O planeta Terra existe há aproximadamente 4,5 bilhões de anos por um processo de acúmulo de matéria e energia que se aglutinou, gravitando no entorno do Sol.
Esta matéria e energia, de acordo com a densidade dos materiais, se desenhou na seguinte estrutura:
- A) manto interno, núcleo inferior, núcleo superior e crosta.
- B) núcleo, manto interno, crosta inferior e crosta superior.
- C) núcleo interno, núcleo externo, manto inferior, manto superior e crosta.
- D) núcleo, manto interno, manto externo, crosta inferior e crosta superior.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) núcleo interno, núcleo externo, manto inferior, manto superior e crosta.
Gabarito: LETRA C
A questão versa sobre a estrutura do planeta terra, solicitando para o candidato assinalar a alternativa que apresente todos os elementos. Nesse sentido, vamos analisar todas as alternativas para encontrar a resposta correta.
a) manto interno, núcleo inferior, núcleo superior e crosta.
ERRADA. O planeta Terra é formado por diversas camadas, incluindo o núcleo interno, o núcleo externo, o manto inferior, o manto superior, a crosta terrestre
A Crosta terreste é dívida em Crosta Continental e Crosta Oceânica. O Manto é a camada mais espessa da Terra, com cerca de 2.950 quilômetros. É rico em ferro e magnésio, sendo dividido em manto superior e inferior. Sua temperatura pode chegar a 2200°C (3500 °C segundo outros autores).
Núcleo externo: Deve estar no estado líquido, porque nele não se propagam as ondas S, e as ondas P têm velocidade bem menor que no manto sólido. Nele, ocorre a movimentação das ligas metálicas que geram o campo magnético da Terra.
Núcleo interno: Devido à pressão encontra-se no estado sólido, embora com uma temperatura de até 5000°C. Estudos recentes mostram que o núcleo interno gira a uma velocidade maior que o restante do planeta. Essa velocidade peculiar consegue ser mantida, pois o núcleo externo líquido protege essa camada.
b) núcleo, manto interno, crosta inferior e crosta superior.
ERRADA. A Terra é um planeta dividido em várias camadas. A partir da superfície, essas camadas são:
A crosta é a camada mais externa da Terra. É fina e sólida, composta por rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. A crosta terrestre varia em espessura de 5 km a 70 km.
O manto é a camada da Terra logo abaixo da crosta. É composto por rochas quentes e densas que estão em constante movimento. O manto tem cerca de 2.900 km de espessura.
O núcleo externo é a camada da Terra logo abaixo do manto. É composto por ferro líquido e níquel. O núcleo externo tem cerca de 2.200 km de espessura.
O núcleo interno é a camada mais interna da Terra. É composto por ferro sólido e níquel. O núcleo interno tem cerca de 1.220 km de espessura.
O manto superior é composto por peridotito, uma rocha ultramáfica. É relativamente sólido, mas pode fluir lentamente ao longo do tempo. O manto superior é onde ocorre a convecção do manto, que é o processo que impulsiona o movimento das placas tectônicas.
O manto inferior é mais quente e mais denso que o manto superior. É composto principalmente de ferro e magnésio. O manto inferior é considerado sólido, mas pode se deformar sob estresse.
c) núcleo interno, núcleo externo, manto inferior, manto superior e crosta.
CORRETA. As camadas da Terra são a crosta terrestre, o manto e o núcleo. Essas três camadas formam a composição do planeta Terra e possuem características distintas entre si. A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta. Nela ocorre o desenvolvimento das atividades humanas. Já o manto é a camada intermediária terrestre, formado por rochas de densidade mediana e responsável pela formação do magma. Por fim, o núcleo é a camada mais interna do planeta, sendo formado basicamente por ferro e níquel.
No caso do manto e do núcleo, eles ainda podem ser divididos em manto superior e inferior, assim como em núcleo externo e núcleo interno. Essas divisões ocorrem em razão da grande espessura dessas camadas e pelas particularidades que caracterizam cada uma delas. A ilustração abaixo mostra a divisão das camadas da Terra. Observe a imagem abaixo.
d) núcleo, manto interno, manto externo, crosta inferior e crosta superior.
ERRADA. O modelo da estrutura interna do planeta distingue três grandes camadas concêntricas: a crosta, o manto e o núcleo.
A crosta é a porção externa da Terra; camada de fina espessura que envolve o planeta, composta principalmente de basalto e granito. A espessura da crosta é bastante variável, sendo maior onde há grandes montanhas e menor nas fossas oceânicas. Nos oceanos, a crosta costuma ter cerca de 7 km de espessura; nos continentes, chega a 40 km.
O manto fica localizado abaixo da crosta, é composto de minerais ricos em silício, ferro e magnésio. O chamado manto interior é composto principalmente de sílica e silicatos de alumina.
O núcleo é a camada mais interna, constituída por níquel e ferro, com temperaturas em torno de 5 000 °C. Divide-se em núcleo externo, com consistência mais líquida, e núcleo interno, composto de minerais sólidos.
Deixe um comentário