Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No dia 30 de outubro de 2016, a Itália registrou o mais forte terremoto a atingir o país desde 1980. As vítimas se somaram aos milhares de atingidos pelos três terremotos anteriores que também foram registrados na região montanhosa do centro da península, uma das numerosas zonas de risco sísmico da Itália.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 31 out. 2018 (adaptado).

 

 

Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: out. 2018.

De acordo com o cartograma mostrado, terremotos como os que ocorreram na Itália são verificados nas áreas

Resposta:

A alternativa correta é letra C) de encontro de placas tectônicas.

GABARITO LETRA C

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 31 out. 2018 (adaptado).

De acordo com o cartograma mostrado, terremotos como os que ocorreram na Itália são verificados nas áreas

a) centrais das placas tectônicas.

ERRADA. As chances de ocorrência de terremotos em regiões centrais de placas tectônicas são muito baixas. Isso ocorre porque a parte central das placas tectônicas tem uma certa estabilidade em relação a sua borda, principalmente as partes que estão mais próximas da zona de divergência.

b) das fendas na crosta terrestre.

ERRADA. A alternativa não explica a causa dos terremotos.  As fendas são é um tipo de abertura estreita e alongada originada pelas zonas de divergências entre placas pressionadas (afastamento) pelas correntes convectivas geralmente localizadas no fundo oceânico.

c) de encontro de placas tectônicas.

CORRETA. A Itália está localizada perto da borda de duas placas tectônicas: a da eurásia e a africana. A atividade sísmica na região é resultado do grande atrito entre essas placas tectônicas (interação convergente). Além disso, existe ainda uma microplaca, chamada adriática, na costa leste italiana que agrava ainda mais o movimento complexo dessas placas.

d) de separação de placas tectônicas.

ERRADA. O encontro e não a separação de placas tectônicas causam os terremotos. Os limites divergentes ocorrem nas cadeias mesoceânicas onde tensões tradicionais afastam uma placa da outra, predominantemente por falhamento normal. Podemos citar como exemplo as bordas das placas da América do Norte e da América do Sul, que se movem se afastando das placas da Eurásia e da África.

e) de expansão do assoalho oceânico.

ERRADA. O crescimento do assoalho oceânico não é a causa do terremoto na Itália.  A expansão do assoalho oceânico está associada às correntes de convecção do manto e à interação divergente de placas que permite a liberação de grande quantidade de material magmático.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *