Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Profundos corredores que foram cavados pela erosão glacial e posteriormente rebaixados, o que provocou a invasão das águas do mar. Formaram-se em regiões litorâneas de latitudes elevadas que ficaram recobertas por gelo durante as glaciações, como as costas da Noruega e ao sul do Chile, entre outras”.

Fonte: MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo. Editora Scipione. 2016. p. 141.

O fragmento retrata uma forma do relevo litorâneo denominado(a):

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Fiordes.

 

Resolução

GABARITO LETRA B

   

 

O fragmento retrata uma forma do relevo litorâneo denominado(a):

a)  Enseada.

ERRADA. As enseadas (apresenta com a forma de uma “meia lua” delineando uma baía aberta) podem ser descritas como pequenas baías, reentrâncias geralmente em forma de arco, ocupadas pelas águas em direção aos continentes. Em geral, são limitadas por formações geográficas elevadas, chamadas promontórios. Temos duas enseadas na entrada da Baía de Guanabara.

b)  Fiordes.

CORRETA. Fiordes são enormes vales rochosos inundados pelo mar, formações que surgem no litoral de países em geral vizinhos aos polos sul e norte. “As dimensões dos fiordes são impressionantes. Alguns ultrapassam 350 quilômetros de comprimento, têm paredões com mais de mil metros de altura e uma parte submersa de quase 1 500 metros de profundidade. Essas curiosas formações foram criadas pela ação do gelo nas idades glaciais, nos últimos 3 milhões de anos. Durante esses períodos, a temperatura da Terra caía, as geleiras se expandiam e o nível médio dos oceanos baixava. Mantos de gelo com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados avançavam sobre regiões mais quentes, escavando a superfície em que deslizavam.

Como a ocorrência dos fiordes está relacionada ao avanço das geleiras, a maioria deles aparece em regiões nas altas latitudes, mais próximas da Antártida ou do Ártico, como na costa da Noruega, no litoral do Alasca, na Groelândia, no Canadá e na Nova Zelândia. Além de formarem paisagens de tirar o fôlego, as águas bastante calmas desses canais são excelentes para a pesca e oferecem um bom local para a ancoragem de barcos.

c)  Golfo.

ERRADA. Um golfo é um relevo caracterizado por ter uma grande porção do mar ou oceano trazido para a terra. Ele está localizado entre dois promontórios ou duas penínsulas. O golfo costuma ser bastante profundo e de grande importância econômica, já que, pela sua localização e disposição geográfica, servem para proteger a costa das marés altas. Isso favorece a construção de portos e diques para aumentar a economia costeira. A diferença básica de um golfo para uma baía é que o golfo possui uma abertura bem maior.

d)  Península.

ERRADA. A península é uma extensão de terra cercada de mar, porém ligada ao continente por uma de suas extremidades, em geral consequência do processo de separação dos continentes, conhecido como deriva continental. Um ótimo exemplo é a Península Ibérica, que abriga Portugal e Espanha, que se pronuncia em direção ao Oceano Atlântico, favorecendo a criação de portos estratégicos e da navegação.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *