“Ao norte do Maciço da Borborema, no Nordeste Brasileiro, vários campos de inselbergues caracterizam as depressões sertanejas. […] Em Quixadá, no estado do Ceará, ocorre um dos mais representativos campos de inselbergues do Brasil.”
Maia, R. P. et al. Revista Brasileira de Geomorfologia, São Paulo, v.16, n.2, (Abr-Jun), p.239-253, 2015.
Considerando as relações entre os aspectos do relevo, a estrutura geológica e as condições geoambientais presentes nos campos de inselbergues supracitados, atente para as seguintes afirmações:
I. Esses relevos ocorrem principalmente em áreas de intrusões graníticas que atualmente estão sendo exumadas pela erosão diferencial.
II. Todas essas ocorrências estão associadas a um embasamento sedimentar, resultante de intrusões que afetaram a Província Borborema no Pré-Cambriano.
III. Os inselbergues podem ser considerados como massas rochosas, em geral côncavo-convexas ou fraturadas, formadas pela exposição subaérea de um batólito granítico.
É correto o que se afirma em
- A) I e II apenas.
- B) I e III apenas.
- C) II e III apenas.
- D) I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I e III apenas.
Resolução
GABARITO LETRA B
Maia, R. P. et al. Revista Brasileira de Geomorfologia, São Paulo, v.16, n.2, (Abr-Jun), p.239-253, 2015.
CORRETA. Os inselbergs constituem as principais unidades morfológicas em formato dômico e agrupados, com vertentes de inclinação bem acentuadas. Ocorrem principalmente em áreas de intrusões graníticas que atualmente estão sendo exumadas pela erosão diferencial. Essas unidades morfológicas são caracterizadas por intensos processos intempéricos, tanto físico quanto químico, onde as combinações destes processos com as características litológicas e estruturais locais, que correspondem a rochas graníticas pertencentes a Província da Borborema, juntamente com as condições climáticas locais que influenciam no desenvolvimento de diversas feições como tafoni, depósito de talude, matacões e caneluras.
ERRADA. Os inselbergs são modelos de macrodomos cristalinos dentro do conjunto do território brasileiro sujeitos a evolução topográfica, geomorfológica e ecológica diferenciadas, sendo constituições cristalinas predominantes no semiárido nordestino. Essas formas de relevo constituem-se em uma colina de vertentes íngremes, elevando-se abruptamente em terrenos planos. Em sua origem, deve-se considerar que a evolução de uma região no decorrer do tempo geológico sofre o impacto de grandes mudanças climáticas
Os inselbergs encontrados em Quixadá, fazem parte de uma mesma ocorrência característica na porção setentrional do Nordeste brasileiro. Esses inselbergs estão associados a um mesmo embasamento ígneo ou magmático, resultante de intrusões graníticas que afetaram a Província Borborema a partir de várias orogenias que ocorreram no Pré-Cambriano. Sob a ótica da geomorfologia, a formação daquele sítio com feições do Quartenário,período correspondente a 2,7 milhões de anos, é resultante de uma evolução complexa elonga da erosão diferencial (embasamento cristalino aos processos de intemperismo químico e físico).
CORRETA. Os inselbergs são modelos de macrodomos cristalinos dentro do conjunto do território brasileiro sujeitos a evolução topográfica, geomorfológica e ecológica diferenciadas, sendo constituições cristalinas predominantes no semiárido nordestino. Ao norte do Maciço da Borborema, no Nordeste Brasileiro, vários campos de inselbergues caracterizam as depressões sertanejas. Em Quixadá, no estado do Ceará, ocorre um dos mais representativos campos de inselbergues do Brasil. Trata-se de diversas massas rochosas em geral côncavo-convexas ou fraturadas, formada pela exposição subaérea de um batólito granítico. Comumente inselbergues apresentam escarpas íngremes, fato que impossibilita a permanência da alteração superficial resultando no afloramento contínuo do embasamento.
Logo, os itens I e III estão corretos e o item II está errado.
Deixe um comentário