Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Moreira & Sene (2017), os processos tectônicos condicionam estruturas na superfície das terras emersas do planeta [que são classificadas em grandes províncias]. ___________________________ são províncias geológicas encontradas nas áreas de consolidação da crosta terrestre e compõem sua formação mais antiga. São constituídas por minerais não metálicos e metálicos encontrados com datação do Proterozoico e início da Era Paleozoica. Já ____________________ são províncias que apresentam elevadas altitudes e forte instabilidade tectônica e podem conter vários tipos de minerais metálicos e não metálicos.

Fonte: MOREIRA, J. C. & SENE, E. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo. Editora Scipione. 2017, p. 122-123. (Adaptado).

A sequência que preenche CORRETAMENTE a descrição das províncias geológicas é:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Escudos cristalinos – dobramentos modernos

Resolução

GABARITO LETRA C

  

 

 

A sequência que preenche CORRETAMENTE a descrição das províncias geológicas é:

 

a)  Bacias sedimentares – dobramentos modernos

ERRADA. A primeira descrição da alternativa está incorreta. As bacias sedimentares são estruturas geológicas resultantes da ação erosiva na etapa de sedimentação, ou seja, são depressões preenchidas ao longo do tempo com sedimentos e rochas como mostrado na figura ao lado. Essas estruturas têm grande importância econômica pelo fato de abrigarem jazidas de recursos minerais energéticos, como o petróleo e o carvão mineral.

Podemos classificar como dobramentos modernos as estruturas originadas no período Terciário provenientes do deslocamento das placas tectônicas que provocam o soerguimento do relevo originando assim as cadeias montanhosas como por exemplo a cordilheira dos Andes na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, onde se encontra o Monte Everest. São chamados assim, pois se observarmos o ponto de vista do tempo geológico, os dobramentos modernos se originaram recentemente com cerca de 250 milhões de anos desde o início de sua formação. Essas estruturas são encontradas em regiões de relativa instabilidade geológica graças ao fato de se originarem do choque e interação entre duas placas tectônicas.

b)  Dobramentos terciários – escudos cristalinos

ERRADA. As duas descrições da alternativa estão incorretas.  Os dobramentos são formados por rochas menos resistentes afetadas por intensos movimentos tectônicos. Forças internas da Terra reparam continentes provocando o enrugamento de suas bordas, dando origem as maiores elevações do planeta. Os dobramentos modernos (terciários) formaram altas cadeias de montanhas na Era Cenozoica no Período Terciário, há cerca de 60 milhões de anos. Por se situarem próximas aos grandes falhamentos, essas cordilheiras, estão sujeitas a terremotos e atividades vulcânicas. Os dobramentos antigos se formaram no Pré-Cambriano e no Paleozoico, períodos geológicos mais antigos.

Já os Escudos Cristalinos são compostos por rochas ígneas ou magmáticas e metamórficas, costumam dar origem a relevos planálticos e pode apresentar ferro, manganês, ouro, alumínio e outras riquezas minerais.

c)  Escudos cristalinos – dobramentos modernos

CORRETA.   As duas sequências preenchem corretamente as lacunas do enunciado.  Os escudos cristalinos constituem a formação mais antiga da crosta terrestre. Nos escudos mais antigos estão os minerais não-metálicos (granito, ardósia etc.). Nos mais recentes estão os metálicos (ferro, manganês, ouro, cobre etc.) por isso os escudos mais recentes são bastante explorados economicamente.

Os dobramentos modernos são estruturas da superfície terrestre (províncias geológicas) formadas a partir do deslocamento das placas tectônicas no começo do período Terciário (início da Era Cenozoica). No atrito entre duas placas, uma delas entra por baixo, levantando (dobrando) a outra. Logo, estes dobramentos modernos são regiões elevadas (picos, montanhas, cordilheiras). O relevo brasileiro não apresenta dobramentos modernos. Como o território do Brasil está localizado no meio de uma placa tectônica, não ocorreu choque de placas no passado.

d)  Escudos cristalinos – planícies

ERRADA. A segunda descrição da alternativa está incorreta. Os escudos cristalinos são rochas ígneas e metamórficas expostas e com relevo geralmente brando, resultante do desgaste das rochas. Os escudos compreendam os primeiros núcleos de rochas emersas surgidos desde o início da formação da crosta terrestre. Já as planícies são relevos onde predomina o processo de sedimentação e, em sua maior parte, situa-se em terras de baixas altitudes (até 100 m), mas podem existir em altitudes maiores. São exemplos as planícies litorâneas, a Amazônica, a da Sibéria, na Ásia, e a Central da América do Norte.

Os autores Terra, Araujo e Guimarães explicam o conceito de planície: "As planícies são formadas em áreas onde predomina o processo de sedimentação, que ocorre constantemente por movimentos das águas do mar, de rios etc."

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *