Leia atentamente o excerto a seguir:
Podem ser classificadas em detríticas (constituídas pelos detritos de outras rochas), quimiogênicas (formadas pelo processo de precipitação de minerais em solução) e biogênicas (rochas resultantes de sedimentos de origem biológica). Essas rochas resultam do acúmulo de sedimentos que se formaram em diferentes eras geológicas.
As características mencionadas se referem às rochas
- A) ígneas.
- B) lineares.
- C) metamórficas.
- D) transcorrentes.
- E) sedimentares.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) sedimentares.
Resolução
GABARITO LETRA E
Texto associado
As características mencionadas se referem às rochas
a) ígneas.
ERRADA. As rochas ígneas se formam a partir do resfriamento do magma que está localizado nas profundezas da terra. Geralmente têm cristais grandes que podem ser vistos facilmente, sem a necessidade de equipamentos especiais.
O principal material das rochas ígneas é o magma. O magma é uma mistura de rocha derretida que circunda o núcleo da Terra, assim como alguns gases e outros elementos voláteis. Quando o magma esfria, ele se torna uma rocha e, dependendo da temperatura e processo de resfriamento os cristais, consequentemente, levarão tempo para se desenvolver
Podem ser: Rochas magmáticas extrusivas ou intrusivas
Rochas magmáticas extrusivas
-Formam-se a partir da expulsão do magma devido às erupções vulcânicas;
-Ocorre na superfície da crosta terrestre ou nas proximidades;
-Tendo um rápido resfriamento ao atingir a superfície;
-Impossibilita a cristalização dos minerais
-Devido a esse processo, sua estrutura será vítrea;
-Exemplos de rochas magmáticas extrusivas são o basalto e a obsidiana.
Rochas intrusivas ou plutônicas:
-Formadas em regiões profundas no subsolo (litosfera);
-Resfriamento lento do magma, com a cristalização de todos os minerais;
-Os cristais são bem visíveis;
-Exemplo de rocha magmática intrusiva: granito.
-Os minerais são: feldspatos, mica e quartzo.
b) lineares.
ERRADA. Lineação é uma porção linear de um plano de foliação que ocorre naturalmente nas rochas, como resultado da deformação; possui penetratividade e repetitividade, em escala de amostra de mão. A lineação é definida pelo sub-paralelismo ou paralelismo de elementos geológicos, tais como minerais, agregados de minerais, seixos etc., ou pela intersecção de feições planares.
c) metamórficas.
ERRADA. Rochas Metamórficas são formadas através da mudança de rochas ígneas e sedimentares. Elas podem ser formadas tanto no subsolo quanto na superfície. As rochas metamórficas podem ser formadas simplesmente por estarem abaixo da superfície da Terra, sujeitas a altas temperaturas e à grande pressão das camadas de rocha acima dela. Podem se formar a partir de processos tectônicos, como colisões continentais, que causam pressão horizontal, fricção e distorção.
Existem dois tipos básicos de rochas metamórficas. As rochas metamórficas são classificadas de acordo com critérios texturais e mineralógicos. Por isso, podem dividir-se em rochas foliadas (como o xisto e o gnaisse) e não foliadas (como o mármore).
d) transcorrentes.
ERRADA. Bacias sedimentares são regiões de prolongadas depressões da superfície da terra, sendo formadas por diferentes mecanismos. Um destes mecanismos são as falhas transcorrentes: movimentos horizontais de blocos, provocados pelo posicionamento horizontal dos principais eixos tensores. As falhas transcorrentes estão associadas à origem de várias bacias sedimentares e possuem grande importância nos regimes do tipo strike-slip, característicos em placas tectônicas que se movimentam lateralmente.
e) sedimentares.
CORRETA. As rochas sedimentares são formadas a partir de rochas pré-existentes ou pedaços de organismos que já viveram no passado. Elas são formadas a partir de depósitos que se acumulam na superfície da Terra. As rochas sedimentares costumam ter camadas diferenciadas.
As Rochas Sedimentares, ainda podem ser classificadas em 3 grandes grupos: -Rochas detríticas, rochas quimiogénicas e rochas biogénicas.
Rochas sedimentares detríticas
São constituídas por sedimentos detríticos, ou seja, clastos constituídos por minerais da rocha original não alterados ou pouco alterados. Estas rochas são classificadas atendendo, sobretudo, ao tamanho dos clastos e ao seu grau de arredondamento e dimensões. Estas podem ser não consolidadas, se os clastos se encontram soltos, ou consolidadas, se os clastos estão ligados por um cimento formado por minerais novos num processo de diagénese.
Rochas sedimentares quimiogénicas
Rochas resultantes de sedimentos químicos em solução. São formadas, essencialmente, por minerais de neoformação resultantes da precipitação de substâncias em solução (calcários de precipitação) ou por evaporação do solvente (água) – evaporitos.
Rochas sedimentares biogénicas
Rochas formadas, essencialmente, por sedimentos de origem orgânica, isto é, com origem a partir de restos de seres vivos ou de materiais por eles produzidos resultantes da sua atividade.
Deixe um comentário