Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Interprete o mapa a seguir e marque a alternativa correta:

(Fonte: US GEOLOGICAL Survey. Disponível em <http://pubs.usgs.gov/gip/dynamic/fire.html>. Acesso em 22 jan. 2012. Apud: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Atual, 2012, p. 36).

Resposta:

A alternativa correta é letra B)  O cinturão sísmico é constituído por cordilheiras montanhosas, fossas oceânicas e arcos insulares de ilhas vulcânicas.

A questão se refere ao "Anel de Fogo do Pacífico", uma área geologicamente ativa que circunda a bacia do Oceano Pacífico. Esta região é conhecida pela intensa atividade sísmica e vulcânica devido às interações entre várias placas tectônicas. O mapa fornecido destaca as principais fossas oceânicas e a localização das atividades vulcânicas e sísmicas ao longo desse anel.

 

Vamos analisar cada alternativa. 

 

a)  O Anel de Fogo do Pacífico recobre áreas pouco povoadas, como Japão, Filipinas, Indonésia, Califórnia, México, América Central e Andes.

 

INCORRETA: O Anel de Fogo do Pacífico não recobre áreas "pouco povoadas". Pelo contrário, inclui regiões densamente povoadas como Japão, Filipinas, Indonésia, Califórnia, México, América Central e a região dos Andes. Essas áreas são conhecidas tanto por sua alta densidade populacional quanto por sua vulnerabilidade a desastres naturais como terremotos e erupções vulcânicas.  

b)  O cinturão sísmico é constituído por cordilheiras montanhosas, fossas oceânicas e arcos insulares de ilhas vulcânicas.

 

CORRETA: O cinturão sísmico, representado pelo Anel de Fogo do Pacífico, é composto por cordilheiras montanhosas, fossas oceânicas e arcos insulares de ilhas vulcânicas. Essas formações geológicas são resultantes da subducção das placas tectônicas, que também é a causa da intensa atividade vulcânica e sísmica na região  

c)  Na bacia oceânica do Índico, ocorre a maior parte dos Tsunamis, que são sucessões de ondas maciças produzidas, em geral, por terremotos submarinos, erupções vulcânicas ou desabamentos em grande escala.

 

INCORRETA: Embora a bacia do Oceano Índico tenha registrado tsunamis devastadores, como o de 2004, a maioria dos tsunamis está associada ao Anel de Fogo do Pacífico, onde ocorre a maior parte da atividade sísmica global.   

d)  Cerca de 90% dos terremotos registrados no planeta ocorrem no chamado Anel de Fogo do Pacífico, que se estende por 40 mil quilômetros em forma de ferradura, a leste das Américas e a oeste da Ásia e da Oceania.

 

INCORRETA: Embora o Anel de Fogo do Pacífico seja responsável por aproximadamente 90% dos terremotos registrados no planeta e se estenda por aproximadamente 40 mil quilômetros em "forma de ferradura", a descrição da orientação em relação aos continentes está invertida. O Anel encontra-se a Oeste das Américas e Leste da Ásia e da Oceania. 

 

e)  Metrópoles como Tóquio, São Francisco, Los Angeles, Paris e Londres sofreram abalos sísmicos e terremotos devastadores no último século.

 

INCORRETA: Metrópoles como Tóquio, São Francisco e Los Angeles, que estão no Anel de Fogo, já sofreram abalos sísmicos significativos. No entanto, Paris e Londres não estão localizadas nesta área geológica ativa.

 

Portanto, 

Gabarito: Letra B

 

Indicação de conteúdo: 

 

G1. O que é o Círculo de Fogo do Pacífico e qual a relação dele com os terremotos que atingiram países da América Latina?. G1 Ciência, 19 mar. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/03/19/o-que-e-o-circulo-de-fogo-do-pacifico-e-qual-a-relacao-dele-com-os-terremotos-que-atingiram-paises-da-america-latina.ghtml. Acesso em: 26 ago. 2024.

  
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *