CUNHA, Sandra B.; GUERRA, Antônio J. T. (Orgs.). Geomorfologia: exercícios,
técnicas e aplicações. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1998. Adaptado.
A partir da figura, pode-se afirmar que as áreas com as condições naturais mais favoráveis à ocupação humana são:
- A) Os topos mais aplainados dos morros ou a área de terraços fluviais, partes mais planas do relevo; no entanto, variações nas cheias dos rios podem atingir as áreas de terraços, e a ocupação dos topos pode comprometer as áreas de nascentes.
- B) Entre os morros e a planície, áreas de maior declividade sujeitas a desabamentos; também deve evitar os terraços fluviais por possuírem sedimentos consolidados, propensos à erosão.
- C) O sopé das encostas dos morros ou a área da planície fluvial, partes planas do relevo sem risco de deslizamentos de terra; além disso, a captação das águas para abastecimento público pode ser aproveitada pela proximidade do canal fluvial.
- D) As áreas de planície com sedimentos inconsolidados resultantes das rochas cristalinas friáveis; além disso, o desmatamento e acúmulo de lixo nas inundações podem soterrar o curso fluvial retilíneo.
- E) Os morros com encostas mais inclinadas, suscetíveis a deslizamentos e assoreamentos; estes acabam por prejudicar a conservação das áreas de nascentes que estão a jusante dos setores mais elevados.
Resposta:
Resposta: A) Os topos mais aplainados dos morros ou a área de terraçãos fluviais, (partes mais planas do relevo); no entanto, variam nas cheias dos rios podem atingir as áreas de terraçãos, e a ocupação dos topos pode comprometer as áreas de nascentes.
Essa opção é a mais correta pois as áreas mais planas do relevo, como os topos aplainados dos morros ou as áreas de terraçãos fluviais, são mais propensas a serem ocupadas pelo homem devido à sua topografia mais acessível e mais fácil de ser habitada. Além disso, essas áreas tendem a ser mais férteis e ter um acesso mais fácil a recursos naturais, como água e solo.
No entanto, é importante lembrar que essas áreas também podem ser afetadas pelas cheias dos rios, o que pode comprometer a ocupação humana e a conservação das áreas de nascentes. Isso ocorre porque as áreas de terraçãos fluviais são mais propensas a inundações, o que pode levar a perdas materiais e humanas.
Portanto, é fundamental que sejam tomadas medidas de precaução e planejamento para ocupação dessas áreas, de forma a minimizar os riscos e maximizar os benefícios para a população e o meio ambiente.
Deixe um comentário