Acerca das forças atuantes no relevo terrestre, julgue o item seguinte.
Os processos exógenos dividem-se em físicos e químicos, e alteração das rochas passa pela ação física e química, denominada intemperismo ou meteorização.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Gabarito Preliminar: CERTO
Gabarito Definitivo: ANULADA
Justificativa da Banca: A redação do item prejudicou seu julgamento objetivo, uma vez que os processos exógenos se dividem em físicos, químicos e biológicos.
Justificativa do Professor: A questão versa sobre a divisão dos processos exógenos e intemperismo. O que prejudicou o item foi a falta de descrição da classificação biológica entre as demais divisões. Por esse motivo a questão foi anulada.
Os processos químicos, físicos e biológicos que ocorrem na crosta terrestre transformam e modelam o que os agentes internos produziram. Esses processos são denominados agentes externos ou exógenos e dependem do ar (vento), da temperatura e da água (sólida, líquida e gasosa). A alteração das rochas e do solo devido à ação de agentes externos chama-se intemperismo.
Pode ser:
✓ físico ou mecânico (atuação mecânica da água, do vento, da temperatura);
✓ químico (quando sua constituição é alterada);
✓ biológico (ação dos seres vivos).
*Intemperismo físico: Consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes ordenados de forma coesa e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua. Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros.
*Intemperismo químico: É caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas. O ambiente em que as rochas se formam costuma ser diferente da superfície terrestre. Dessa forma, quando essas formações rochosas afloram, encontram condições e elementos como água e oxigênio que tornam os seus minerais quimicamente instáveis. Assim, para se estabilizarem, eles passam por transformações químicas, alterando assim a sua composição. Pode-se observar, nesses casos, a modificação dos solos ou das rochas, quando esses mudam as suas aparências ou sua composição, ficando mais úmidos ou mais secos, por exemplo.
*Intemperismo biológico: É o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das Árvores as ações de bactérias entre outros.
Deixe um comentário