Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Geologia e Geomorfologia - Geografia - concurso

Continua após a publicidade..

1) No dia 30 de outubro de 2016, a Itália registrou o mais forte terremoto a atingir o país desde 1980. As vítimas se somaram aos milhares de atingidos pelos três terremotos anteriores que também foram registrados na região montanhosa do centro da península, uma das numerosas zonas de risco sísmico da Itália.

  • A) centrais das placas tectônicas.
  • B) das fendas na crosta terrestre.
  • C) de encontro de placas tectônicas.
  • D) de separação de placas tectônicas.
  • E) de expansão do assoalho oceânico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) de encontro de placas tectônicas.

GABARITO LETRA C

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 31 out. 2018 (adaptado).

De acordo com o cartograma mostrado, terremotos como os que ocorreram na Itália são verificados nas áreas

a) centrais das placas tectônicas.

ERRADA. As chances de ocorrência de terremotos em regiões centrais de placas tectônicas são muito baixas. Isso ocorre porque a parte central das placas tectônicas tem uma certa estabilidade em relação a sua borda, principalmente as partes que estão mais próximas da zona de divergência.

b) das fendas na crosta terrestre.

ERRADA. A alternativa não explica a causa dos terremotos.  As fendas são é um tipo de abertura estreita e alongada originada pelas zonas de divergências entre placas pressionadas (afastamento) pelas correntes convectivas geralmente localizadas no fundo oceânico.

c) de encontro de placas tectônicas.

CORRETA. A Itália está localizada perto da borda de duas placas tectônicas: a da eurásia e a africana. A atividade sísmica na região é resultado do grande atrito entre essas placas tectônicas (interação convergente). Além disso, existe ainda uma microplaca, chamada adriática, na costa leste italiana que agrava ainda mais o movimento complexo dessas placas.

d) de separação de placas tectônicas.

ERRADA. O encontro e não a separação de placas tectônicas causam os terremotos. Os limites divergentes ocorrem nas cadeias mesoceânicas onde tensões tradicionais afastam uma placa da outra, predominantemente por falhamento normal. Podemos citar como exemplo as bordas das placas da América do Norte e da América do Sul, que se movem se afastando das placas da Eurásia e da África.

e) de expansão do assoalho oceânico.

ERRADA. O crescimento do assoalho oceânico não é a causa do terremoto na Itália.  A expansão do assoalho oceânico está associada às correntes de convecção do manto e à interação divergente de placas que permite a liberação de grande quantidade de material magmático.

2) O tectonismo é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos. Observe a figura abaixo.

  • A) Ao conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas que soerguem devido ao diastrofismo.
  • B) Aos movimentos verticais epirogênicos que provocam pressão sobre as camadas rochosas resistentes e de pouca plasticidade, causando rebaixamentos ou soerguimentos da crosta continental.
  • C) A um fenômeno relacionada à formação de fossas, ou seja, soerguimento ou rebaixamento de grandes áreas oceânicas e suas causas estão relacionadas com a isostasia das placas tectônicas.
  • D) Aos blocos continentais que sofrem pressões verticais denominada de orogenia, acarretando o levantamento e rebaixamento das placas tectônicas no interior.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Aos movimentos verticais epirogênicos que provocam pressão sobre as camadas rochosas resistentes e de pouca plasticidade, causando rebaixamentos ou soerguimentos da crosta continental.

O movimento responsável pela formação da imagem acima está corretamente relacionado:

a) Ao conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas que soerguem devido ao diastrofismo.

ERRADA. A orogênese ou orogenia é o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de cadeias de montanhas, devido à deformação compressiva da litosfera continental. A Orogênese se trata da movimentação horizontal das placas tectônicas. A Orogenia pode ocorrer de três maneiras:

Movimento convergente: diz respeito à colisão de placas tectônicas, que podem se dividir entre colisões: oceânica-continental, oceânica-oceânica e continental-continental, a depender do tipo de placa que se chocou;

Movimento divergente: está relacionado à separação das placas tectônicas; e

Movimento transformante: ocorre quando placas deslizam tangencialmente, ou seja, uma ao lado da outra.

b) Aos movimentos verticais epirogênicos que provocam pressão sobre as camadas rochosas resistentes e de pouca plasticidade, causando rebaixamentos ou soerguimentos da crosta continental.

