Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(I) corresponde a movimentos lentos e generalizados da crosta continental, que sofre soerguimentos ou abaixamentos amplos. (II) corresponde a movimentos da superfície terrestre através de enrugamentos ou dobramentos de camadas de rochas sedimentares depositadas nas bacias geossinclinais que margeiam as bordas dos continentes em áreas de encontro de placas.


(Ross, J.L. (org.). Geografia do Brasil. Adaptado)


As lacunas I e II devem ser, correta e respectivamente, preenchidas por:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Epirogênese … Orogênese

 

Resolução

GABARITO LETRA B

 

(I) corresponde a movimentos lentos e generalizados da crosta continental, que sofre soerguimentos ou abaixamentos amplos. (II) corresponde a movimentos da superfície terrestre através de enrugamentos ou dobramentos de camadas de rochas sedimentares depositadas nas bacias geossinclinais que margeiam as bordas dos continentes em áreas de encontro de placas.

  

(Ross, J.L. (org.). Geografia do Brasil. Adaptado)

  

As lacunas I e II devem ser, correta e respectivamente, preenchidas por:

a)  OrogêneseDiaclase

ERRADA. A Orogênese corresponde ao texto II. É caracterizado pelo movimento horizontal de placas tectônicas. Pode ocorrer por convergência (choque), divergência (afastamento) ou transcorrência (arraste lateral). Já Fratura ou diáclase é onde a movimentação tectônica provocou a quebra da rocha sem deslocamentos nítidos entre as partes quebradas.

b)  Epirogênese … Orogênese

CORRETA.  As lacunas I e II são preenchidas corretamernte pela Epirogênese (texto I)  e Orogênese (texto II).

Sabemos que a crosta terrestre encontra-se compartimentada em inúmeros blocos, conhecidos como placas tectônicas. Graças aos movimentos de convecção do magma terrestre, encontra-se em constantes movimentos, que ocorrem de diversas formas e, conforme se manifestam, provocam diferentes consequências.

Para melhor compreender os movimentos tectônicos, bem como os processos a eles relacionados, os cientistas classificaram-nos em duas formas diferentes, chamadas de movimentos orogenéticos e epirogenéticos ou, simplesmente, orogênese e epirogênese.

Orogênese é quando os movimentos tectônicos ocorrem horizontalmente, sendo responsáveis pela constituição das cadeias montanhosas. A palavra orogênese deriva de oro (montanhas) e gênese (formação). Além das cadeias de montanhas e dobramentos no relevo, a orogenia também é responsável pelo surgimento das falhas geológicas. A orogênese costuma acontecer em uma velocidade elevada (em comparação com as demais transformações terrestres) e ocorrem em terrenos ou regiões geologicamente recentes e, por isso, instáveis.

Epirogênese é quando os movimentos tectônicos ocorrem verticalmente, não provocando falhas geológicas. Quando esse deslocamento vertical ocorre para cima, é chamado de soerguimento e, quando para baixo, é chamado de subsidência.

Ao contrário da orogênese, a epirogênese costuma se manifestar em formações geologicamente antigas e estáveis, sendo um processo mais lento e gradual, de difícil análise e mensuração, uma vez que a sua incidência é mais frequente em áreas continentais, longe das bordas das placas tectônicas.

c)  Fratura … Cráton

ERRADA.  Fratura é uma deformação por ruptura. Trata-se de um plano que separa em duas partes um bloco de rocha ou de uma camada, e ao longo do qual não se deu deslocamento.

Os crátons ou plataformas sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados. Atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos e assumem até mesmo feições de depressões.

Quando afloram, ou seja, ficam expostos e submetidos aos agentes de erosão, recebem o nome de escudos.  Desse modo podemos dizer que escudo é um cráton aflorado ou aflorando.Quando recobertos por formações sedimentares ( rochas sedimentares), recebem o nome de plataformas cobertas ou embasamento cristalino.

d)  Diaclase … Fratura

ERRADA. A geologia distingue e define feições como fraturas, falhas, juntas diáclases, que são o resultado de ações mecânicas ou fluido mecânicas sobre os maciços rochosos em algum momento de sua história geológica. Desse modo, as fraturas ou diaclase são criadas em processos de ruptura do meio rochoso. Estas rupturas podem ocorrer sob ambientes diversos do estado de tensão.

e)  Cráton … Epirogênese

ERRADA. Os crátons são estruturas geológicas extremamente antigas e que hoje se encontram bastante desgastadas pela ação das forças exógenas. Nesse tipo de estrutura apresentam predominantemente rochas metamórficas e magmáticas.

Quando os crátons se encontram expostos na superfície, geralmente sustentando formas de relevo de média elevação e alto desgaste, são chamados de escudos cristalinos. Em nosso país, os principais exemplos desse tipo de estrutura são o escudo sul-amazônico, o escudo das guianas e o do São Francisco.

Epirogênese é o movimento vertical (soerguimento ou afundamento) das placas litosféricas. Em geral, é muito lento, ocorre em áreas geologicamente mais estáveis, elevando ou rebaixando grandes áreas continentais. Provoca efeitos indiretos na borda dos continentes: regressões e transgressões marinhas (recuo e avanço do mar, respectivamente), além de falhas geológicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *