Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Com relação ao mapeamento anterior, realizado em 2015, os resultados atuais mostram que houve redução no número de áreas de risco geológico no município, o que se deve a obras de contenção de talude executadas pela prefeitura municipal em locais apontados como risco a movimentos de massa (deslizamentos); já nas áreas afetadas pelas inundações, a limpeza frequente dos córregos minimizou os eventos de inundação, onde também alguns pontos de represamento existentes no passado foram solucionados. Em outros pontos anteriormente indicados não houve nenhuma ocorrência significativa de inundação nos últimos cinco anos, não configurando alto risco. Foram incluídas duas novas áreas de risco no município, sendo elas a Rua Dez – Bairro Alto do Santo Antônio de muito alto risco a deslizamento e um setor de risco muito alto a inundação na Maria do Carmo III – Rio Poxim” (CPRM/SE, 2024). Com base nas informações fornecidas pelo relatório da CPRM/SE de 2024, como as intervenções da prefeitura municipal afetaram o mapeamento de áreas de risco geológico e de inundação no município?

Resposta:

A alternativa correta é letra C) As intervenções reduziram o número de áreas de risco geológico devido à realização de obras de contenção de talude e minimizaram os eventos de inundação por meio da limpeza dos córregos.

Esta questão se baseia em um trecho de um relatório da CPRM (Serviço Geológico do Brasil) de 2024, que discute as ações realizadas pela prefeitura municipal para reduzir os riscos geológicos e de inundação em um município. O enunciado destaca as intervenções feitas, como obras de contenção de talude e limpeza de córregos, e seus efeitos no mapeamento das áreas de risco. A questão exige que o candidato compreenda como essas intervenções impactaram a situação de risco no município. 

 

Vamos analisar as alternativas. 

 

a)  As intervenções aumentaram o número de áreas de risco devido à falta de manutenção adequada das obras de contenção de talude e limpeza dos córregos.

 

INCORRETA: A alternativa aponta que as intervenções aumentaram o número de áreas de risco devido à falta de manutenção adequada, o que não condiz com o relatório. Pelo contrário, as obras e limpezas realizadas pela prefeitura foram descritas como eficazes na redução dos riscos.


b)  As intervenções reduziram o número de áreas de risco geológico, mas não tiveram impacto nas áreas de inundação.

 

INCORRETA: Esta alternativa sugere que as intervenções reduziram as áreas de risco geológico, mas não impactaram as áreas de inundação. No entanto, o relatório menciona que a limpeza dos córregos também minimizou os eventos de inundação.


c)  As intervenções reduziram o número de áreas de risco geológico devido à realização de obras de contenção de talude e minimizaram os eventos de inundação por meio da limpeza dos córregos.

 

CORRETA: Esta alternativa resume com precisão o impacto das intervenções: a redução das áreas de risco geológico devido às obras de contenção de talude e a minimização dos eventos de inundação por meio da limpeza dos córregos.


d)  As intervenções não tiveram impacto significativo no mapeamento das áreas de risco geológico e de inundação no município.

 

INCORRETA: Afirmar que as intervenções não tiveram impacto significativo no mapeamento das áreas de risco está em desacordo com as informações fornecidas, que indicam claramente que as intervenções resultaram em uma redução dos riscos.


e)  As intervenções aumentaram o número de áreas de risco devido à identificação de novos pontos de represamento de água.

 

INCORRETA: Esta alternativa afirma que as intervenções aumentaram o número de áreas de risco devido à identificação de novos pontos de represamento, mas o relatório aponta que alguns pontos de represamento foram solucionados, e as novas áreas de risco estão relacionadas a deslizamentos e inundações, e não a novos pontos de represamento.

 

Portanto, 


Gabarito: Letra C

 

Bibliografia 

 

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Setorização de riscos geológicos: Sergipe. Disponível em: https://www.sgb.gov.br/setorizacao-de-riscos-geologicos-sergipe. Acesso em: 30 ago. 2024.

   
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *