Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os abalos sísmicos (terremotos e maremotos) são fenômenos naturais que podem ocorrer em qualquer área do planeta, com maior ou menor frequência e intensidade. Esses fenômenos podem causar sérios danos para a sociedade, destruindo prédios e casas e fazendo vítimas fatais ou presas nos escombros, por exemplo.

Internet: <brasilescola.uol.com.br> (com adaptações).

Os abalos sísmicos (terremotos e maremotos) decorrem da

Resposta:

A alternativa correta é letra C) ação das placas tectônicas no interior da Terra.

Resolução

GABARITO LETRA C

  

 

 

a) ocorrência de fenômenos naturais provocados por ações humanas.

ERRADA. Abalo sísmico ou terremoto é um tremor da superfície terrestre produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre e a profundidades variáveis. Os abalos são causados pelo choque de placas rochosas situadas a profundidades que vão desde 50 até 900 km abaixo do solo.

 A força das placas tectônicas desliza sobre a astemosfera podendo colidir, afastar-se ou deslizar-se uma pela outra. Através dessas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de tensão, posteriormente as rochas começam a se romper e liberam uma energia acumulada durante o processo de deslocamento. A energia então é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra.

Entre as consequências de um abalo sísmico citamos:

• Vibração do solo com intensidades variada,

• Abertura de falhas,

• Deslizamento de terra,

• Tsunamis,

• Mudanças na rotação da Terra.

b) existência de rochas muito antigas e consolidadas no interior da Terra.

ERRADA. Os abalos sísmicos ocorrem de causa natural a partir da movimentação das placas tectônicas, pois quando as placas tectônicas se deslocam geram um acúmulo depressão de energia que chega até a superfície, provocando grandes vibrações. Esse tipo de fenômeno afeta a superfície terrestre e pode ter efeitos devastadores, dependendo da intensidade do terremoto.

As placas tectônicas são grandes massas rochosas que formam o embasamento continental e oceânico. As placas são fragmentadas e se “encaixam” entre si, realizando movimentos convergentes e divergentes, uma vez que estão localizadas sobre o magma (astenosfera).

c) ação das placas tectônicas no interior da Terra.

CORRETA. Abalos sísmicos são tremores que podem ocorrer tanto em terra quanto no mar. Podem ser naturais ou induzidos pelo Homem. Normalmente são de curta duração (alguns segundos), mas de intensidade imprevisível. As movimentações são oriundas de colisões de grandes massas rochosas, que geram tremores ou abalos causados pela liberação repentina da energia acumulada, durante um determinado intervalo de tempo, que podem ser conhecidos como terremoto, quando de origem continental ou maremoto, quando associado às placas oceânicas. As áreas próximas às bordas de placas tectônicas revelam-se sistemicamente instáveis, com terremotos frequentes e de alta magnitude.

d) ação natural interna e externa do relevo terrestre.

ERRADA. O terremoto, sismos ou abalos sísmicos são tremores propagados ao longo da crosta terrestre.  O movimento das placas tectônicas gera tensões ao longo da crosta terrestre que se acumulam ao longo do tempo. Desse modo, a tensão acumulada de forma as rochas em ambos os lados de uma falha e, quando essa tensão excede a resistência da rocha ao longo dessa falha. Por conseguinte, esta sofre um deslizamento liberando toda a energia acumulada na rocha, originando um terremoto.

e) ação externa do homem no relevo terrestre.

ERRADA.  Os abalos sísmicos são agentes internos do relevo.  A instabilidade dos abalos nas bordas das placas tectônicas é resultado da ação de forças internas cujos reflexos, alguns lentos e outros rápidos e catastróficos, são sentidos na superfície do planeta. As principais placas tectônicas são a do Pacífico, a de Nazca, a Sul-Americana, a Norte-Americana, a Africana, a Antártica, a Indiana, a Australiana, a Eurasiática, a Arábica e a das Filipinas. Elas são gigantescos blocos que flutuam sobre o manto terrestre. Ele, por sua vez, é formado por rochas aquecidas, as quais se movimentam constantemente e empurram as placas, aproximando-as ou distanciando-as umas das outras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *