Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” – Antoine-Lavoisier (1743-1794), químico francês.

Sobre a frase acima, muito se tem dito que o planeta Terra é dinâmico e vivo, visto que o mesmo está em constante transformação, tanto em seu interior quanto na sua superfície. Desde o seu processo de formação, a configuração da sua crosta terrestre sofreu e sofre muitas alterações, isso porque seu interior possui muita energia (forças endógenas) e sua superfície sofre com a ação permanente das forças externas (forças exógenas).

Sobre o processo de formação e transformação do planeta Terra, marque a alternativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Os vulcões e terremotos têm um grande poder destrutivo, no entanto o avanço de técnicas de detecção, o treinamento da população que vive em áreas de risco e sua rápida retirada pelo governo em caso de erupções vulcânicas e tsunamis, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias de construção criadas para amenizar o impacto de abalos sísmicos, têm evitado o surgimento desses fenômenos.

Resolução

GABARITO LETRA B

  

 

Sobre o processo de formação e transformação do planeta Terra, marque a alternativa incorreta.

 

a)  Algumas mudanças de origem natural são facilmente percebidas, tais como terremotos e erupções vulcânicas, que são fenômenos que podem provocar alterações imediatas na paisagem.

CORRETA.  O atrito entre as placas tectônicas produz um acúmulo de pressão, de energia. Muitas vezes, o atrito é intenso e há liberação repentina de energia, produzindo intensa vibração: trata-se do sismo ou terremoto. Quando a vibração ocorre na crosta oceânica acontece o maremoto. O terremoto também pode ser causado por desmoronamentos no interior da costa terrestre, por atividades desenvolvidas pelo homem, como a construção de represas ou explosões, e por erupções vulcânicas.

Nas erupções vulcânicas, a rocha derretida ou fundida (o magma) penetra por fissuras(fendas) existentes na crosta terrestre e é expelida pela cratera do vulcão, situada na superfície terrestre. Tudo isso é quase sempre procedido de lançamento de gases e cinzas. A atividade vulcânica também pode ocorrer em porções mais distantes das bordas das placas tectônicas, ou seja, em suas partes centrais, onde existem falhas. Como consequência desses dois processos temos a destruição de casas, prédios, pontes, vítimas fatais e/ou presas nos escombros.

b)  Os vulcões e terremotos têm um grande poder destrutivo, no entanto o avanço de técnicas de detecção, o treinamento da população que vive em áreas de risco e sua rápida retirada pelo governo em caso de erupções vulcânicas e tsunamis, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias de construção criadas para amenizar o impacto de abalos sísmicos, têm evitado o surgimento desses fenômenos.

ERRADA. A terra é um planeta geologicamente ativo, os terremotos e os vulcões são testemunho evidentes dessa atividade. Um sismo de origem tectônica é uma libertação súbita de energia acumulada na crosta terrestre, provocando oscilações verticais e horizontais na superfície da terra, geralmente ocasionada por rupturas e movimentação das placas tectônicas. Os grandes sismos são popularmente designados também pelo termo terremoto.

Este fenômeno natural não é previsível (imprevisíveis), tem curta duração e repete-se habitualmente nas mesmas áreas. Os sismos não apresentam uma distribuição aleatória à superfície do planeta Terra, mas estão repartidos de acordo com um padrão bem definido.

Todos os avanços na área estão concentrados no monitoramento de terremotos, e não nas previsões. Os estudos têm procurado monitorar as fendas. Mas não existe previsão de um equipamento que aponte onde os tremores vão acontecer.

c)  Dentre as chamadas forças exógenas, está a ação antrópica, influenciando diretamente na transformação da paisagem, como, por exemplo, nos processos de desmatamento, construção de cidades e rodovias, alteração dos leitos dos rios.

CORRETA.  Apesar da ação de vários agentes externos, um em especial tem se destacado na transformação do relevo, o homem. Para que os centros urbanos possam ser expandidos o homem tem construído rodovias, escavado para explorar minerais entre outras atividades que resultam em mudanças bem significativas na formação e modelagem de um relevo.

A erosão, especialmente acentuada pela ação antrópica predatória, é um fenômeno que compromete a qualidade dos solos e causa desequilíbrio no ciclo hidrológico e problemas ambientais graves.

d)  O material magmático do manto movimenta-se lentamente, formando correntes de convecção responsáveis pelo deslocamento das placas tectônicas. Os limites das placas são conhecidos como convergentes, divergentes e conservativos ou transformantes.

CORRETA.  As placas tectônicas, também chamadas de placas litosféricas, movimentam-se porque deslizam sobre o manto.  Isso acontece porque o magma, material líquido, é aquecido no centro da terra. Como vemos na física térmica, o material aquecido tende a subir, afastando-se da fonte de calor. Como consequência, resfria-se e desce. Assim um movimento cíclico é gerado, conhecido como corrente de convecção.

O limite de Placas é a extremidade de uma placa que se encontra com a extremidade de outra.  Ao se moverem, as placas tectônicas podem se chocar (placas convergentes), afastar-se (placas divergentes) ou simplesmente deslizar lateralmente entre si (placas conservativas ou transformantes). Observe a imagem abaixo.

e)  A ocorrência de vulcões e terremotos está diretamente relacionada à propagação de ondas sísmicas. Na ocorrência de terremotos, por exemplo, a fonte da qual partem as ondas sísmicas é denominada hipocentro ou foco, e o ponto da superfície localizado diretamente sobre o foco é o epicentro.

CORRETA. A Terra é constituída por um núcleo interno (sólido), um núcleo externo (líquido), o manto (pastoso) e crosta terrestre (sólida). A parte sólida da crosta chama-se litosfera. A litosfera é divida em blocos conhecidos como placas tectônicas, onde se encontram os continentes. Devido ao movimento de convecção do magma no manto, essas placas se movimentam em diversas direções.

A propagação de ondas sísmicas pode ser causada quando duas placas tectônicas em movimento ficam presas uma à outra e, quando a resistência entre elas é vencida, a força acumulada pode liberar uma grande quantidade de energia, que é transmitida na forma de ondas sísmicas, que percebemos como tremores. Quando as ondas sísmicas ocorrem sob os oceanos, elas podem deslocar massas enormes de água, provocando ondas gigantescas, que denominamos maremotos ou tsunamis.

Um terremoto produz três tipos de ondas de energia: ondas primárias (P), ondas secundárias (S) e ondas de superfície. As ondas de superfície se propagam a partir do epicentro (ponto na superfície diretamente sob o Hipocentro), provocando destruição. Quando ocorrem no mar, também, provocam tsumanis (ondas gigantes).

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *