Gramoteino, Rússia – Ao menos 11 pessoas morreram e 46 estão desaparecidas após um acidente nesta quinta-feira (25) em uma mina de carvão na Sibéria, o mais recente caso de tragédia neste setor na Rússia.
(crédito: Alexander Patrin/AFP)
Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2021/11/4965772-acidente-em-mina-de-carvao-na-siberia-deixa-6-mortos-e-49-desaparecidos.html (postado em 25/11/2021 09:13 / atualizado em 25/11/2021 09:27)
A exploração do carvão mineral é uma atividade que marcou a história da humanidade, não somente pela condição econômica, mas também por notícias como a apresentada acima. Essa exploração, além de provocar perdas humanas, geralmente de forma trágica, representa um grande problema no que se refere às questões ambientais. Sobre o carvão mineral e sua exploração, marque a alternativa incorreta.
- A) O carvão mineral é uma rocha sedimentar formada pelo soterramento e compactação de vegetais em ambientes anaeróbicos, passando por um lento processo de formação, a partir do aumento da pressão e da temperatura.
- B) No período Carbonífero da era Paleozóica (aproximadamente 350 milhões de anos atrás), o clima existente em certas regiões do hemisfério meridional possibilitou o desenvolvimento de exuberantes florestas cujos restos vegetais soterrados ao longo do tempo deram origem ao carvão, sendo por isso que, até os dias de hoje, há a predominância desse minério nesse hemisfério.
- C) Sua utilização como recurso energético é antiga, pois os romanos usavam-no para aquecer suas casas. Entretanto, seu uso se intensificou a partir do século XVIII, sendo o recurso energético adotado na primeira fase da Revolução Industrial, na Inglaterra.
- D) Dentre os muitos países que utilizam o carvão mineral como fonte de energia, a China é um país altamente dependente dessa fonte, tendo milhares de minas em seu território, muitas funcionando em péssimas condições, responsáveis anualmente pela morte de milhares de mineiros que ficam soterrados ou se queimam em explosões.
- E) A existência de carvão mineral no Brasil é conhecida desde o século XIX, através dos tropeiros que viajavam pela região Sul, mas sua exploração ganhou impulso a partir da Segunda Guerra Mundial, pela necessidade de substituir combustíveis importados (derivados de petróleo).
Resposta:
A alternativa correta é letra B) No período Carbonífero da era Paleozóica (aproximadamente 350 milhões de anos atrás), o clima existente em certas regiões do hemisfério meridional possibilitou o desenvolvimento de exuberantes florestas cujos restos vegetais soterrados ao longo do tempo deram origem ao carvão, sendo por isso que, até os dias de hoje, há a predominância desse minério nesse hemisfério.
Resolução
GABARITO LETRA B
A exploração do carvão mineral é uma atividade que marcou a história da humanidade, não somente pela condição econômica, mas também por notícias como a apresentada acima. Essa exploração, além de provocar perdas humanas, geralmente de forma trágica, representa um grande problema no que se refere às questões ambientais. Sobre o carvão mineral e sua exploração, marque a alternativa incorreta.
a) O carvão mineral é uma rocha sedimentar formada pelo soterramento e compactação de vegetais em ambientes anaeróbicos, passando por um lento processo de formação, a partir do aumento da pressão e da temperatura.
CORRETA. O carvão mineral é uma rocha sedimentar de origem orgânica, resultante da transformação de antigos vegetais submetidos a certas condições, no decorrer do tempo geológico. Fatores como a pressão, a temperatura, a tectônica (agentes diferenciadores do carvão) e o seu tempo de atuação, determinaram a carbonificação gradativa da matéria original, que sofreu modificações significativas como a perda de O2, H2O e enriquecimento em carbono. Essa formação do carvão levou aproximadamente 200 milhões de anos.
b) No período Carbonífero da era Paleozóica (aproximadamente 350 milhões de anos atrás), o clima existente em certas regiões do hemisfério meridional possibilitou o desenvolvimento de exuberantes florestas cujos restos vegetais soterrados ao longo do tempo deram origem ao carvão, sendo por isso que, até os dias de hoje, há a predominância desse minério nesse hemisfério.
ERRADA. A linha do equador, foi traçado a igual distância dos pólos e divide a Terra horizontalmente em duas partes iguais: o hemisfério Norte, também chamado setentrional ou boreal, e o hemisfério Sul, também chamado meridional ou austral.
No período Carbonífero da era Paleozóica (aproximadamente 350 milhões de anos atrás), o clima existente em certas regiões do hemisfério norte possibilitou o desenvolvimento de exuberantes florestas cujos restos vegetais soterrados ao longo do tempo deram origem ao carvão. Tais florestas também puderam se desenvolver no sul do Brasil.
Os ambientes propícios à formação de carvão são as bacias rasas, estuários, deltas ou pântanos (áreas mal oxigenadas). Lentamente detritos vegetais vão se depositando em uma depressão, como um lago, por exemplo. Estes sedimentos vão tornando-o cada vez mais raso e a vegetação existente nas margens começa a invadi-lo e o lago transforma-se num pântano, onde os restos vegetais cobertos pela água e por sedimentos, lentamente, formam a turfa.
c) Sua utilização como recurso energético é antiga, pois os romanos usavam-no para aquecer suas casas. Entretanto, seu uso se intensificou a partir do século XVIII, sendo o recurso energético adotado na primeira fase da Revolução Industrial, na Inglaterra.
CORRETA. Os romanos usaram madeira e carvão como sua principal fonte de calor. E embora houvesse numerosas reservas de madeira, turfa e carvão no Império Romano, elas eram frequentemente mal distribuídas pelo território.
Os cômodos eram mais aquecidos se braseiros de carvão fossem usados em comparação com o sistema de hipocausto, embora fosse possível usar qualquer tipo de combustível, mesmo de baixa qualidade, como folhas de palha ou videira, bem como a madeira disponível localmente. No mesmo período, o carvão betuminoso chegou a ser usado para aquecer banhos públicos, banhos em fortes militares e as moradias de indivíduos ricos.
A Primeira Revolução Industrial surgiu na Inglaterra, no período 1750 - 1850, estendendo-se posteriormente aos demais países da Europa Ocidental (França, Bélgica, Alemanha etc.), aos EUA e ao Japão.
Nesse processo de industrialização, a produção manual passou a ser mecanizada com máquinas movidas a vapor que usavam carvão como combustível, substituindo fontes tradicionais de energia mecânica, como a roda de água, a roda de vento e a tração animal. Os vapores do progresso transformaram o artesão em funcionário assalariado.
d) Dentre os muitos países que utilizam o carvão mineral como fonte de energia, a China é um país altamente dependente dessa fonte, tendo milhares de minas em seu território, muitas funcionando em péssimas condições, responsáveis anualmente pela morte de milhares de mineiros que ficam soterrados ou se queimam em explosões.
CORRETA. A China experimentou um vertiginoso crescimento econômico nas últimas décadas impulsionado principalmente pela rápida expansão industrial. Ocorre que a matriz energética chinesa é altamente dependente de combustíveis fósseis, principalmente carvão. Desde a década de 1980, o país consome pelo menos metade do carvão produzido no mundo, a maior parte usada para mover suas indústrias.
Para atender ao aumento da demanda, a China agrega por ano 91 gigawatts à sua capacidade instalada de produção de energia, quase "um Brasil" (114 gigawatts). Mesmo investindo muito na geração solar e na eólica, o país não poderá abrir mão do poluente carvão como componente vital de sua matriz energética
A indústria de mineração na China é uma das mais mortíferas do mundo. Ao menos 6.000 mineiros morreram nos últimos anos trabalhando devido aos incêndios, às enchentes nas minas e às explosões. Isso representa 80% das mortes ocorridas nesse setor da indústria, em todo o mundo.
Boa parte das minas não segue a regulação mínima para manter a segurança de seus trabalhadores, e os equipamentos usados são antigos e muitas vezes já danificados. A maioria das 28.000 minas de carvão registradas na China estão obsoletas.
e) A existência de carvão mineral no Brasil é conhecida desde o século XIX, através dos tropeiros que viajavam pela região Sul, mas sua exploração ganhou impulso a partir da Segunda Guerra Mundial, pela necessidade de substituir combustíveis importados (derivados de petróleo).
CORRETA. A descoberta da existência de carvão no Brasil se deu no Estado do Rio Grande do Sul, no atual município de São Jerônimo, em 1795. Santa Catarina possui o único carvão coqueificável do Brasil. Os primeiros sinais do carvão mineral foram observados no início do século XIX, quando os tropeiros, no Sul da Província, notaram que as pedras, ao acenderem o fogo, também queimavam. O início das atividades carboníferas catarinenses aconteceu no final do Século XIX, realizadas por uma companhia britânica que construiu uma ferrovia e explorava as minas.
A indústria do carvão nacional teve, no século passado, períodos de crescimento que coincidiram com momentos de crises internacionais de abastecimento de petróleo, que foram primeiro os anos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial e depois, nas chamadas “Crises do Petróleo” dos anos setenta. Para viabilizar economicamente o carvão nacional pelas siderúrgicas foram construídas usinas termelétricas no Estado de Santa Catarina para consumo do carvão energético.
Deixe um comentário