“As formas de relevo da Terra resultam de mecanismos que atuam para aumentar ou rebaixar sua superfície” (PETERSON; SACK; GABLER, 2019). Em relação aos processos geomorfológicos endógenos e exógenos, assinale a alternativa correta.
- A) Processos geomorfológicos que se originam dentro da Terra são chamados de exógenos
- B) Processos geomorfológicos que se originam fora da Terra são chamados de endógenos
- C) Processos ígneos e tectônicos constituem os processos geomórficos exógenos
- D) Alguns agentes exógenos comuns são a água corrente, o vento e o gelo
- E) Os processos endógenos tendem a diminuir o relevo ao erodir materiais rochosos
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Alguns agentes exógenos comuns são a água corrente, o vento e o gelo
Fonte:Elaborado pelo Professor
Resolução
GABARITO LETRA D
“As formas de relevo da Terra resultam de mecanismos que atuam para aumentar ou rebaixar sua superfície” (PETERSON; SACK; GABLER, 2019). Em relação aos processos geomorfológicos endógenos e exógenos, assinale a alternativa correta.
a) Processos geomorfológicos que se originam dentro da Terra são chamados de exógenos
ERRADA. Os agentes endógenos do relevo são aqueles que agem a partir de processos originados no interior da Terra, de forma a exercerem impactos ou alterações na superfície. Basicamente, todos eles estão associados ao movimento das placas tectônicas.
Nas áreas de encontro entre duas diferentes placas tectônicas, surgem as mais variáveis formas de relevo. Quando duas se separam e se distanciam uma da outra, surgem as dorsais oceânicas, com uma grande cadeia de montanhas no fundo do oceano. Nas áreas em que as placas se encontram, há a formação de montanhas, além de vulcanismos e terremotos. Os tremores de terra também ocorrem quando as placas se deslocam unilateralmente.
De maneira geral, podemos subdividir os efeitos dos agentes endógenos do relevo em dois tipos: os movimentos orogênicos e os epirogênicos. A orogênese corresponde ao conjunto de movimentos que resultam no processo de constituição e elevação das áreas montanhosas, por meio da “dobra” do relevo em áreas de encontro entre duas placas tectônicas. Já a epirogênese equivale aos movimentos de deslocamento vertical do relevo, geralmente em áreas mais estáveis e em uma velocidade muito menor, tanto para cima (soerguimento) quanto para baixo (subsidência).
b) Processos geomorfológicos que se originam fora da Terra são chamados de endógenos
ERRADA. Os agentes exógenos ou externos de transformação do relevo atuam, principalmente, com o processo de desgaste das composições superficiais, o que faz com eles também sejam chamados de agentes modeladores ou esculpidores. Os principais elementos da natureza que exercem essa função são os componentes da atmosfera e da hidrosfera: a água das chuvas e dos rios, a força dos ventos, as variações de temperatura, o gelo, etc. Dentre eles, a ação da água é a mais preponderante no desgaste da morfologia terrestre.
c) Processos ígneos e tectônicos constituem os processos geomórficos exógenos
ERRADA. Os chamados agentes formadores de relevo internos, ou endógenos, são classificados em três tipos: vulcanismo, abalos sísmicos e tectonismo.
Vulcanismo
A ação do vulcanismo vai além das famosas erupções vulcânicas, que acontecem de tempos em tempos. Há a ação contínua do magma – material quente e pastoso existente no centro da terra –, que ascende às brechas existentes entre as placas tectônicas do planeta.
Abalos sísmicos
Os abalos sísmicos estão diretamente relacionados com o próximo agente modelador, o tectonismo, já que a movimentação das placas tectônicas é que causa os abalos sísmicos.
Ele acontece quando as placas tectônicas se afastam, se juntam ou mesmo se movimentam de modo lateral, raspando uma na outra.
Tectonismo
Qualquer movimento no magma da terra é considerado um tipo de tectonismo. Existem dois tipos de tectonismo, são eles:
Epirogênese: de maior duração;
Orogênese: de menor duração.
O tectonismo é o agente transformador de relevo responsável pelo surgimento de cordilheiras, montanhas e vulcões.
d) Alguns agentes exógenos comuns são a água corrente, o vento e o gelo
CORRETA. Os agentes formadores de relevo são os responsáveis pela mudança contínua do relevo, como sugere o nome. Existem dois tipos desse agente: o externo, ou exógeno, e o interno, ou endógeno. Entre os agentes formadores de relevo externo, podemos citar o vento, as chuvas, a neve, a mudança de temperatura, os próprios seres vivos, entre outros.
Ventos
Os ventos são um dos principais agentes modeladores de relevo externo. O processo de alteração pelo vento costuma ser lento e gradual, de modo que, com o tempo, novas formações rochosas são criadas.
O vento transporta sedimentos e poeira, causando a erosão em alguns lugares e a sedimentação em outros. Um termo bastante utilizado para se referir a esse agente é a chamada “erosão eólica”.
Água
A água é considerada o agente modelador externo mais importante, já que ela pode ter diferentes origens. Ela pode ter diferentes origens – fluvial, glacial ou pluvial . Por ser um elemento erosivo, a ação da água causa mudanças significativas no solo e no relevo.
Gelo
O derretimento das geleiras resulta na chamada erosão glacial. Quando essa neve derrete, ela molda o solo da região. Além disso, ela também pode causar o congelamento do solo.
e) Os processos endógenos tendem a diminuir o relevo ao erodir materiais rochosos
ERRADA. Os agentes exógenos do relevo – também chamados de agentes externos – são aqueles que atuam acima da superfície, modificando-a gradualmente pelo desgaste, na maior parte dos casos, das composições geomorfológicas superficiais. Por esse motivo, esses elementos citados são, por vezes, chamados de agentes intempéricos ou agentes erosivos.
A água é um dos elementos naturais que mais provocam desgaste nos solos e nas formas de relevo, intensificando, muitas vezes, processos de sedimentação, ou seja, a transformação de grandes corpos rochosos em pequenas partículas, que são posteriormente transportadas.
Deixe um comentário