Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Consistem no transporte de substâncias úteis pelos agentes geológicos superficiais e da subsequente deposição mecânica (depósitos detríticos) ou da precipitação química (depósitos químicos) das substâncias transportadas em lagos, deltas, linhas de praia, planícies aluvionares, plataforma continental etc.

(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, p.457. Adaptado)

As características indicadas correspondem a um tipo genético de depósito mineral do tipo

Resposta:

A alternativa correta é letra E) sedimentar.

Gabarito: LETRA E

 

A questão versa sobre Geologia, solicitando para o candidato assinalar a alternativa correta que apresente um deposito mineral que esteja de acordo com as características indicadas no enunciado. Nesse sentido, vamos analisar as alternativas para encontrar a resposta correta.

 

a)  supérgeno.

ERRADA. Os depósitos minerais derivam da atuação de vários tipos de processos geológicos, geralmente, um depósito mineral forma-se quando os minerais encontram-se em um área acessível a um mecanismo natural de transporte pelo qual os minerais são movidos para fora da fonte onde existe um sítio no qual o agente transportador pode depositar os minerais, todavia o processo que foi dominante na sua geração confere-lhe classificação genética.

O tipo supérgeno abarca um grupo de depósitos cuja sua formação se relaciona às modificações físicas e químicas sofridas pelas rochas domadas ao intemperismo. O desenvolvimento desses depósitos depende da existência prévia de uma rocha adequada, designada de rocha-mãe, sobre o qual agirá a alteração supérgena.

b)  hidrotermal.

ERRADA. Depósitos hidrotermais são formados em associação com soluções salinas quentes. Os depósitos hidrotermais ocorrem em ambientes geológicos diversificados e possuem distintas variações mineralógicas, devido origem através de processos geológicos complexos.

Esses fluidos percorrem um determinado caminho no interior da crosta terrestre e geram diversas mineralizações a partir da solução original, que pode ser muito ou pouco modificada (Skinner, 1997).

c)  magmático.

ERRADA. Depósitos magmáticos são geneticamente relacionados com a evolução de magmas que se alojam na crosta (tanto continental quanto oceânica), hospedando-se em rochas ígneas derivadas da cristalização desse magma.

A classificação das rochas ígneas se faz a partir do ambiente em que o magma se cristaliza. Rochas Ígneas Intrusivas ou Plutônicas (formadas a partir da cristalização lenta do magma em subsuperfície) e as Rochas Ígneas Extrusivas ou Vulcânicas (formadas a partir da cristalização rápida do magma quando chega à superfície da crosta terrestre como lava ou como material piroclástico, que são fragmentos de rochas lançados ao ar durante a erupção vulcânica).

d)  metamórfico.

ERRADA. Os depósitos metamórficos são um tipo de depósito mineral que se forma como resultado do metamorfismo, que é o processo pelo qual rochas são alterados devido a mudanças na temperatura, pressão e ambiente químico. Durante o metamorfismo, rochas pré-existentes sofrem um processo de recristalização, e novas minerais pode crescer em resposta a mudanças em seus arredores. Os depósitos metamórficos podem conter uma ampla gama de minerais, incluindo metais preciosos e básicos, e podem ocorrer em uma variedade de tipos de rochas, como xistos, gnaisses e mármores.

O metamorfismo pode envolver recristalização de minerais preexistentes, mudança na textura (tamanho e arranjo dos grãos) da rocha e cristalização de novos minerais por recombinação de elementos químicos.

e)  sedimentar.

CORRETA. A alternativa descreve corretamente o conceito de depósitos sedimentares abordado pelo o enunciado. As rochas sedimentares costumam ser muito porosas, o que permite que nelas se acumule água. São, por isso, importantes fontes de água subterrânea. Aquelas que possuem água em poros que se interconectam (isso é, que são porosas e permeáveis) constituem aquíferos, ou seja, massa rochosa capaz de armazenar e fornecer água. Arenitos costumam ser ótimos aquíferos.

A deposição de grãos e cristais em ambientes geológicos sedimentares (que geram depósitos sedimentares) pode se dar de duas formas:

Química, onde há precipitação de minerais em soluções aquosas, por meio de íons, em ambientes aquáticos como mares e lagos, devido a saturação de sais minerais e por vezes condições de evaporação. Depende de mudanças físico-químicas, pH, Eh, estado de oxidação, temperatura e atividades biológicas envolvidas.

Clástica, na qual ocorre acumulação física por gravidade, durante os processos de transporte e deposição. Depende da densidade dos materiais depositados e do ambiente em que ocorre, podendo ser continental, transicional e/ou marinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *