Com relação à Hidrografia Brasileira, é incorreto afirmar:
Com relação à Hidrografia Brasileira, é incorreto afirmar:
- A)Em regiões planálticas, os rios brasileiros apresentam um enorme potencial hidrelétrico, bastante explorado no Centro-Sul e nos rios São Francisco e Tocantins.
- B)O Brasil não possui lagos tectônicos, pois as depressões tornaram-se bacias sedimentares.
- C)Em vários pontos do país há corredeiras, cascatas e, em algumas áreas, rios subterrâneos, o que favorece o turismo.
- D)A Bacia Amazônica é a maior do planeta, drena cerca de 56 % do território brasileiro e tem suas vertentes delimitadas pelos divisores de água da Cordilheira dos Andes, pelo Planalto das Guianas e Planalto Central.
- E)Todos os rios brasileiros possuem regime simples pluvial.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Com relação à Hidrografia Brasileira, é incorreto afirmar que todos os rios brasileiros possuem regime simples pluvial (alternativa E). Essa afirmação está errada porque, embora a maioria dos rios no Brasil tenha regime pluvial (dependente das chuvas), existem exceções. Por exemplo, o Rio Amazonas possui um regime misto, influenciado tanto pelas chuvas quanto pelo degelo nos Andes.
As outras alternativas apresentam informações corretas sobre a hidrografia do país:
- A) As regiões planálticas de fato abrigam rios com grande potencial hidrelétrico, como os do Centro-Sul e os rios São Francisco e Tocantins.
- B) O Brasil realmente não possui lagos tectônicos significativos, pois as depressões geológicas tornaram-se bacias sedimentares.
- C) A diversidade de formações como corredeiras, cascatas e rios subterrâneos de fato existe e contribui para o turismo em várias regiões.
- D) A Bacia Amazônica é corretamente descrita como a maior do planeta, drenando grande parte do território brasileiro e tendo suas vertentes delimitadas pelos acidentes geográficos mencionados.
Portanto, a única afirmação incorreta é a que generaliza o regime hidrológico de todos os rios brasileiros como sendo exclusivamente pluvial, desconsiderando as particularidades de alguns cursos d'água.
Deixe um comentário