(Revista Agroambiente On-line, vol. 5, no 2, 2011. Adaptado.)
A técnica apresentada na imagem permite
- A) identificar o perfil topográfico a partir da relação entre as camadas do solo.
- B) explorar informações sobre o manto terrestre a partir do solo regional.
- C) classificar o solo a partir da descrição de suas características morfológicas.
- D) analisar o solo para estabelecer planos diretores sustentáveis em áreas urbanas.
- E) intervir em profundidade no solo para corrigir excessos do intemperismo biológico.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) classificar o solo a partir da descrição de suas características morfológicas.
Resolução
GABARITO LETRA C
A técnica apresentada na imagem permite
a) identificar o perfil topográfico a partir da relação entre as camadas do solo.
ERRADA. A imagem não apresenta um perfil topográfico do solo. Dentre as características do solo, a morfológica permite definir o tipo de solo analisado, e com isso, define o estudo da sua aparência no meio ambiente natural e sua descrição segundo as suas características vistas a olho nu ou sensíveis ao tato. Para estas identificações, a descrição morfológica internas do solo também faz-se necessário, sendo descrita a espessura e transição entre os horizontes bem como as características dos horizontes (cor, textura, estrutura, consistência, etc.). A cor é a característica que mais chama atenção no perfil do solo, pois, é através dela que pode-se delimitar os horizontes.
b) explorar informações sobre o manto terrestre a partir do solo regional.
ERRADA. A imagem não tem nenhuma relação com as informações sobre o manto terrestre. A descrição morfológica (técnica apresentada na imagem) do solo é o primeiro passo para a identificação e a caracterização do mesmo, constituindo pressuposto fundamental para estudos de gênese, levantamento, classificação e planejamento do uso dos solos. A caracterização morfológica do solo compreende duas etapas. Na primeira, é feita a descrição das características morfológicas internas, correspondendo, portanto, a “anatomia do solo”. Nesta, leva-se em conta a espessura, cor, textura, estrutura, consistência, cerosidade, porosidade, distribuição de raízes e transição entre os diferentes horizontes que formam o perfil do solo. Na segunda etapa é feita a descrição do ambiente onde se encontra o solo, constando do relevo, drenagem, vegetação, pedregosidade, erosão e uso atual, que constituem as características morfológicas externas do solo.
c) classificar o solo a partir da descrição de suas características morfológicas.
CORRETA. A sequência das fotos sugere o exercício da análise dos solos, partindo de suas características morfológicas. A morfologia do solo significa o estudo e a descrição da sua aparência no meio ambiente natural, segundo as características visíveis a olho nu, ou perceptíveis com o tato. Os principais atributos do solo observados na descrição morfológica são: cor, consistência, textura, estrutura eporosidade. Do ponto de vista prático, podemos observar a morfologia do solo através dos sentidos do tato e da visão. Os sentidos do olfato e da audição também poderiam ser utilizados para fins da análise morfológica do solo, embora não seja usual. Os atributos morfológicos são variáveis em cada horizonte do solo. Por exemplo, a cor do horizonte A é diferente dos horizontes B e C.
d) analisar o solo para estabelecer planos diretores sustentáveis em áreas urbanas.
ERRADA. A análise da imagem não dá nenhuma descrição sobre planos diretores sustentáveis. A morfologia do solo é outra seção da pedologia e envolve o estudo das características do solo, como cor, textura, raízes e consistência, estrutura, consistência, atividade biológica, transição de horizontes, para determinar as diferenças de solo em diferentes áreas.
e) intervir em profundidade no solo para corrigir excessos do intemperismo biológico.
ERRADA. A imagem não mostra nenhuma característica que fale de excessos do intemperismo biológico. As observações morfológicas obtidas no campo (cor, textura, estrutura, consistência, cerosidade, porosidade, distribuição de raízes, transição de horizontes, transição dos horizontes) possibilitam classificar o solo, ou seja, nomeá-lo. Em relação ao Horizonte do solo temos que camadas mais ou menos paralelas a superfície que se diferenciam pela espessura, cor, distribuição, arranjo de partículas, poros, teor de argila.
Deixe um comentário