Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O tectonismo é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos. Observe a figura abaixo.

 

Disponível em: https://geografalando.blogspot.com/2012/11/relevo-terrestre-nocoes-gerais.html. Acesso em: 24/10/2019.

 

O movimento responsável pela formação da imagem acima está corretamente relacionado:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Aos movimentos verticais epirogênicos que provocam pressão sobre as camadas rochosas resistentes e de pouca plasticidade, causando rebaixamentos ou soerguimentos da crosta continental.

O movimento responsável pela formação da imagem acima está corretamente relacionado:

a) Ao conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas que soerguem devido ao diastrofismo.

ERRADA. A orogênese ou orogenia é o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de cadeias de montanhas, devido à deformação compressiva da litosfera continental. A Orogênese se trata da movimentação horizontal das placas tectônicas. A Orogenia pode ocorrer de três maneiras:

Movimento convergente: diz respeito à colisão de placas tectônicas, que podem se dividir entre colisões: oceânica-continental, oceânica-oceânica e continental-continental, a depender do tipo de placa que se chocou;

Movimento divergente: está relacionado à separação das placas tectônicas; e

Movimento transformante: ocorre quando placas deslizam tangencialmente, ou seja, uma ao lado da outra.

b) Aos movimentos verticais epirogênicos que provocam pressão sobre as camadas rochosas resistentes e de pouca plasticidade, causando rebaixamentos ou soerguimentos da crosta continental.

CORRETA. Os movimentos epirogênicos são verticais e provocam abaixamento ou soerguimento da crosta terrestre de forma lenta em áreas mais estáveis. A Epirogênese é um tipo de movimentação de placas tectônicas que ocorre na direção vertical, podendo ser ascendente (positiva) ou descendente (negativa). Esse processo é lento, e percebido e contabilizado em eras geológicas. Esses movimentos podem ser de dois tipos:

Descendente: ocorre o rebaixamento daquela porção de terra; e

Ascendente: ocorre quando uma parte da superfície, rebaixada ou não, eleva-se.

Observe a imagem abaixo.

c) A um fenômeno relacionada à formação de fossas, ou seja, soerguimento ou rebaixamento de grandes áreas oceânicas e suas causas estão relacionadas com a isostasia das placas tectônicas.

ERRADA. É chamada orogênese convergente quando há colisão de placas, ou divergente, quando ocorre separação das mesmas. A orogênese convergente traz como consequência a formação de dobramentos, cordilheiras ou fossas. As fossas, são formações recentes, datadas do Cenozóico. São formadas quando, na colisão, uma placa desloca-se para baixo da outra, criando o que costuma-se chamar de Zona de Subducção ou Zona de Benioff.

Os movimentos epirogênicos são consequência dos movimentos verticais da crosta terrestre, como consequência do processo de isostasia (tentativa de equilíbrio e às suas alterações entre a crosta terrestre (litosfera) e o manto).

d) Aos blocos continentais que sofrem pressões verticais denominada de orogenia, acarretando o levantamento e rebaixamento das placas tectônicas no interior.

ERRADA. Os movimentos tectônicos resultam de pressões vindas do interior da Terra que agem na crosta terrestre. Quando as pressões são verticais, os blocos continentais sofrem levantamentos, abaixamentos, fraturas ou falhas. Os movimentos resultantes de pressão vertical são chamados epirogenéticos.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *