Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Por definição, as rochas são produtos consolidados, resultantes da união natural de minerais. Classificá-las significa usar critérios que permitem agrupá-las segundo características semelhantes.

Sobre os tipos de rochas, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) As rochas ígneas são resultado do resfriamento do magma. Quando o resfriamento ocorrer no interior da crosta terrestre, a rocha resultante será do tipo intrusiva. Se o magma chegar à superfície, a rocha resultante será do tipo extrusiva.

Resolução

GABARITO LETRA B

  

Sobre os tipos de rochas, assinale a alternativa correta.

a)  Uma das principais classificações é a genética, em que as rochas são agrupadas de acordo com seu modo de formação na natureza. Sob esse aspecto, as rochas se dividem em três grandes grupos: Rochas ígneas, magmáticas e metamórficas.

ERRADA. A alternativa está incorreta por omissão de informação. Rocha é um agregado consolidado de um ou mais minerais, formada a partir de processos geológicos e que podem ser classificadas de acordo com seu processo de formação em Ígneas ou Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas.

A estrutura da rocha é o aspecto geral externo, que pode ser maciço, com cavidades, estratificado ou orientado, etc.  A textura se revela por meio da observação mais detalhada do tamanho, forma e relacionamento entre  os cristais ou grãos constituintes da rocha. Observe a imagem abaixo com a classificação dos diferentes tipos de rochas.

b)  As rochas ígneas são resultado do resfriamento do magma. Quando o resfriamento ocorrer no interior da crosta terrestre, a rocha resultante será do tipo intrusiva. Se o magma chegar à superfície, a rocha resultante será do tipo extrusiva.

CORRETA.  As Rochas Ígneas ou Magmáticas são originadas pelo resfriamento e solidificação ou cristalização de material (rocha) fundido proveniente de grandes  profundidades no interior da Terra, denominado de magma.  A classificação das rochas ígneas se faz a partir do ambiente em que o magma se cristaliza.

Rochas Ígneas Intrusivas ou Plutônicas (formadas a partir da cristalização lenta do magma em subsuperfície) e as Rochas Ígneas Extrusivas ou Vulcânicas (formadas a partir da cristalização rápida do magma quando chega à superfície da crosta terrestre como lava ou como material piroclástico, que são fragmentos de rochas lançados ao ar durante a erupção vulcânica). Observe a imagem abaixo.

c)  Das rochas vulcânicas, a mais abundante é o granito, formada pela solidificação do magma fora da superfície do planeta. A sua composição química é rica em piroxênios e plagioclásio cálcico.

ERRADA. O termo rocha vulcânica se refere a rochas ígneas com uma textura afanítica, isto é, uma rocha de granulação relativamente fina ou muito fina (< 1 mm). As rochas vulcânicas se cristalizam próximo à superfície, fazendo com que as mesmas percam calor muito rapidamente, o que não permite um crescimento muito expressivo de seus minerais. Como regra geral, dizemos que, em uma rocha vulcânica, os minerais só são visíveis com o uso de uma boa lupa ou microscópio. Dessa maneira, podemos diferenciar uma rocha formada em ambiente plutônico ou vulcânico: pelo tamanho predominante de seus cristais.  

O granito é considerado uma Rocha Ígnea Intrusivas ou Plutônica. Já o basalto é uma Rocha Ígnea Extrusiva ou Vulcânica. Um basalto, por exemplo, é formado por piroxênio e plagioclásio, mas não se consegue distinguir esses minerais a olho nu, apenas ao microscópio. Essas rochas são classificadas como afaníticas.

d)  Boa parte das rochas metamórficas é formada a partir da compactação e/ou cimentação de fragmentos produzidos pela ação dos agentes do intemperismo e pedogênese.

ERRADA. As rochas, seja qual for a sua natureza, quando submetidas a condições diferentes daquelas que lhes deram origem, perdem o equilíbrio e em resposta as novas condições físicas (temperatura e pressão), desenvolvem novas paragênses minerais, compatíveis com a nova situação, podendo haver também o desenvolvimento de uma nova estrutura.

Neste sentido, define-se metamorfismo como o conjunto de transformações e reações que sofre uma rocha no estado sólido, quando sujeita a novas condições de pressão e temperatura, diferentes das que presidiram a sua gênese.

A rigor, todo e qualquer processo que conduz as rochas às transformações mineralógicas e estruturais no estado sólido, caracteriza um processo metamórfico, exceto as modificações rochosas originadas por processos intempéricos e a diagênese sedimentar. Esta exclusão deve-se ao fato da diagênese e do intemperismo serem processos desenvolvidos muito próximos da superfície da crosta, onde as temperaturas são muito baixas, inferiores às temperaturas mínimas do campo metamórfico propriamente dito, e onde certos aspectos são bem particulares. Quando a temperatura alcança um estágio suficiente para fundir a rocha, o limite metamórfico superior ‚ atingido e cede lugar ao magmatismo.

Os fatores que controlam os processos metamórficos são: temperatura, pressão (litostática, dirigida, fluidos), presença de fluidos e tempo de duração dos processos. Observe a imagem abaixo.

e)  As rochas metamórficas são formadas, principalmente, pela precipitação dos radicais salinos, que foram produzidos pelo intemperismo químico, e encontram-se dissolvidos nas águas dos rios, lagos e mares.

ERRADA. As rochas sedimentares químicas são formadas principalmente por carbonatos, sulfatos, sílica, fosfatos e haloides. As principais rochas calcárias são o calcário (composto essencialmente de calcita) e o dolomito (composto de dolomita). Tipos mistos são os calcários dolomíticos. Afora os carbonatos, costumam conter quartzo, argila e outros minerais

As Rochas Metamórficas são aquelas formadas a partir de outra rocha (sedimentar, ígnea ou metamórfica) por ação do metamorfismo. Entende-se por metamorfismo o crescimento de cristais no estado sólido, sem fusão. A mudança nas condições de pressão e temperatura provoca mudanças na composição mineralógica da rocha ou pelo menos deformações físicas.

Um calcário, por exemplo, submetido a um aumento de pressão e temperatura, transforma-se em mármore; um arenito transforma-se em quartzito; um folhelho (rocha sedimentar argilosa) transforma-se em ardósia.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *