Considerando esses aspectos químicos, dos grupos dos mais comuns minerais formadores de rochas é INCORRETO afirmar:
- A) Os silicatos: formam-se pela combinação de oxigênio (O) e silício ou sílica (Si), configurando a fórmula SiO4 com cátions de outros elementos, por exemplo, a olivina (Mg2SiO4).
- B) Os carbonatos: constituem-se de carbono e oxigênio na forma de ânion carbonato(CO32-) combinado com os elementos cálcio (Ca) ou magnésio (Mg), por exemplo, a calcita (CaCO3) e a magnesita (MgCO3).
- C) Os óxidos são compostos de ânion de oxigênio (O2-) e cátions metálicos, como exemplo, a hematita (Fe2O3).
- D) Os sulfetos são compostos de ânion sulfato (SO42-) e cátions metálicos, como por exemplo a anidrita (CaSO4).
- E) Os elementos nativos, ou seja, um elemento químico não ionizado, o cobre (Cu) por exemplo, bem como os haletos com seus respectivos ânions definidores, cloreto (Cl-), fluoreto (F), brometo (Br-) e iodeto (I -), não são comuns quanto os grupos acima citados.
Resposta:
A resposta correta é a letra D) Os sulfetos são compostos de ânion sulfato (SO42-) e cátions metálicos, como por exemplo a anidrita (CaSO4).
Os grupos mais comuns de minerais formadores de rochas são os silicatos, carbonatos, óxidos e sulfetos. Cada um desses grupos apresenta uma estrutura química específica. Os silicatos, por exemplo, são formados pela combinação de oxigênio (O) e silício (Si), configurando a fórmula SiO4 com cátions de outros elementos, como a olivina (Mg2SiO4).
Já os carbonatos constituem-se de carbono e oxigênio na forma de ânion carbonato (CO32-) combinado com os elementos cálcio (Ca) ou magnésio (Mg), como a calcita (CaCO3) e a magnesita (MgCO3).
Os óxidos, por sua vez, são compostos de ânion de oxigênio (O2-) e cátions metálicos, como a hematita (Fe2O3). Já os sulfetos, como mencionado anteriormente, são compostos de ânion sulfato (SO42-) e cátions metálicos, como a anidrita (CaSO4).
Portanto, a afirmação que é INCORRETA é que os sulfetos são compostos de ânion sulfato (SO42-) e cátions metálicos, pois essa é a definição correta desse grupo de minerais.
É importante notar que a compreensão da estrutura química dos minerais é fundamental para entender a formação das rochas e a geomorfologia, pois esses processos são influenciados pelas propriedades químicas e físicas dos minerais envolvidos.
Deixe um comentário