Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o fragmento a seguir.

Em 1999, na cidade de Izmit, na Turquia, a terra tremeu violentamente, causando horror e destruição. Em menos de um minuto, mais de 15.000 mortos e quase meio milhão de desabrigados, a cidade inteira praticamente arrasada e prejuízos de bilhões de dólares. Uma ruptura de quase 40 km de extensão na superfície evidenciava mais uma vez a evolução contínua e inevitável da Terra.

TEIXEIRA, Wilson et alii. Decifrando a Terra. USP. Oficina de Textos. 2000.

Sobre a sismicidade e a estrutura da Terra, analise as afirmativas a seguir.

I. Os terremotos ocorrem no contato entre duas placas litosféricas e, mais do que qualquer outro fenômeno, evidenciam a evolução contínua e inevitável da Terra.

II. Os terremotos permitem deduzir a estrutura da Terra: uma camada superficial, a crosta terrestre; uma camada intermediária, o manto; e, em profundidades maiores, o núcleo.

III. Os terremotos ocorrem quando as tensões acumuladas pelos movimentos das placas litosféricas atingem o limite de resistência das rochas, provocando uma ruptura.

Está correto o que se afirma em

Resposta:

A alternativa correta é letra E) I, II e III.

Resolução

GABARITO LETRA E

    

 

CORRETA. Terremoto, ou sismo, é a ruptura repentina (deslizamento) de uma falha ou fratura geológica gerando vibrações que se propagam em todas as direções. As rupturas ocorrem devido ao acúmulo de tensões no interior da Terra, principalmente relacionado ao movimento das placas litosféricas. As tensões podem levar vários anos para se acumularem até atingir o limite de resistência das rochas. Quando estas não resistem mais às altas tensões, rompem-se em poucos segundos (geralmente ao longo de uma falha geológica). Cada lado da fratura desliza em relação ao outro. A ruptura gera deslocamentos e ondas sísmicas, semelhantes às oscilações produzidas na superfície da água quando se atira um pedra num lago. Quanto maior for a área da superfície da ruptura, maior será a magnitude do sismo.

II. Os terremotos permitem deduzir a estrutura da Terra: uma camada superficial, a crosta terrestre; uma camada intermediária, o manto; e, em profundidades maiores, o núcleo.

CORRETA. A crosta terrestre é descontínua e fragmentada, cujos fragmentos respondem à convecção do magma. Os fenômenos geológicos, como os terremotos, são oriundos do processo de movimentação das placas tectônicas. Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra. A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção. Observe a imagem abaixo.

 

CORRETA.  Os terremotos são fenômenos naturais oriundos das pressões internas do planeta, que fazem as placas tectônicas se movimentarem, liberando tais pressões.

Os abalos sísmicos ou tremores de terra geralmente ocorrem quando as rochas estão sob grande pressão, vinda do interior do planeta. Essa pressão exerce uma força nas rochas placas tectônicas e procura alguma maneira de se exaurir. As falhas geológicas presentes nas zonas de contato entre as placas são altamente favoráveis para a ocorrência dessa dissipação. A maioria dos abalos sísmicos ocorre nas zonas de contato entre as placas, pois são áreas de movimentação rochosa e com grandes falhas geológicas. Entretanto, também pode haver falhas no interior das placas, o que permite a ocorrência de abalos em áreas no interior, e não só nas bordas tectônicas.

 

Logo, os itens I, II e III estão corretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *