A figura a seguir representa as placas tectônicas que compõem a crosta terrestre. O movimento dessas placas está indicado por setas. Na figura estão plotados alguns pontos geográficos (de I a V).
Considerando as consequências advindas da deriva dos continentes (dinâmica tectônica) e a localização geográfica dos pontos I a V, assinale a afirmativa correta.
- A) O ponto I se refere à falha de San Andres e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Nazca e a Norte-americana.
- B) O ponto II se refere à Cordilheira dos Andes e é resultado do movimento entre as placas conservativas do Pacífico e a Sul-americana.
- C) O ponto III se refere à Dorsal Mesoatlântica e é resultado do movimento entre as placas divergentes Africana e a Sul-americana.
- D) O ponto IV se refere à fossa abissal do Atlântico Norte e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Norte-americana e a Europeia.
- E) O ponto V se refere ao Himalaia e é resultado do movimento entre as placas divergentes Arábica e Indiana.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O ponto III se refere à Dorsal Mesoatlântica e é resultado do movimento entre as placas divergentes Africana e a Sul-americana.
Considerando as consequências advindas da deriva dos continentes (dinâmica tectônica) e a localização geográfica dos pontos I a V, assinale a afirmativa correta.
a) O ponto I se refere à falha de San Andres e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Nazca e a Norte-americana.
Item INCORRETO. O ponto I se refere à falha de San Andres e é resultado do movimento transformante entre as placas (placas deslizando uma do lado da outra) do Pacífico e a Norte-americana.
b) O ponto II se refere à Cordilheira dos Andes e é resultado do movimento entre as placas conservativas do Pacífico e a Sul-americana.
Item INCORRETO. O ponto II se refere à Cordilheira dos Andes e é resultado do movimento entre as placas convergentes (placas vão uma de encontro a outra) de Nazca e a Sul-americana.
c) O ponto III se refere à Dorsal Mesoatlântica e é resultado do movimento entre as placas divergentes Africana e a Sul-americana.
Item CORRETO. No ponto III as placas Africana e a Sul-americana realizam movimento divergente, ou seja, uma se afasta da outra (limite construtivo). O resultado desse afastamento é a criação de uma crosta oceânica que na verdade é uma falha geológica conhecida por Dorsal Mesoatlântica.
Desse modo, este é o GABARITO da questão.
d) O ponto IV se refere à fossa abissal do Atlântico Norte e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Norte-americana e a Europeia.
Item INCORRETO. O ponto IV se refere à Dorsal Mesoatlântica e é resultado do movimento entre as placas divergentes Norte-americana e Europeia.
e) O ponto V se refere ao Himalaia e é resultado do movimento entre as placas divergentes Arábica e Indiana.
Item INCORRETO. O ponto V se refere ao Himalaia e é resultado do movimento entre as placas convergentes Europeia e Indiana.
Deixe um comentário