As águas subterrâneas ocupam os vazios das formações rochosas e das camadas do solo. O processo mais importante de recarga das águas subterrâneas é a infiltração, cujo movimento é controlado pela força gravitacional e pelas características dos materiais rochosos presentes.
As opções a seguir apresentam alguns fatores que favorecem o processo de infiltração, à exceção de uma.
Assinale-a.
- A) As áreas vegetadas, porque as raízes abrem caminho para a água descendente no solo.
- B) Os solos e os sedimentos arenosos, devido à presença de materiais porosos e permeáveis.
- C) O adensamento das construções no espaço urbano, o que impermeabiliza o solo e acelera o escoamento superficial.
- D) As encostas de declives suaves, porque diminuem a velocidade do escoamento superficial, o que aumenta a infiltração.
- E) O regime pluviométrico, porque as chuvas sendo regularmente distribuídas ao longo do ano promovem um volume de recarga maior.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O adensamento das construções no espaço urbano, o que impermeabiliza o solo e acelera o escoamento superficial.
Resolução
GABARITO LETRA C
a) As áreas vegetadas, porque as raízes abrem caminho para a água descendente no solo.
CORRETA. As áreas vegetadas têm o solo permeável e poroso. A vegetação ajuda a infiltração e as raízes desempenham papel-chave levando água para abastecer o lençol freático. Na comparação, áreas sem vegetação com solo compactado (ou com plantas de raízes pequenas como pasto) têm um escoamento superficial com erosão e também evaporação da água sem permitir infiltração profunda. Da mesma forma, áreas impermeabilizadas com asfalto e cimento não permitem infiltração da água. A relevância da vegetação também está relacionada com a qualidade dos solos, água e ar.
b) Os solos e os sedimentos arenosos, devido à presença de materiais porosos e permeáveis.
CORRETA. O solo arenoso é aquele que possui textura leve e se destaca pela grande proporção de areia em sua composição (70%) e pequena parte de argila (menos de 15%). São leves, permeáveis, baixa capacidade de retenção de água e de matéria orgânica.
Em solos arenosos, com grandes espaços porosos, pode-se esperar mais alta velocidade de infiltração que nos limosos ou argilosos, que têm relativamente menos espaços porosos. A velocidade de infiltração é também afetada pela variação na estrutura do perfil: se um solo arenoso tem logo abaixo uma camada pouco permeável de argila, pode-se esperar alta velocidade de infiltração até que a camada arenosa fique saturada, e, desse momento em diante, infiltração menor, em virtude da camada argilosa.
c) O adensamento das construções no espaço urbano, o que impermeabiliza o solo e acelera o escoamento superficial.
ERRADA. Em condições naturais a água que não infiltra, ou pelas características do terreno ou pelo solo já encharcado, escoa em direção às drenagens, aumentando sua vazão de pico. O aumento significativo da impermeabilização do solo nas cidades ocasiona a diminuição da taxa de infiltração das águas pluviais e o aumento do escoamento superficial. Associando a estes fatores a deficiência dos sistemas de drenagem urbana, nota-se a ocorrência de alagamentos e inundações.
d) As encostas de declives suaves, porque diminuem a velocidade do escoamento superficial, o que aumenta a infiltração.
CORRETA. Os declives suaves são favoráveis a infiltração da água e a redução do deflúvio após as precipitações pluviométricas. Pereira (2006) relata que a declividade do solo pode, indiretamente, afetar a taxa de infiltração. Declives íngremes resultarão em aumento do runoff (escoamento superficial da água), diminuindo a quantidade de tempo em que a água estará disponível para infiltração. Em contraste, declives suaves diminuem o runoff e aumentam o tempo para o processo de infiltração.
e) O regime pluviométrico, porque as chuvas sendo regularmente distribuídas ao longo do ano promovem um volume de recarga maior.
CORRETA. O modo como o total da precipitação é distribuído ao longo do ano é um fator decisivo no volume de recarga da água subterrânea, em qualquer tipo de terreno. Chuvas regularmente distribuídas ao longo do tempo promovem uma infiltração maior pois, desta maneira, a velocidade de infiltração acompanha o volume de precipitação. Ao contrario, chuvas torrenciais favorecem o escoamento superficial direto, pois a taxa de infiltração é inferior ao grande volume de água precipitada em curto intervalo de tempo.
Deixe um comentário