Acerca da geomorfologia, julgue o item a seguir.
A geomorfologia como apoio ao estudo ambiental precisa utilizar os subsídios técnicos de natureza morfológica e fisiológica, além de incorporar as relações político-econômicas como determinantes das resultantes processuais e derivações espaciais.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Essa é a típica questão que utiliza palavras difíceis em conceitos simples para tentar confundir os candidatos.
Vamos analisar a assertiva por partes e revisar brevemente o conteúdo.
- “A geomorfologia como apoio ao estudo ambiental precisa utilizar os subsídios técnicos de natureza morfológica e fisiológica, (...)”
A geomorfologia é a ciência que estuda as diferentes formas do relevo. Na imagem a seguir, relembramos as principais formações terrestres e oceânicas.
Reprodução da internet – Página: Geografia News (Facebook)
Nos estudos ambientais sobre a natureza morfológica do relevo, leva-se em conta tanto os fatores endógenos (internos), como o tectonismo e o vulcanismo, quanto os fatores exógenos (externos), como o intemperismo e as erosões. Esses processos intercalados afetam diretamente a fisiologia da paisagem, ou seja, a maneira como o relevo vai sendo moldado ao longo das eras geológicas em diferentes contextos climáticos. A figura a seguir ilustra essa dinâmica.
Reprodução da internet – Disponível em: https://quizizz.com/admin/quiz/5ed80b6dd65d13001cc9d8e3/relevo-agentes-transformadores-estrutura-e-formas
É diante desse sistema em constante transformação que construímos nossas casas, estradas, pontes, industrias, etc. Entretanto, quando esses projetos deixam de levar em conta os estudos ambientais, aumenta-se significativamente o risco de “tragédias” como os deslizamentos de morros e as inundações em áreas urbanas.
Na segunda parte da assertiva complementa-se a seguinte ideia:
- “(...) além de incorporar as relações político-econômicas como determinantes das resultantes processuais e derivações espaciais.”
Em geral, podemos observar que atualmente nas grandes cidades os grupos em maior vulnerabilidade social residem nas áreas com maiores riscos ambientais, como as margens de rios e as encostas de morros. É dessa forma, por exemplo, que se associam as características políticas, econômicas e culturais da sociedade com a ocupação humana nas diversas formas de relevo da superfície terrestre ou, como a banca preferiu abordar, as resultantes processuais e as derivações espaciais.
Portanto, gabarito: CERTO.
Deixe um comentário