 80% do óleo em relação à massa inicial adicionada ao reator. Considerando-se que a produtividade da soja e o teor de óleo no grão são de 2,5 toneladas/hectare e 20% em massa, respectivamente, a produção mensal apontada equivale a uma área plantada, em hectares, de, no mínimo,



  • A)24.000
  • B)30.000
  • C)36.000
  • D)48.000
  • E)60.000
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A alternativa correta é A)

O problema apresentado envolve o cálculo da área plantada de soja necessária para produzir uma determinada quantidade de biodiesel, considerando as eficiências de conversão e os rendimentos agrícolas. Vamos resolver passo a passo:

1. Cálculo da massa de óleo necessária:

Sabemos que para cada 100 kg de óleo, são produzidos 105 kg de biodiesel em condições ideais (100% de conversão). Porém, a indústria opera com 80% de conversão. Portanto:

Rendimento real = 105 kg × 0,80 = 84 kg de biodiesel por 100 kg de óleo

Para produzir 10.080 toneladas (10.080.000 kg) de biodiesel:

Massa de óleo = (10.080.000 kg × 100 kg)/84 kg = 12.000.000 kg = 12.000 toneladas

2. Cálculo da massa de grãos de soja necessária:

O óleo representa 20% da massa do grão de soja. Portanto:

Massa de grãos = 12.000 toneladas / 0,20 = 60.000 toneladas

3. Cálculo da área plantada:

A produtividade da soja é de 2,5 toneladas por hectare. Assim:

Área plantada = 60.000 toneladas / 2,5 toneladas/hectare = 24.000 hectares

Portanto, a alternativa correta é A) 24.000, como indicado no gabarito.

Questão 77

A cogeração de energia na produção de bioetanol no Brasil apresenta uma alta eficiência.

PORQUE

Na produção de bioetanol ocorre o aproveitamento da energia térmica que é utilizada nas etapas de separação de células provenientes do mosto fermentado e na retificação para a obtenção do álcool anidro.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que







  • A)as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B)as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C)a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D)a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E)as duas afirmações são falsas.
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A alternativa correta é C)

A cogeração de energia na produção de bioetanol no Brasil apresenta uma alta eficiência.

PORQUE

Na produção de bioetanol ocorre o aproveitamento da energia térmica que é utilizada nas etapas de separação de células provenientes do mosto fermentado e na retificação para a obtenção do álcool anidro.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

  • A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E) as duas afirmações são falsas.

O gabarito correto é C).

Questão 78

A cana-de-açúcar, principal matéria-prima empregada para a produção de álcool no Brasil, é cultivada em diversos estados brasileiros. Em relação às informações técnicas do cultivo da cana no Brasil, verifica-se que a produção se concentra na

  • A)Região Nordeste, e a espécie mais cultivada é Saccharum officinarum L., com produtividade média de 185 toneladas de colmos de cana por hectare e número de cortes igual a três.
  • B)Região Nordeste, e a espécie mais cultivada é Saccharum spontanium, com produtividade média de 85 toneladas de colmos de cana por hectare e número de cortes igual a três.
  • C)Região Sudeste, e a espécie mais cultivada é Saccharum sinensis, com produtividade média de 85 toneladas de colmos de cana por hectare e número de cortes igual a um.
  • D)Região Sudeste, e a espécie mais cultivada é Saccharum spp, com produtividade média de 85 toneladas de colmos de cana por hectare e número de cortes igual a cinco
  • E)Região Sudeste, e a espécie mais cultivada é Saccharum officinarum L., com produtividade média de 185 toneladas de colmos de cana por hectare e número de cortes igual a cinco.
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A alternativa correta é D)

A cana-de-açúcar é uma das culturas mais importantes do Brasil, sendo a principal matéria-prima para a produção de álcool e açúcar. Seu cultivo está distribuído em diversas regiões do país, mas algumas áreas se destacam pela alta produtividade e condições climáticas favoráveis.

Em relação às informações técnicas apresentadas, a alternativa correta é a D), que indica a Região Sudeste como a principal área de produção, com a espécie Saccharum spp sendo a mais cultivada. Essa região concentra grande parte da produção nacional devido ao clima adequado, solo fértil e investimentos em tecnologia agrícola.

A produtividade média de 85 toneladas de colmos por hectare e o número de cortes igual a cinco refletem a eficiência do manejo agrícola aplicado nessa região. O Sudeste brasileiro, especialmente os estados de São Paulo e Minas Gerais, lidera a produção canavieira, impulsionando a economia e o setor de biocombustíveis no país.

Portanto, a combinação de fatores como espécie cultivada, produtividade e número de cortes corrobora a escolha da alternativa D) como a resposta correta.

Questão 79

É expressivo o avanço na direção de novas fronteiras agrícolas que o segmento de biocombustíveis – em particular, o álcool – tem demonstrado a partir da instalação de novas unidades de produção em regiões não tão tradicionais para esse tipo de negócio, substituindo em muitos casos áreas que eram tradicionalmente dedicadas a pastagens. No caso do álcool, esforços passam agora a ser dedicados para a identificação das melhores logísticas que venham garantir a movimentação a partir dos estados do Centro-Oeste, e mesmo do Triângulo Mineiro, até as bases de distribuição para o mercado interno ou para os portos de exportação.

XAVIER, C.E.O., BRANCO, J.E.H., CARVALHO, L.B. & CAIXETA FILHO, J.V. – País deve superar gargalos logísticos para garantir competitividade. Disponível em: http://log.esalq.usp.br. Acessado em: 19. mar. 2010.

Na logística de distribuição de etanol combustível, é(são) utilizado(s) o(s) modal(ais)



  • A)rodoviário somente, independente das características do fluxo de distribuição.
  • B)dutoviário e rodoviário para longas distâncias, independente das características do fluxo de distribuição.
  • C)rodoviário e ferroviário, somente nos fluxos primários de distribuição.
  • D)aquaviário, apenas para a exportação.
  • E)aquaviário, dutoviário, rodoviário e ferroviário, dependendo da região do país e das características do fluxo de distribuição.
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A alternativa correta é E)

O avanço do setor de biocombustíveis, especialmente o etanol, tem redefinido as fronteiras agrícolas no Brasil, expandindo-se para regiões antes não tradicionais, como o Centro-Oeste e o Triângulo Mineiro. Essa expansão demanda uma logística eficiente para escoar a produção até os centros de distribuição ou portos de exportação. Nesse contexto, a questão dos modais de transporte utilizados na distribuição de etanol combustível é crucial para garantir a competitividade do setor.

Analisando as alternativas apresentadas, fica evidente que a logística do etanol não se limita a um único modal, mas sim a uma combinação estratégica, adaptada às características regionais e ao fluxo de distribuição. A alternativa E) – que menciona o uso de modais aquaviário, dutoviário, rodoviário e ferroviário, dependendo da região e do fluxo – é a mais abrangente e condizente com a realidade logística brasileira.

O transporte rodoviário, embora predominante em certos trechos, não é exclusivo, especialmente em longas distâncias. O modal ferroviário é relevante em fluxos primários, enquanto o dutoviário ganha espaço em corredores específicos. Já o aquaviário é essencial para a exportação, principalmente em regiões portuárias. Portanto, a diversificação de modais, conforme a necessidade operacional, é a abordagem mais eficiente para superar os gargalos logísticos e manter a competitividade do etanol brasileiro no mercado interno e externo.

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Questão 80

A produção de etanol combustível no Brasil é feita predominantemente a partir da fermentação de matérias-primas sacaríneas, como o caldo de cana-de-açúcar e o melaço, que é um resíduo da fabricação de açúcar. Nos Estados Unidos, a matéria-prima mais empregada é o milho. Relacione as matérias-primas apresentadas na coluna da esquerda com a sua composição.

I –  Caldo de cana-de-açúcar

II – Melaço de cana-de-açúcar

III – Milho

P – O carboidrato encontrado em
maior proporção é o amido.

Q – O carboidrato encontrado
em maior proporção é a
sacarose; também apresenta
teores consideráveis de
glicose e frutose.

R – O carboidrato encontrado em
maior proporção é a sacarose;
os teores de glicose e
frutose são desprezíveis.

S – Apresenta, em média, 50%
de açúcares fermentescíveis.

A relação correta é:

  • A)I – S , II – R , III – P
  • B)I – R , II – Q , III – P
  • C)I – P , II – Q , III – S
  • D)I – Q , II – R , III – S
  • E)I – Q , II – S , III – P
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A alternativa correta é B)

A produção de etanol combustível no Brasil e nos Estados Unidos utiliza diferentes matérias-primas, cada uma com sua composição específica de carboidratos. No Brasil, o caldo de cana-de-açúcar e o melaço são as principais fontes, enquanto nos Estados Unidos, o milho é a matéria-prima mais empregada. A relação correta entre as matérias-primas e suas composições é apresentada na alternativa B.

O caldo de cana-de-açúcar (I) tem como principal carboidrato a sacarose, com teores desprezíveis de glicose e frutose, o que corresponde à descrição R. Já o melaço de cana-de-açúcar (II) apresenta sacarose como principal carboidrato, mas também contém quantidades consideráveis de glicose e frutose, alinhando-se com a descrição Q. Por fim, o milho (III) tem o amido como carboidrato predominante, conforme a descrição P.

Portanto, a combinação correta é:

  • I – R (Caldo de cana-de-açúcar: sacarose predominante)
  • II – Q (Melaço: sacarose, glicose e frutose)
  • III – P (Milho: amido como principal carboidrato)
1 6 7 8 9 10