CORRETA. Os movimentos epirogênicos são verticais e provocam abaixamento ou soerguimento da crosta terrestre de forma lenta em áreas mais estáveis. A Epirogênese é um tipo de movimentação de placas tectônicas que ocorre na direção vertical, podendo ser ascendente (positiva) ou descendente (negativa). Esse processo é lento, e percebido e contabilizado em eras geológicas. Esses movimentos podem ser de dois tipos:

Descendente: ocorre o rebaixamento daquela porção de terra; e

Ascendente: ocorre quando uma parte da superfície, rebaixada ou não, eleva-se.

Observe a imagem abaixo.

c) A um fenômeno relacionada à formação de fossas, ou seja, soerguimento ou rebaixamento de grandes áreas oceânicas e suas causas estão relacionadas com a isostasia das placas tectônicas.

ERRADA. É chamada orogênese convergente quando há colisão de placas, ou divergente, quando ocorre separação das mesmas. A orogênese convergente traz como consequência a formação de dobramentos, cordilheiras ou fossas. As fossas, são formações recentes, datadas do Cenozóico. São formadas quando, na colisão, uma placa desloca-se para baixo da outra, criando o que costuma-se chamar de Zona de Subducção ou Zona de Benioff.

Os movimentos epirogênicos são consequência dos movimentos verticais da crosta terrestre, como consequência do processo de isostasia (tentativa de equilíbrio e às suas alterações entre a crosta terrestre (litosfera) e o manto).

d) Aos blocos continentais que sofrem pressões verticais denominada de orogenia, acarretando o levantamento e rebaixamento das placas tectônicas no interior.

ERRADA. Os movimentos tectônicos resultam de pressões vindas do interior da Terra que agem na crosta terrestre. Quando as pressões são verticais, os blocos continentais sofrem levantamentos, abaixamentos, fraturas ou falhas. Os movimentos resultantes de pressão vertical são chamados epirogenéticos.

3) “Quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas após um forte terremoto que atingiu as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia, informaram autoridades locais”. (…)

  • A) fazer parte do Himalaia, área onde se encontram as mais elevadas montanhas do planeta.
  • B) ser atravessado pelo denominado Círculo de Fogo do Pacífico, área de forte atividade sísmica.
  • C) estar na Cordilheira dos Andes, responsável pelo terremoto no Chile, que soterrou mineradores.
  • D) estar localizado no ponto de contato entre a placa tectônica da África e a Sul-americana.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) ser atravessado pelo denominado Círculo de Fogo do Pacífico, área de forte atividade sísmica.

Gabarito: alternativa B)

A questão traz uma notícia que retrata um forte terremoto que atingiu duas ilhas da Indonésia.

Devemos assinalar a alternativa que traz uma explicação correta para a intensa atividade vulcânica em tala país.

a)  fazer parte do Himalaia, área onde se encontram as mais elevadas montanhas do planeta.

Incorreta. A Cordilheira do Himalaia está localizada no sudeste asiático, na parte continental. A Indonésia é um país insular dessa região e não continental.


b)  ser atravessado pelo denominado Círculo de Fogo do Pacífico, área de forte atividade sísmica.

Correta! O Anel de Fogo do Pacífico ou Círculo de Fogo do Pacífico, é uma área com alta incidência de atividade vulcânica e muitas fossas oceânicas. Por isso, uma zona de instabilidade geológica, onde ocorrem a maioria dos terremotos registrados na superfície terrestre e dos tsunamis.

O Anel de Fogo do Pacífico atravessa a Indonésia, as Filipinas, o Japão e outros países insulares. Segue uma imagem para ilustrar melhor:

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/anel-fogo-pacifico.htm. Acesso em 23/08/2021.


c)  estar na Cordilheira dos Andes, responsável pelo terremoto no Chile, que soterrou mineradores.

Incorreta. A Cordilheira dos Andes fica na América do Sul e não abrange a Indonésia. Essa imensa formação atravessa Chile, Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Peru e Venezuela.


d)  estar localizado no ponto de contato entre a placa tectônica da África e a Sul-americana.

Incorreta. O país não fica entre tais placas, haja vista que fica no Sudeste da Ásia.

4) A figura a seguir representa as placas tectônicas que compõem a crosta terrestre. O movimento dessas placas está indicado por setas. Na figura estão plotados alguns pontos geográficos (de I a V).

  • A) O ponto I se refere à falha de San Andres e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Nazca e a Norte-americana.
  • B) O ponto II se refere à Cordilheira dos Andes e é resultado do movimento entre as placas conservativas do Pacífico e a Sul-americana.
  • C) O ponto III se refere à Dorsal Mesoatlântica e é resultado do movimento entre as placas divergentes Africana e a Sul-americana.
  • D) O ponto IV se refere à fossa abissal do Atlântico Norte e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Norte-americana e a Europeia.
  • E) O ponto V se refere ao Himalaia e é resultado do movimento entre as placas divergentes Arábica e Indiana.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) O ponto III se refere à Dorsal Mesoatlântica e é resultado do movimento entre as placas divergentes Africana e a Sul-americana.

Considerando as consequências advindas da deriva dos continentes (dinâmica tectônica) e a localização geográfica dos pontos I a V, assinale a afirmativa correta.

a) O ponto I se refere à falha de San Andres e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Nazca e a Norte-americana.

Item INCORRETOO ponto I se refere à falha de San Andres e é resultado do movimento transformante entre as placas (placas deslizando uma do lado da outra) do Pacífico e a Norte-americana. 

b) O ponto II se refere à Cordilheira dos Andes e é resultado do movimento entre as placas conservativas do Pacífico e a Sul-americana.

Item INCORRETOO ponto II se refere à Cordilheira dos Andes e é resultado do movimento entre as placas convergentes (placas vão uma de encontro a outra) de Nazca e a Sul-americana.

c) O ponto III se refere à Dorsal Mesoatlântica e é resultado do movimento entre as placas divergentes Africana e a Sul-americana.

Item CORRETO. No ponto III as placas Africana e a Sul-americana realizam movimento divergente, ou seja, uma se afasta da outra (limite construtivo). O resultado desse afastamento é a criação de uma crosta oceânica que na verdade é uma falha geológica conhecida por Dorsal Mesoatlântica.

Desse modo, este é o GABARITO da questão.

d) O ponto IV se refere à fossa abissal do Atlântico Norte e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Norte-americana e a Europeia.

Item INCORRETO. O ponto IV se refere à Dorsal Mesoatlântica e é resultado do movimento entre as placas divergentes Norte-americana e Europeia.

e) O ponto V se refere ao Himalaia e é resultado do movimento entre as placas divergentes Arábica e Indiana.

Item INCORRETOO ponto V se refere ao Himalaia e é resultado do movimento entre as placas convergentes EuropeiaIndiana.

5) Numa sala de aula, um professor de Geografia apresentou o seguinte texto aos seus alunos:

  • A) João

  • B) Carlos

  • C) José

  • D) Carlos e João

  • E) João e José

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) João e José


“Quase todo mundo conhece alguém que tem certeza de que o pouso da Apolo 11 na lua, assim como os pequenos grandes passos de Neil Armstrong foram uma farsa. São pessoas que garantem que tudo foi uma produção de Hollywood (...). Agora mesmo estamos diante de gente que garante que a Terra, diferentemente de todos os outros planetas e satélites do nosso sistema solar, é na verdade plana. São os terraplanistas (...). Mas tem gente pior que os terraplanistas. Por exemplo, a sociedade que acredita – e divulga – que a Terra é oca. E habitada. Lá estariam vikings, nazistas e até uma raça superior que viveria num lugar chamado Agharta, iluminado por um sol interior.”


Fonte: Paulo Pestana. A ficção na vida real. Jornal Correio Braziliense, 27 de janeiro de 2019.


Após a leitura, o professor pediu aos seus alunos que, com base em evidências científicas, refutassem a ideia de que a Terra é oca. Três alunos apresentaram seus argumentos:


João: “Essa ideia de que a Terra é oca é um absurdo do ponto de vista da Ciência. Por meio de sismógrafos, é possível medir a velocidade de propagação das ondas no interior da Terra. Esses estudos revelam que o interior do Planeta é formado por diversas camadas, com densidade e composição de materiais variados.”


Carlos: “Impossível! As evidências científicas deixam claro que a maior parte do interior da Terra é composta por uma mistura Níquel e Ferro em estado líquido, onde a temperatura média está acima de 5.000°C.”


José: “Como a Terra poderia ser oca se já sabemos que os terremotos e os vulcões, por exemplo, originam-se da pressão exercida pelo magma encontrado na astenosfera?”


Considerando a estrutura da Terra, pode-se afirmar que são plausíveis apenas os argumentos apresentados por:

 

a) João

 

Item INCORRETO. O argumento apresentado por João é plausível, mas não apenas o dele. 

 

b) Carlos

 

Item INCORRETO. Vejamos o argumento de Carlos:


Carlos: “Impossível! As evidências científicas deixam claro que a maior parte do interior da Terra é composta por uma mistura Níquel e Ferro em estado líquido, onde a temperatura média está acima de 5.000°C.”

 

O núcleo da Terra, de fato, é composto por uma mistura Níquel e Ferro em estado líquido, onde a temperatura média está acima de 5.000°C. Todavia, a maior parte do interior da Terra é formado pelo manto que não possui a referida constituição. 

 

Portanto, o argumento de Carlos não é plausível.

 

c) José

 

Item INCORRETO. O argumento apresentado por José é plausível, mas não apenas o dele. 

 

d) Carlos e João

 

Item INCORRETO. O argumento apresentado por João é plausível, mas o de Carlos não.

 

e) João e José

 

Item CORRETO. As afirmações feitas por João e José corroboram com as evidências científicas acerca da estrutura da Terra.

 

Desse modo, este é o GABARITO da questão.

 

6) No planeta Terra, as forças geodinâmicas externa e interna interagem para produzir distintas topografias. A interação da litosfera móvel terrestre com fluidos da atmosfera e hidrosfera guia a formação de variadas paisagens. Nessa condição, as forças exógena e endógena derivadas de diferentes fontes de energia modelam a superfície do planeta, numa constante busca de equilíbrio que já remonta a mais de quatro bilhões de anos. Como exemplo de fator endógeno responsável pela formação das paisagens da superfície da Terra, têm-se

  • A) as águas superficiais.
  • B) os micro-organismos.
  • C) as variações de temperatura.
  • D) a composição minerológica das rochas.
  • E) os fatores climáticos, como chuva e vento.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta certa é a letra D) a composição mineralógica das rochas.

Isso ocorre porque a composição mineralógica das rochas é um fator endógeno que influencia na formação das paisagens da superfície da Terra. As rochas são constituídas por diferentes minerais, que possuem propriedades físicas e químicas específicas, como cor, textura, dureza, etc. Essas propriedades influenciam na forma como as rochas se comportam em relação às forças geodinâmicas internas e externas, como a erosão, a sedimentação, a tectônica, etc.

Por exemplo, as rochas ígneas, como o granito, são mais resistentes à erosão do que as rochas sedimentares, como o calcário. Isso significa que, em áreas onde predominam as rochas ígneas, a paisagem tende a ser mais montanhosa e acidentada, enquanto em áreas onde predominam as rochas sedimentares, a paisagem tende a ser mais plana e suave.

Além disso, a composição mineralógica das rochas também influencia na formação de recursos naturais, como minerais e água. Por exemplo, as rochas que contêm minerais como o cobre ou o ouro são mais propensas a formar depósitos minerais, enquanto as rochas que contêm minerais solúveis, como o sal, são mais propensas a formar depósitos de recursos hídricos.

Em resumo, a composição mineralógica das rochas é um fator fundamental na formação das paisagens da superfície da Terra, influenciando na forma como as rochas se comportam em relação às forças geodinâmicas e na formação de recursos naturais.

7) Grandes blocos sólidos que constituem a litosfera terrestre são chamados:

  • A) manto.
  • B) placa tectônica.
  • C) crosta terrestre.
  • D) hidrosfera.
  • E) biosfera.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta certa é a letra B) placa tectônica.

As placas tectônicas são grandes blocos sólidos que constituem a litosfera terrestre. Elas são responsáveis pelo movimento das terras, pela formação de montanhas, vulcões e pela criação de oceanos. A litosfera é dividida em várias placas que se movem lentamente, uma em relação à outra, e isso causa a formação de diferentes paisagens.

A opção A) manto se refere à camada mais interna da Terra, composta por rochas derretidas e muito quentes. Já a opção C) crosta terrestre se refere à camada mais externa da Terra, que é a que vivemos. A opção D) hidrosfera se refere à água que existe na Terra, em forma de oceanos, rios, lagos, etc. E a opção E) biosfera se refere à zona da Terra onde existem seres vivos.

Portanto, as placas tectônicas são as grandes estruturas que formam a litosfera terrestre e que são responsáveis pelo movimento das terras. É importante lembrar que a litosfera é uma camada rígida e quebradiça que se move sobre a astenosfera, uma camada mais quente e maleável.

8) Sobre a formação do relevo terrestre, é correto afirmar:

  • A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta certa é a letra D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

A explicação para essa resposta está ligada à formação do relevo terrestre. A teoria mais aceita para explicar a formação da Terra sugere que ela teve origem em uma explosão cósmica conhecida como Big Bang (afirmativa 1).

No entanto, a afirmação 2 não é correta, pois a matéria que se espalhou pelo universo após o Big Bang não deu origem a todos os corpos celestes incandescentes.

A afirmação 3 é correta, pois a Terra, durante sua formação, perdia temperatura rapidamente e suas camadas superficiais solidificaram-se, dando origem à crosta terrestre.

A afirmação 4 também é correta, pois a crosta terrestre é formada por grandes massas rochosas.

Portanto, as afirmativas 1, 3 e 4 são as únicas que estão corretas, o que torna a letra D) a resposta certa.

9) Muitos fatos relativos aos fenômenos naturais foram sendo descobertos e analisados ao longo de séculos de história.

  • A) É correta apenas a afirmativa 2.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

Para entender por que essa é a resposta correta, vamos analisar cada uma das afirmativas.

A afirmativa 1, que diz que o filósofo americano Pitágoras concluiu que a Terra era uma esfera porque, devido à sua curvatura, os navios desaparecem no horizonte quando se afastam do litoral, é incorreta. Embora Pitágoras tenha contribuído para a compreensão da esfericidade da Terra, ele não foi o primeiro a descobri-la. Além disso, a razão pela qual os navios desaparecem no horizonte é mais complexa do que apenas a curvatura da Terra.

A afirmativa 2, que afirma que a crosta terrestre guarda informações sobre a evolução da Terra e das formas de vida que a habitaram, é correta. A crosta terrestre é composta por rochas que contêm registros de eventos geológicos e biológicos que ocorreram ao longo da história da Terra.

A afirmativa 3, que diz que marcas ou vestígios de animais que viveram há milhões de anos podem ser preservados em rochas, gelo ou âmbar, é correta. Isso é comummente observado em fósseis, que são restos de organismos que viveram em épocas passadas e foram preservados em rochas ou em outros materiais.

Portanto, apenas as afirmativas 2 e 3 são corretas, o que faz da letra D) a resposta certa.

Continua após a publicidade..

10) Um conjunto de diferentes formas de investigação da escala de tempo das rochas, da evolução e da própria Terra é chamado de:

  • A) Evolução.
  • B) Transmutação.
  • C) Crosta terrestre.
  • D) Geomorfologia.
  • E) Geocronologia.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta certa é a letra E) Geocronologia.

A geocronologia é o estudo da escala de tempo das rochas e da evolução da Terra. É uma disciplina que busca compreender a história da Terra, desde sua formação até os dias atuais. A geocronologia é fundamental para a compreensão da evolução da Terra, pois permite que os científicos datem as rochas e os eventos geológicos, reconstruindo a história da Terra.

A geocronologia se baseia em diferentes métodos de datação, como a datação por radioactive, que mede a quantidade de isótopos radioativos presentes em uma rocha, e a datação por paleomagnetismo, que estuda a orientação dos minerais magnéticos presentes nas rochas. Esses métodos permitem que os científicos datem as rochas com precisão e reconstruam a história da Terra.

Além disso, a geocronologia é essencial para a compreensão de processos geológicos, como a formação de montanhas, a criação de oceanos e a evolução do clima. É uma disciplina que está intimamente ligada à geologia e à geomorfologia, e que tem aplicação em diversas áreas, como a prospecção de recursos naturais, a gestão de recursos hídricos e a avaliação de riscos geológicos.

Portanto, a geocronologia é o estudo da escala de tempo das rochas e da evolução da Terra, e é uma disciplina fundamental para a compreensão da história da Terra e dos processos geológicos que a moldaram.

1 2 3 29