Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Serra do Mar se estende paralelamente ao litoral por cerca de 1.500 km, desde o vale do Rio Itajaí (SC) até a região de Campos dos Goytacazes (RJ). Trata-se de um conjunto de escarpas controladas por falhas e com graus diferenciados de dissecação, que finaliza o Planalto Atlântico na linha de costa com um horst. A configuração da Serra do Mar pode ser observada nos perfis a seguir, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

(Adaptado de Yociteru Hasui, Celso Dal Ré Carneiro, Fernando Flávio Marques de Almeida e Andrea Bartorelli, Geologia do Brasil. São Paulo: Beca, 2012.)

A partir dos seus conhecimentos sobre os aspectos geológicos e geomorfológicos da Serra do Mar, indique a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A Serra do Mar originou-se com a ruptura das placas tectônicas sul-americana e africana, que ocasionou um conjunto de blocos falhados (soerguidos e rebaixados), formando ilhas, pois os grabens foram recobertos pela água do mar.

Questão que exige conhecimentos básicos sobre geologia e geomorfologia.

Antes de partirmos para os itens, uma breve revisão.

Há cerca de 150 milhões de anos, com a ruptura do supercontinente Gondwana, iniciou-se a separação dos blocos continentais da América do Sul e da África que formaram o oceano Atlântico. Observe na figura abaixo como esse distanciamento provoca uma série de falhas em que se tenciona algumas partes da placa para baixo (Graben) enquanto outras são soerguidas (Horst). É esse movimento tectônico divergente explica a estrutura da Serra do Mar e a formação de ilhas na costa brasileira.   

 

Movimento divergente de placas tectônicas dando abertura à formação dos mares e oceanos.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/serra-do-mar.htm

 

Acompanhe as respostas.

 

A) A Serra do Mar é formada predominantemente por áreas falhadas compostas por rochas basálticas. A origem dessas rochas está relacionada à ruptura das placas tectônicas, o que resultou na abertura do Oceano Atlântico.

 

Item ERRADO. As rochas basálticas são de origem vulcânica e não da ruptura (movimento divergente) de placas tectônicas.

 

B) A Serra do Mar é formada por rochas sedimentares que apresentam, em sua estrutura, falhas e fraturas. No período chuvoso, a infiltração aumenta o peso do material, desencadeando processos gravitacionais denominados movimentos de massa.

 

Item ERRADO. Nos maciços da Serra do Mar encontram-se alguns tipos de rochas metamórficas e magmáticas (ou ígneas). Essas rochas originam-se de movimentos tectônicos, como os dobramentos antigos iniciados na era paleozoica.

 

C) A Serra do Mar originou-se com a ruptura das placas tectônicas sul-americana e africana, que ocasionou um conjunto de blocos falhados (soerguidos e rebaixados), formando ilhas, pois os grabens foram recobertos pela água do mar.

 

Item CORRETO. Observe na figura da questão que a formação serrana possui oscilações e apresenta altitudes irregulares. É daí que se formam as ilhas (Horst) com a “invasão” do mar nas partes mais rebaixadas (Grabens) desses planaltos. 

 

D) A Serra do Mar tem sua gênese associada a processos similares à origem da Cordilheira dos Andes, que, com a convergência das placas sulamericana e africana, ocasionou a formação de dobramentos e falhamentos hoje estabilizados.

 

Item ERRADO. No caso da Cordilheira dos Andes as Placas Sulamerica e Nazca estão convergindo e elevando a montanha. Já na Serra do Mar, as placas Sulamerica e Africana estão divergindo, ou seja, em movimento contrário. 

 

Gabarito: alternativa C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *