As rochas magmáticas são aquelas que surgem a partir do resfriamento e da solidificação do magma. Esse processo pode ocorrer abaixo da superfície (processo lento) ou sobre a superfície (processo rápido), tendo, assim, características diferenciadas conforme o seu tipo de formação. Os processos de resfriamento lento e rápido originam, respectivamente, rochas magmáticas do tipo:
- A) extrusivas e vulcânicas.
- B) intrusivas e metamórficas.
- C) tectônicas e orogenéticas.
- D) plutônicas e vulcânicas.
- E) vulcânicas e plutônicas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) plutônicas e vulcânicas.
Gabarito: LETRA D
Resolução
Gabarito: LETRA D
As rochas magmáticas são aquelas que surgem a partir do resfriamento e da solidificação do magma. Esse processo pode ocorrer abaixo da superfície (processo lento) ou sobre a superfície (processo rápido), tendo, assim, características diferenciadas conforme o seu tipo de formação. Os processos de resfriamento lento e rápido originam, respectivamente, rochas magmáticas do tipo:
a) extrusivas e vulcânicas.
ERRADA. A primeira descrição está incorreta. As rochas magmáticas ou ígneas classificam-se em dois tipos principais: intrusivas ou plutônicas, que se formaram internamente, como o granito e o diabásio; e extrusivas ou vulcânicas, que se formaram na superfície, como o basalto. Algumas dessas rochas magmáticas são utilizadas como rochas ornamentais ou na construção civil, como o granito, por exemplo.
b) intrusivas e metamórficas.
ERRADA. A segunda descrição está incorreta. As rochas ígneas – também chamadas de rochas magmáticas – são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma. Elas constituem formações geológicas altamente resistentes e com elevado nível de dureza, sendo importantes para a obtenção de minérios e produção de materiais derivados de sua composição.
A rochas ígneas (magmáticas), que podem ser subdivididas em dois tipos principais: as extrusivas e as intrusivas.
- As rochas intrusivas – também chamadas de plutônicas ou fareníticas - são aquelas que se originam no interior da Terra, quando o magmapenetra por entre as fissuras das rochas e solidifica-se. Como esse processo é mais lento, formam-se rochas mais duras e com formações cristalinas maiores e mais bem definidas, a exemplo do granito, dos ienito e do diorito.
- As rochas extrusivas – também chamadas de vulcânicas ou afaníticas são aquelas que se formam nas camadas mais altas ou na superfície daTerra, geralmente pela expulsão do magma em forma de lava pelos vulcões. Como as temperaturas da superfície são muito menores doque as do interior da Terra, o magma solidifica-se muito mais rapidamente, formando rochas com granulação mais fina, a exemplodo basalto, do riolito e do andesito.
c) tectônicas e orogenéticas.
ERRADA. A alternativa não representa nenhum tipo de rochas magmáticas.
As rochas ígneas ou magmática se formam em centros de expansão, onde as placas tectônicas se afastam, nos limites convergentes (onde acontece subducção) e em pontos quentes. Elas podem ser divididas em intrusivas e extrusivas
Rochas intrusivas: são aquelas que se consolidaram e se solidificaram sem atingir a superfície terrestre, dessa forma seu resfriamento é mais lento, o que ocasiona em maior tempo para o crescimento e formação dos cristais;
Rochas extrusivas: essas rochas se formam na superfície terrestre a partir dos materiais que são ejetados do vulcão, por isso também podem ser chamadas de rochas vulcânicas. Esse material irá sofrer rápido resfriamento, não dando tempo adequado para os grãos se formarem. Sendo assim, os seus grãos são mais finos ou de aparência vítrea.
d) plutônicas e vulcânicas.
CORRETA. Rochas magmáticas são o resultado da cristalização e solidificação das rochas quentes e derretidas. O derretimento se origina nas profundezas da Terra, próximo aos limites ativos da placa ou pontos quentes, e depois sobe em direção à superfície. As rochas ígneas podem se dividir em dois tipos: intrusivas ou extrusivas, dependendo de onde a rocha derretida solidifica.
Rocha magmática intrusiva
Também chamada de plutônica, ocorre no instante em que o magma se prende nas profundezas da Terra. Grandes quantidades de rocha derretida sobem em direção à superfície. Parte do magma pode alimentar vulcões na superfície terrestre, mas a maioria permanece presa abaixo, onde esfria muito lentamente por milhares ou milhões de anos até que se solidifique. O resfriamento lento significa que os grãos minerais individuais têm um tempo muito longo para crescer. Dessa forma, eles tendem a crescer para um tamanho relativamente grande.
Rocha magmática extrusiva
As extrusivas ou vulcânicas são rochas produzidas logo que o magma sai e esfria acima (ou muito próximo) da superfície da Terra. Estas são rochas formadas nos vulcões em erupção e fissuras. O magma, quando a rocha derretida irrompe na superfície, esfria e solidifica quase instantaneamente quando é exposto à temperatura relativamente fria da atmosfera. O resfriamento mais rápido significa que os cristais minerais não têm tempo suficiente para crescer. Assim, essas rochas têm uma textura muito fina ou até vítrea.
e) vulcânicas e plutônicas.
ERRADA. A alternativa inverteu o processo de resfriamento lento e rápido. Durante a formação das rochas magmáticas, quando o resfriamento do magma ocorre dentro da superfície (lento), as rochas são classificadas em intrusivas ou plutônicas, como o granito. Quando esse processo ocorre sobre a superfície(rápido), as rochas originadas são chamadas de extrusivas ou vulcânicas, como o basalto. A principal diferença entre rochas vulcânicas e plutônicas é a granulometria. rochas plutônicas costumam ser mais grossas, enquanto rochas vulcânicas são mais finas.
Deixe um comentário