Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Parece-nos também muito útil que se levante uma cidade central no interior do Brasil, para assento da Corte ou da Regência, que poderá ser na latitude pouco mais ou menos de 15°, em sítio sadio, ameno, fértil, e rega do por um rio navegável. Desse modo, fica a Corte ou a Regência livre de qualquer assalto e surpresa externa; e se chama para as províncias centrais o excesso de população vadia das cidades marítimas e mercantis. Dessa Corte central dever- se-ão logo abrir estradas para as províncias e portos do mar, para que se comuniquem e circulem com toda a prontidão as ordens do governo e se favoreça por ela o comércio interno do vasto império do Brasil. José Bonifácio de Andrada e Silva. “Lembranças e apontamentos do governo provisório para os senhores deputados da Província de São Paulo”. In: Demetrio Magnoli e Regina Araujo. Projeto de Ensino de Geografia. São Paulo: Moderna, 2005, p. 94. Utilizando-se do texto apenas como referencial e recorrendo a seus conhecimentos acerca do processo de ocupação do Distrito Federal e assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

Parece-nos também muito útil que se levante uma cidade central no interior do Brasil, para assento da Corte ou da Regência, que poderá ser na latitude pouco mais ou menos de 15°, em sítio sadio, ameno, fértil, e rega do por um rio navegável. Desse modo, fica a Corte ou a Regência livre de qualquer assalto e surpresa externa; e se chama para as províncias centrais o excesso de população vadia das cidades marítimas e mercantis. Dessa Corte central dever- se-ão logo abrir estradas para as províncias e portos do mar, para que se comuniquem e circulem com toda a prontidão as ordens do governo e se favoreça por ela o comércio interno do vasto império do Brasil.

José Bonifácio de Andrada e Silva. “Lembranças e apontamentos do governo provisório para os senhores deputados da Província de São Paulo”. In: Demetrio Magnoli e Regina Araujo. Projeto de Ensino de Geografia. São Paulo: Moderna, 2005, p. 94.

Utilizando-se do texto apenas como referencial e recorrendo a seus conhecimentos acerca do processo de ocupação do Distrito Federal e assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O texto de José Bonifácio de Andrada e Silva apresenta uma proposta visionária para a criação de uma cidade central no interior do Brasil, com o objetivo de descentralizar o poder e estimular o desenvolvimento das províncias. Essa ideia, posteriormente concretizada com a construção de Brasília, reflete preocupações estratégicas, econômicas e geopolíticas que permanecem relevantes até hoje.

Analisando as alternativas apresentadas, a opção D) é a correta, pois menciona um projeto concreto do Governo do Distrito Federal (GDF) para melhorar a mobilidade urbana na capital. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), previsto para ligar o aeroporto à Asa Norte, representa uma tentativa de solucionar os problemas de trânsito, seguindo a lógica de integração proposta no texto original.

As demais alternativas apresentam informações incorretas ou imprecisas:

  • A) Embora o Distrito Federal tenha sido um polo de atração migratória, seu crescimento populacional atual não se compara ao da década de 1980, e as taxas de natalidade não estão em aumento expressivo.
  • B) O sítio de Brasília não corresponde plenamente às características descritas por Andrada e Silva, pois a região não possui rios navegáveis de grande caudal e seu solo não é naturalmente muito fértil.
  • C) Apesar do relevo planáltico, o Distrito Federal enfrenta problemas como erosões e tem um regime de chuvas marcado por estação seca e chuvosa, não sendo imune a enchentes pontuais.
  • E) A afirmação é incorreta, pois Brasília possui ligação ferroviária com outras cidades, ainda que o transporte de carga seja predominantemente rodoviário.

Portanto, a alternativa D) é a única que apresenta uma informação precisa e alinhada com a realidade do Distrito Federal, mantendo coerência com a visão de integração e desenvolvimento sugerida no texto de José Bonifácio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *