“Existem vários sistemas usados para dividir a atmosfera em camadas verticais” (PETERSEN, 2019). Assinale a alternativa correspondente ao nome dado a uma camada vertical da atmosfera, de forma incorreta:
- A) Termosfera
- B) Mesosfera
- C) Estratosfera
- D) Troposfera
- E) Astenosfera
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Astenosfera
Resolução
GABARITO LETRA E
“Existem vários sistemas usados para dividir a atmosfera em camadas verticais” (PETERSEN, 2019). Assinale a alternativa correspondente ao nome dado a uma camada vertical da atmosfera, de forma incorreta:
a) Termosfera
CORRETA. A Termosfera é a quarta camada da atmosfera e se estende dos quilômetros 80 a 700. Além disso, a parte inferior desta camada é conhecida como Ionosfera. A Ionosfera é um local onde as temperaturas caem com a altitude, o que ocorre devido à baixa densidade de moléculas.
Uma outra característica da Termosfera é que nesta camada a temperatura tende a variar em relação ao dia e noite, além de conforme as estações e do números de elétrons e íons presentes.
Por fim, se você já ouviu falar em Aurora Boreal e Aurora Austral, saiba que ambas podem ser vistas nesta camada algumas vezes. Outro fato interessante sobre esta camada da atmosfera é que a Estação Espacial Internacional orbita nela.
b) Mesosfera
CORRETA. A Mesosfera é a camada atmosférica que se estende do quilômetro 50 ao 80 e, assim como a Troposfera, as temperaturas diminuem conforme a altitude. Assim, o topo da Mesosfera é considerado o lugar mais frio do sistema Terra e apresenta uma temperatura média de -85ºC. Além disso, é na Mesosfera que as nuvens noctilucentes se formam, uma que a quantidade de vapor d’água quase nula presente no topo dessa camada cria um ambiente propício para este tipo de nuvem.
Por fim, outra característica interessante da Mesosfera é que ela é a camada onde ocorre a grande maioria dos meteoros.
c) Estratosfera
CORRETA. Uma das principais características da Estratosfera é que esta camada é onde se localiza a camada de ozônio. A camada de ozônio é extremamente importante, uma vez que nos protege dos raios ultravioletas do Sol que podem, dentre outros danos à nossa saúde, causar câncer de pele, por exemplo.
Devido a esta radiação ultravioleta, as temperaturas na Estratosfera ficam mais quentes em relação a quanto mais “se sobe” nesta camada.
Outra característica da Estratosfera é que ela se estende dos quilômetros 12 a 50 da Terra e quase não conta com nuvens ou mesmo clima.
d) Troposfera
CORRETA. A primeira camada da atmosfera, ou seja, a localizada mais abaixo, é a Troposfera. Essa camada se caracteriza por ser a parte na qual nós vivemos e se estende a até 12 quilômetros da Terra.
À medida que a distância aumenta, o clima da Troposfera vai ficando mais frio. A cada um quilômetro, a temperatura cai cerca de 6.5ºC.
Outra característica importante da Troposfera é que esta camada contém o ar que as plantas necessitam para realizar a fotossíntese e que os animais necessitam para respirar.
A Troposfera também contém, além disso, praticamente quase todo o vapor d’água e aerossóis, ou seja, aquelas partículas que podem tanto ser sólidas ou líquidas e que estão suspensas na atmosfera. Ainda, é na Troposfera que ocorre a maior parte do clima do Planeta. Assim, praticamente todas as nuvens são geradas por esse clima.
e) Astenosfera
ERRADA. A astenosfera é a camada da Terra formada pela região superior do manto, no qual é composta, principalmente, por rocha sólida. Contudo, devido às grandes quantidades de pressões sofridas e altas temperaturas, ela pode aderir uma forma plástica e fluir. Inclusive, as rochas que são localizadas nessa região são menos densas que na crosta terrestre.
Além disso, a astenosfera sofre influência das correntes de convecção do manto da Terra. E graças a esse fenômeno é que ocorre o movimento das placas tectônicas. Mas, com deslocamento desprezível, para se ter uma ideia, em 10 mil anos, os continentes se movem apenas um quilômetro — isso porque, a cada ano, elas se movimentam, em média, entre 1 e 10 centímetros. Observe a imagem abaixo.
Deixe um comentário