Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Observe o mapa.

(Taioli, Fábio. Recursos energéticos. In: TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, p. 474)

A área indicada em branco no mapa representa um importante recurso mineral explorado no Brasil nos depósitos da Bacia do Paraná. Trata-se das reservas de

Resposta:

A alternativa correta é letra B) carvão mineral.

Resolução

GABARITO LETRA B

   

A área indicada em branco no mapa representa um importante recurso mineral explorado no Brasil nos depósitos da Bacia do Paraná. Trata-se das reservas de

a)  gás natural.

ERRADA. O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações. De queima mais limpa que os demais combustíveis, o gás natural é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura, contendo, principalmente, metano e etano. A região Sudeste e onde concentra as maiores reservas, especialmente na Bacia de Santos, responsável por mais da metade do gás brasileiro.

b)  carvão mineral.

CORRETA. A bacia do Paraná é uma bacia intracratônica preenchida por rochas sedimentares e vulcânicas, com desenvolvimento entre o Ordoviciano e o Cretáceo.

As rochas da Bacia do Paraná fornecem muitos recursos minerais, como o carvão. Os depósitos ocorrem na Região Sul (RS,SC,PR), e estão contidos na sucessão de rochas sedimentares da Formação Rio Bonito da Bacia do Paraná, com idade Permiana.  As jazidas brasileiras de maior importância são oito: Sul-Catarinense (SC), Santa Terezinha, Chico Lomã, Charqueadas, Leão, Iruí, Capané e Candiota (RS), sendo essa última a maior jazida.

c)  petróleo.

ERRADA. A extração do petróleo brasileiro é feita por meio das reservas, que se encontram em bacias sedimentares. As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nos quais se depositam ou depositaram os sedimentos, onde são soterrados e convertidos em espessas pilhas de rochas sedimentares. A exploração acontece em campos onshore e offshore, respectivamente nas bacias continentais e marinhas.

O Brasil possui centenas de campos petrolíferos, os quais se distribuem pelas seguintes bacias: Bacia do Amazonas, Bacia do Solimões, ambas da região norte; Bacia de Sergipe/Alagoas, Bacia Potiguar, Bacia do Parnaíba, Bacia do Recôncavo, Bacia de Camamu-Almada, Bacia do Barreirinhas, Bacia do Tucano Sul, na região nordeste; Bacia do Espírito Santo, Bacia de Campos e Bacia de Santos, na região sudeste.

Com a descoberta da camada do pré-sal e o início de sua exploração, o Brasil se tornou um país autossuficiente em petróleo. Isso significa que a produção nacional é suficiente para suprir a demanda doméstica por esse recurso. Os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e de São Paulo são também os maiores produtores de petróleo do Brasil.

d)  urânio.

ERRADA. O Brasil possui uma das maiores reservas mundiais de urânio o que permite o suprimento das necessidades domésticas a longo prazo e a disponibilização do excedente para o mercado externo. Há, aproximadamente, 300.000 toneladas de Urânio (U3 O8) nos Estados da Bahia, Ceará, Paraná e Minas Gerais, entre outras ocorrências. Estudos de prospecção e pesquisas geológicas foram realizadas em apenas 25% do território nacional.

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) realizam a mineração em três áreas: Caetité, na Bahia; Caldas, em Minas Gerais e Itataia no Ceará. A INB é a empresa encarregada, por lei, de promover, no País, a exploração do urânio, desde a mineração e beneficiamento primário até sua colocação nos elementos combustíveis que acionam os reatores das usinas nucleares.

e)  potássio.

ERRADA.  O potássio é o sétimo elemento mais comum que ocorre na crosta terrestre, estando largamente distribuído, mas devido a sua alta reatividade e afinidade com outros elementos nunca ocorre em sua forma elementar. As reservas oficiais de sais de potássio no Brasil são da ordem de 13,03 bilhões de toneladas (silvinita e carnalita). Essas reservas estão localizadas nos Estados de Sergipe (Bacia Sedimentar de Sergipe) e Amazonas (Bacia Sedimentar do Amazonas-Solimões).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *