Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As transformações sofridas pelas rochas podem ser apenas físicas (intemperismo físico), apenas químicas (intemperismo químico) ou combinar ambas, com ou sem a participação de um componente biológico. A partir disso, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

 

Coluna 1

1. Intemperismo físico.

2. Intemperismo químico.

 

Coluna 2

( ) Hidratação, ou seja, entrada de água na estrutura de um mineral.

( ) Cristalização de sais nas descontinuidades das rochas.

( ) Variação da temperatura.

( ) Oxidação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) 2 – 1 – 1 – 2.

Resolução

GABARITO LETRA C

Coluna 1

(2 ) Hidratação, ou seja, entrada de água na estrutura de um mineral.

Intemperismo químico.

No intemperismo químico, as reações químicas transformam rochas e minerais em novas combinações químicas. O principal agente do intemperismo químico é a água, que, absorvendo o CO² da atmosfera, adquire características ácidas. Em contato com a matéria orgânica do solo, essa água fica mais ácida ainda, o que vai facilitar seu trabalho de dissolução de carbonatos e outras substâncias. O intemperismo químico atua através de reações de hidratação, dissolução, hidrólise, acidólise e oxidação.

A hidratação constitui a adição de água num mineral e sua adsorção dentro do retículo cristalino. Certos minerais são passíveis de receber moléculas de água em sua estrutura, transformando-se física e quimicamente. Na hidratação, os minerais expandem-se.

( 1) Cristalização de sais nas descontinuidades das rochas.

As transformações simplesmente mecânicas (fragmentação das rochas e dos grãos minerais) são denominadas intemperismo físico e ocorrem basicamente por adaptações a variações de temperatura e de pressão.

A cristalização de sais é um tipo de intemperismo característicos de regiões áridas quentes. Neste mecanismo, os agentes são os sais, que são precipitados, em virtude da evaporação da água, que volta a superfície por ação capilar. Depois de precipitados eles cristalizam e quando está ocorre em fendas, elas tendem a serem aumentadas graças ao esforço do crescimento dos cristais.

(1 ) Variação da temperatura.

Intemperismo físico.

Consiste basicamente na desagregação da rocha, com separação dos grãos minerais que a compõem e fragmentação da massa rochosa original. As variações de temperatura dilatam e contraem o maciço rochoso, gerando fissuras que com o tempo vão se alargando. No geral esse tipo de intemperismo sofre influência da ação da temperatura, variação de temperatura que leva a expansão/contração.

(2 ) Oxidação.

A oxidação ocorre com todos os minerais que contêm elementos químicos passíveis de serem oxidados, como o ferro. Nos minerais primários, quase sempre o ferro se encontra no estado reduzido, pois os ambientes de formação de rochas duras normalmente não são oxidantes. Em contato com as águas de superfície, no entanto, quase sempre carregadas de oxigênio, esses elementos são oxidados, desestabilizando a estrutura mineral em que estavam. Esta reação é facilmente observada em rochas ornamentais com minerais escuros.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 2 – 1 – 1 – 2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *