Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Antropogeomorfologia constitui um ramo da geomorfologia que tem como objetivo analisar os impactos nos solos e as alterações no relevo provocadas pela ação humana, com destaque para a instalação de processos erosivos. Estes processos, submetidos à ação contínua dos aspectos deflagradores e sem nenhuma intervenção, apresentam a sua evolução em:

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Gabarito: ANULADA.

 

A banca não justificou o motivo da anulação.

 

Justificativa do Professor: a questão pede para o candidato assinalar a alternativa que apresenta corretamente a evolução dos processos erosivos. No entanto, o enunciado não foi claro na hora de separar os tipos de erosões hídricas (erosão linear e laminar), levando o candidato a fica em dúvida. 

 

GABARITO PRELIMINAR LETRA C

GABARITO DEFINITIVO ANULADA

 

Resolução

 

A Antropogeomorfologia constitui um ramo da geomorfologia que tem como objetivo analisar os impactos nos solos e as alterações no relevo provocadas pela ação humana, com destaque para a instalação de processos erosivos. Estes processos, submetidos à ação contínua dos aspectos deflagradores e sem nenhuma intervenção, apresentam a sua evolução em:

a)  sulcos, escoamento superficial, voçorocas e ravinas.

ERRADA. A evolução descrita pela alternativa está incorreta.  A erosão formada pela ação das águas pluviais, erosão hídrica, pode ser dividida em dois tipos principais, de acordo com a maneira como ocorre o escoamento superficial: a erosão linear, formando sulcos, ravinas e voçorocas; e a erosão laminar. A erosão laminar, também conhecida por erosão superficial é ocasionada pelo escoamento irradiado das águas da chuva, que promovem uma lavagem da superfície do terreno. A erosão linear ocorre devido à concentração do escoamento superficial, que cria ranhuras no solo, em forma de sulcos, que evoluem para as ravinas. Quando a erosão linear é influenciada não somente pela ação das águas superficiais, mas também pelas águas subsuperficiais, ocorre o fenômeno conhecido como voçoroca, que representa o resultado do processo erosivo que remove o solo e os seus nutrientes em um estágio muito avançado.

b)  erosão laminar, sulcos, ravinas e voçorocas.

CORRETA.  A erosão é classificada em quatro grandes grupos, sendo eles: erosão hídrica, erosão eólica, erosão glacial e erosão organogênica. A erosão hídrica, que geralmente é classificada em três tipos principais: erosão superficial ou laminar; erosão interna e erosão linear (sulco, ravina, voçoroca), com relação ao seu estágio de evolução. Esses processos naturais são muitas vezes acelerados, devido ao tipo de uso e ocupação dos solos e vertentes, ocasionando diversas alterações nas propriedades dos solos e paisagísticas.

Nos processos erosivos provocados pela ação das chuvas desenvolvem-se primeiramente a erosão dita superficial ou laminar, evoluindo para a formação de sulcos, que por sua vez transformam-se em ravinas para no fim atingir um estado impactante, as voçorocas, estas, no geral, atingem o lençol freático.

c)  ravinas, erosão laminar, sulcos e voçorocas.

ERRADA. As erosões são classificadas conforme a sua intensidade, sendo segmentadas em erosão laminar, sulcos erosivos, ravinas e voçorocas. A erosão laminar diz respeito a lavagem dos solos (retirada da camada superficial de sedimentos) pela água das chuvas ou pelos ventos; os sulcos erosivos são as estratificações ou “caminhos” deixados pela água nos solos; as ravinas são buracos ou danificações mais severos; e as voçorocas manifestam-se quando a erosão é profunda a ponto de atingir o lençol freático.

d)  escoamento superficial, voçorocas, erosão laminar e ravinas.

ERRADA. Os sulcos representam o estágio inicial da erosão linear, sendo o resultado do aumento da tensão de cisalhamento que ocorre com o desenvolvimento da erosão laminar (ocorre antes dos sulcos), elevando a capacidade de desagregação do solo. As ravinas são a evolução dos sulcos, formadas pela concentração do escoamento superficial que aumenta o raio hidráulico e o perímetro molhado dos sulcos, resultando em sulcos profundos e alongados.

As voçorocas são o terceiro estágio da erosão linear, formadas pela evolução das ravinas, sendo canais profundos erodidos pelo fluxo da água, podendo ocorrer em solos intemperizados, apresentando formato retangular ou seção transversal em forma de V.

e)  sulcos, erosão laminar, voçorocas e ravinas.

ERRADA. A sequência evolutiva descrita pela alternativa está incorreta.  Os agentes responsáveis causadores da erosão pela água são classificados em: erosão laminar, voçorocas, sulcos e ravinas.

A erosão laminar é provocada pelo carregamento do material superficial desgastando o solo.

Na erosão em sulcos, o material é transportado pelo escoamento e desgaste do solo formando “cortes” aumentando no decorrer do tempo.

As ravinas ocorrem quando a água se escoa pela declividade do terreno abrindo cavidades maiores ao longo do tempo.

As voçorocas ocorrem pela a somatória do conjunto de vários tipos de erosão, que atingem o lençol freático por meio da infiltração da água no solo, obstruídas por uma faixa de material impermeável, dando passagem ao escoamento da água sobre a superfície se agravando nas encostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *