Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

Os terremotos são tremores ou movimentações do solo produzidos pela passagem de ondas sísmicas. Originando-se do foco do terremoto, ondas sísmicas se propagam até a superfície. O ponto da superfície vertical ao foco é chamado ________, e o da origem interna da ruptura, _________.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) epicentro / hipocentro

Resolução

GABARITO LETRA B

  

Os terremotos são tremores ou movimentações do solo produzidos pela passagem de ondas sísmicas. Originando-se do foco do terremoto, ondas sísmicas se propagam até a superfície. O ponto da superfície vertical ao foco é chamado ________, e o da origem interna da ruptura, _________.

a) talude / centro,

ERRADA. O talude pode ser definido como qualquer superfície inclinada em relação a horizontal que delimita uma determinada massa de solo, rocha, ou qualquer outro material, podendo este ser minério, rejeito ou até mesmo lixo. Eles podem estar situados em minas a céu aberto, laterais de ruas e estradas, barragens de reservatório de água, escavações de valas para assentamento de tubulações e, ainda, fundos de casas edificadas em terrenos em aclive ou declive.

Os terremotos são tremores rápidos e de intensidade variável que ocorrem na crosta da Terra. Todos os dias ocorrem milhares de abalos sísmicos de baixa magnitude, cujas vibrações na superfície não são percebidas. Contudo, terremotos de elevada magnitude podem gerar grandes catástrofes. Desse modo, o Epicentro é o primeiro ponto na superfície atingido por um terremoto. O lugar, no interior da crosta onde se origina o tremor, é chamado de hipocentro. A partir dele, as vibrações ou ondas sísmicas se irradiam em todas as direções até chegar à superfície.

b)  epicentro / hipocentro

CORRETA. Quando a tensão entre placas e a deformação resultante ultrapassam os limites de elasticidade e resistência das camadas rochosas, ocorre uma ruptura brusca, que dá origem a uma falha geológica ou intensifica o movimento ao longo de uma falha preexistente, ao mesmo tempo em que provoca um terremoto. Nessa condição, parte da energia acumulada é liberada bruscamente e propaga-se sob a forma de ondas elásticas e concêntricas, em todas as direções, provocando vibrações que são transmitidas à superfície da terra, caracterizando o terremoto.

Denomina-se hipocentro ou foco o ponto ou região do interior da crosta terrestre, onde se originam as ondas de choque, que provocam o terremoto. Epicentro é a projeção geométrica em direção perpendicular do foco do terremoto na superfície do terreno. É o ponto da superfície terrestre atingido pelas ondas com maior intensidade.

c)  núcleo / subnúcleo

ERRADA. As rochas nas zonas de falhas – que são áreas suscetíveis à ocorrência de terremotos – são deformadas devido à ação de uma determinada tensão, normalmente gerada a partir do movimento das placas tectônicas. De acordo com sua resistência, as rochas acumulam a tensão até determinados limites –inerentes às suas características físicas, rompendo-se quando sua resistência é superada. A partir de então, ocorre uma liberação de energia que se transforma em ondas sísmicas, sendo essas ondas produzidas a partir do ponto onde a ruptura se inicia. O hipocentro ou foco é a posição na qual ocorreu a ruptura, localizando-se sempre em profundidade, já o epicentro é a localização geográfica na superfície terrestre sobre o foco. A profundidade focal é a distância entre a superfície da Terra ao foco.

d)  falha / zona de expansão

ERRADA. A descrição da alternativa não preenche as alternativas. Falhas geológicas são descontinuidades na crosta superior formadas pela fratura das rochas superficiais. As falhas podem ser causadas por tensões compressivas, distensivas ou cisalhantes e são características comuns dos cinturões montanhosos. Nas zonas de expansão, a nova litosfera está continuamente a ser gerada.

A liberação da energia de um evento sísmico ocorre, de fato, ao longo do plano de uma falha geológica medindo vários quilômetros quadrados de área, mas para um observador que está muito distante do local do terremoto pode parecer um ponto. Este ponto é chamado hipocentro ou foco e geralmente está a muitos quilômetros abaixo da superfície da Terra. O ponto projetado verticalmente do hipocentro até a superfície terrestre é chamado de epicentro.

e)  fossa / zona de subducção

ERRADA. Uma fossa oceânica ou fossa submarina é uma profunda depressão submarina podendo descer a 11.000 metros abaixo do nível do mar.  São geralmente fendas estreitas, de beiradas bastante íngremes, alongadas e de grande comprimento, correspondentes a zonas de subducção das placas tectónicas. Estão situadas na periferia dos oceanos e associadas a arcos insulares. Já a zona de subducção é uma área de convergência de placas tectônicas, onde uma das placas desliza debaixo da outra. As zonas de subducção são áreas onde o alastramento oceânico iniciado dos rifts encontra compensação, isto é, onde as placas desaparecem. Este movimento descendente provoca a fusão do manto subjacente e induz vulcanismo.

A parte interna da litosfera em que se origina um terremoto é chamada de hipocentro, e a parte externa da litosfera que recebe a energia originada no hipocentro é chamada de epicentro.

Epicentro (primeira lacuna do enunciado) é o ponto da superfície terrestre onde se registra a intensidade máxima de um movimento sísmico. Em geral situado sobre o hipocentro, ponto subterrâneo em que se origina o foco do sismo. Já hipocentro (segunda lacuna do enunciado) é o ponto do interior da crosta terrestre de onde se origina o terremoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *