A geomorfologia fluvial é um ramo da geomorfologia que compreende de maneira abrangente o estudo dos cursos de água e, mais recentemente, a atuação do homem nas modificações dos ambientes fluviais. Assinale a opção que contém exclusivamente formas ou feições associadas aos ambientes fluviais.
- A) talvegue e barra de meandro
- B) dolina e uvala
- C) matacão e tor
- D) inselberg e fragmatopoma
Resposta:
A alternativa correta é letra A) talvegue e barra de meandro
Resolução
GABARITO LETRA A
A geomorfologia fluvial é um ramo da geomorfologia que compreende de maneira abrangente o estudo dos cursos de água e, mais recentemente, a atuação do homem nas modificações dos ambientes fluviais. Assinale a opção que contém exclusivamente formas ou feições associadas aos ambientes fluviais.
a) talvegue e barra de meandro
CORRETA. A alternativa descreve corretamente duas feições associadas aos ambientes fluviais. Talvegue é a linha por onde correm as águas no fundo de um vale, definida pela interseção dos planos das vertentes. Assim se denomina, também, o canal mais profundo do leito de um curso d’água. Observe a imagem abaixo.
Fonte;http://homepage.ufp.pt
Um meandro é um de uma série de curvas sinuosas regulares, curvas, loops, voltas ou enrolamentos no canal de um rio, riacho ou outro curso de água. É produzido por um riacho ou rio que balança de um lado para o outro à medida que flui através de sua planície de inundação ou muda seu canal dentro de um vale. Já a barra de meandro é uma barra fluvial formada pela adição lenta, muitas vezes episódica, de acréscimos individuais de sedimentos não coesivos na margem interna de um meandro pela migração acompanhante do canal em direção a sua margem externa. Observe a imagem abaixo.
Fonte;http://homepage.ufp.pt
b) dolina e uvala
ERRADA. A dolina pode ser caracterizada como uma depressão fechada circular ou semicircular (bastante deprimidas em relação ao nível de base local) associada a rebaixamento topográfico coadjuvado por fenômenos cársticos de sub-superfície. Outro fator importante para a identificação deste tipo de relevo diz respeito ao seu processo de formação, evidenciado pela susceptibilidade da rocha à dissolução química. A uvala é uma depressão alongada em terreno cárstico, podendo ter mais de 100m de profundidade e 1.000m de extensão, formada pelo abatimento de teto de caverna ou pela coalescência de dolinas. Observe as duas imagens abaixo.
Fonte;http://homepage.ufp.pt
c) matacão e tor
ERRADA. Matacões são blocos arredondados de dimensões variadas superiores a 25,6 cm, resultantes do desgaste ou esfoliação esferoidal. A esfoliação esferoidal ou “acebolamento” decorre do intemperismo concentrado nas zonas de fraqueza dos maciços rochosos, isto é, em fraturas e outras estruturas, transforma os grandes blocos em feições menores que, aos poucos, têm seus vértices eliminados a ponto de se tornarem arredondados. Observe a imagem abaixo.
Os tors são afloramentos isolados de rocha, sendo onipresentes em terrenos graníticos, e particularmente, embora não exclusivamente, associados a relevos com topografia elevadas. A forma e tamanho dos tors são extremamente variados e controlados por padrões de fraturas. Observe a imagem abaixo.
d) inselberg e fragmatopoma
ERRADA. Os Inselbergs são feições geomorfológicas que se destacam no local onde se situam. As formas residuais geralmente são rochosas e desprovidas de manto de alteração. Suas dimensões são variáveis (pequenas ou grandes). São rodeados por superfície de erosão mais baixas, podendo ocorrer como uma colina isolada ou num grupo residual de colinas. Observe a imagem abaixo.
A fragmatopoma ( Phragmatopoma) caracteriza-se por formar recifes ou aglomerados de tubos compactos. Essas construções sobre rochas intermareais, com influência de abrasão de areia, formam arrecifes constituídos por vários tubos e, consequentemente, por indivíduos, formando micro-habitat. Os poliquetas construtores de tubos sintetizam uma substância mineralizada para formação das estruturas, e os sabelarídeos utilizam partículas que retiram da água para produção de cimento, no qual une as partículas. Nos costões rochosos, há uma diversidade de organismos sésseis que compõe essa biota, como mexilhões, cracas, animais coloniais e macroalgas, abrigando inúmeros invertebrados vágeis e sésseis. Observe a imagem abaixo.
Deixe um comentário