Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Acerca da estrutura geológica, é correto afirmar que a imagem precedente mostra

Resposta:

A alternativa correta é letra C) uma estrutura de rocha sedimentar formada por movimentos de soerguimento e rebaixamento da crosta terrestre chamados de epirogênese.

 

Resolução

GABARITO LETRA C

   

Acerca da estrutura geológica, é correto afirmar que a imagem precedente mostra

a)  uma formação em planaltos de estrutura cristalina, com bilhões de anos de idade geológica e claro desgaste erosivo nos platôs.

ERRADA. A Chapada Diamantina (imagem do enunciado) não se relaciona com a s características da alternativa. Os Planaltos compreendem a maior parte do território brasileiro, sendo a grande maioria considerada vestígios de antigas superfícies erodidas. Podemos considerar alguns tipos gerais:

Planaltos em bacias sedimentares, como o da Amazônia Oriental;

Planaltos em intrusões e coberturas residuais de plataforma (escudos);

Planaltos em núcleos cristalinos arqueados, com formas arredondadas;

Planaltos dos cinturões orogênicos.

O Planalto das Guianas, localizado ao norte da Planície Amazônica, compreende uma estrutura cristalina, antiga, mas resistente, onde encontramos os pontos culminantes do Brasil.

b)  um vale em depressão cujo processo interno de formação decorreu de erosão diferencial extrema por intensa pluviosidade.

ERRADA. A Chapada Diamantina (imagem do enunciado) não teve sua origem associada a erosão diferencial extrema por intensa pluviosidade.

As depressões circundam os planaltos e foram geradas pelo desgaste erosivo das massas rochosas menos resistentes. Sendo assim, são em geral constituídas por bacias sedimentares. As bordas de contato das depressões com os planaltos, formadas muitas vezes por escarpas praticamente verticais, atestam a resistência desigual do substrato rochoso à erosão. Elas aparecem, extensivamente, nos contatos dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná com as depressões do Araguaia, Cuiabana e do Miranda. No contato entre os Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba e a Depressão Sertaneja e do São Francisco, as serras do Ibiapaba e Grande do Piauí formam frentes de cuestas. Em todos esses casos, as feições do relevo foram esculpidas pela erosão diferencial.

c)  uma estrutura de rocha sedimentar formada por movimentos de soerguimento e rebaixamento da crosta terrestre chamados de epirogênese.

CORRETA. A Chapada Diamantina se localiza na região Central do Estado da Bahia e se destaca pelo seu tamanho: ocupa uma área de mais de 41,7 mil km². A região da Chapada Diamantina compreende um total de 24 municípios baianos, onde vive uma população de mais de 400 mil habitantes.  A região onde se encontra a Chapada Diamantina já foi, num passado geológico bastante remoto, uma grande bacia sedimentar e o fundo de um mar raso. Os terrenos da região sofreram um lento e contínuo processo de soerguimento (elevação) ou rebaixamento, devido à movimentação das placas tectônicas. Os processos de erosão dos solos e de intemperismo moldaram as faces atuais do relevo, num trabalho que levou milhões de anos. Os solos e as formações da Chapada são ricos em rochas sedimentares, que facilitam a infiltração da água e a formação de grandes depósitos subterrâneos de água.

d)  montanhas jovens e chapadas com desgaste do tempo, formadas por movimentos orogenéticos acontecidos na Era Cenozoica.

ERRADA. Como as placas oceânicas se situam debaixo das continentais, as pressões das primeiras sobre estas últimas provocam dobras e enrugamentos, provocando, desde a era Mesozoica e Cenozoica, os movimentos orogenéticos. Data daí o aparecimento das grandes cadeias montanhosas do planeta Terra, formadas pelo enrugamento, elevação ou dobramento de partes da crosta terrestre. Este fenômeno é relativamente recente na história do nosso planeta, tendo acontecido no fim da era mesozoica e início da cenozoica. Por essa razão, denominamos dobramento moderno. As mais altas cadeias de montanhas do planeta, tais como o Himalaia, as Rochosas e os Andes, são deformação recente, apresentando elevadas altitudes, pouco desgaste e grande instabilidade física. Nelas, são comuns vulcões e terremotos.

e)  rochas basálticas, resultantes de extrusões vulcânicas acontecidas na Era Mesozoica, quando o Brasil tinha vulcões ativos.

ERRADA. Ocorreram no Brasil formações geológicas vulcânicas na Era Mesozoica, localizadas onde hoje estão os estados da região Sudeste e Sul. A terra roxa é um tipo de solo encontrado no Planalto Meridional Brasileiro e tem sua formação originada na era Mesozóica, a partir do derramamento de lava vulcânica na crosta terrestre, o que ocorreu através da abertura de fendas. Essa lava ao se resfriar intensamente, deu origem às rochas basálticas e diabásicas. Como resultado desse processo temos um relevo escalonado no Sul do Brasil ,como os cânions entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha, o Cerro Arequita,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *