Sobre as paisagens naturais brasileiras, em específico as unidades de depressões, é INCORRETO afirmar que:
Sobre as paisagens naturais brasileiras, em específico as unidades de depressões, é INCORRETO afirmar que:
- A)As depressões no território brasileiro, com exceção da depressão amazônica ocidental, apresentam uma característica genética muito marcante que é o fato de terem sido geradas por processos erosivos com atuação nas bordas das bacias sedimentares.
- B)A depressão do Miranda, ao sul do Pantanal Mato-Grossense, é drenada pela bacia do rio de mesmo nome. Corresponde a uma superfície baixa e muito aplainada, cujas altimetrias estão entre 100m e 150m. Tal unidade está esculpida em litologias do pré-cambriano superior.
- C)A depressão Sertaneja e do São Francisco corresponde a uma extensa área rebaixada e predominantemente aplainada, constituindo superfície de erosão que secciona uma grande diversidade de litologias e arranjos estruturais.
- D)A depressão da borda leste da bacia do Paraná está esculpida quase que totalmente nos sedimentos paleomesozoicos. Apresenta modelados diversos em função da influência tectônica, variação litológica e dos graus de atuação dos processos erosivos dos mais variados ambientes paleoclimáticos.
- E)As atividades erosivas com alternância de ciclos secos e úmidos esculpiram ao longo do proterozoico, as depressões periféricas, as marginais e as monoclinais que aparecem circundando as bordas das bacias e se interpondo entre essas, os maciços antigos do cristalino.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Análise das alternativas sobre as depressões no território brasileiro
O estudo das unidades de depressão no Brasil revela características geológicas distintas, formadas por processos erosivos e tectônicos ao longo de milhões de anos. A análise das alternativas apresentadas permite identificar a afirmação incorreta sobre essas formações.
A alternativa E) é considerada incorreta porque menciona que as depressões periféricas, marginais e monoclinais foram esculpidas "ao longo do proterozoico". Na realidade, essas depressões se formaram principalmente durante o Cenozoico, a partir da erosão nas bordas das bacias sedimentares. O Proterozoico é um período geológico muito anterior, relacionado à formação dos escudos cristalinos, não ao processo de formação das depressões mencionadas.
As demais alternativas apresentam informações corretas sobre as depressões brasileiras:
- A) Corretamente descreve a origem erosiva da maioria das depressões brasileiras
- B) Apresenta dados precisos sobre a depressão do Miranda
- C) Caracteriza adequadamente a depressão Sertaneja e do São Francisco
- D) Descreve corretamente a depressão da borda leste da bacia do Paraná
Esta análise demonstra a importância de compreender os processos geológicos e a cronologia correta da formação do relevo brasileiro para identificar informações imprecisas sobre nossas paisagens naturais.
Deixe um comentário