Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O caráter de uma erupção vulcânica depende essencialmente das características físicas do magma, como temperatura e viscosidade, além de sua composição química, e das tensões internas provocadas pelo acúmulo dos gases, bem como do estado de obstrução ou de permeabilidade das chaminés. As erupções vulcânicas caracterizadas por enormes emissões de basalto incandescente, a partir de grandes fissuras abertas no solo, e que estão relacionadas ao tectonismo da cadeia meso-atlântica, são denominadas de:

Resposta:

I'll respond in Portuguese, as requested.

A alternativa correta é a letra D) Erupções vulcânicas lineares.

Essas erupções vulcânicas são caracterizadas por enormes emissões de basalto incandescente a partir de grandes fissuras abertas no solo. Elas estão relacionadas ao tectonismo da cadeia meso-atlântica. O caráter de uma erupção vulcânica depende essencialmente das características físicas do magma, como temperatura e viscosidade, além de sua composição química e das tensões internas provocadas pelo acúmulo dos gases, bem como do estado de obstrução ou de permeabilidade das chaminés.

As erupções vulcânicas lineares são diferentes das outras opções apresentadas. As erupções vulcânicas (A) não possuem uma característica específica que as defina. As erupções vulcânicas plinianas (B) são caracterizadas por uma explosão violenta, com emissão de materiais piroclásticos em grandes quantidades. Já as erupções vulcânicas ignimbríticas (C) são caracterizadas por uma explosão mais branda, com emissão de materiais piroclásticos em menor quantidade. As erupções vulcânicas estrombolianas (E) são caracterizadas por uma explosão moderada, com emissão de materiais piroclásticos em quantidade moderada.

Portanto, a alternativa correta é a letra D) Erupções vulcânicas lineares, pois elas possuem uma característica específica que as define, que é a emissão de basalto incandescente a partir de grandes fissuras abertas no solo, relacionadas ao tectonismo da cadeia meso-atlântica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *